quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Discipulado...



Discipulado: aprendendo as primeiras letras

Prof. Izaias Resplandes
 
Ninguém fica perfeito da noite para o dia. Alcançá-la é parte de um processo que vai durar durante toda a nossa vida. Somente será concluído quando estivermos na presença de Cristo. Cf. 1 Jo 3:2. Contudo, temos que prosseguir na busca.
Após ouvirmos a Palavra e lhe darmos o devido crédito inicial, devemos prosseguir com esse propósito de aprender cada vez mais o que ela diz. Isso é o discipulado. Jesus nos mandou discipular e ensinar. Cf.  Mt 28:19. E disse que seus discípulos (seus amigos), fazem o que ele manda. Jo 15:14-15.
Um novo crente é como uma criança recém-nascida e precisa se alimentar do genuíno leite espiritual. Pedro recomenda que nestes primeiros momentos da nova vida, cada crente deseje “afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo” (1 Pe 2:2). Paulo também diz aos cristãos de Corinto: “Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?” (1 Co 3:2-3).
Para ser um discípulo de Jesus não basta dizer que é. É preciso aprender como se procede um seguidor do Senhor e ser desse modo.
A diferença entre a vida de uma pessoa normal e a vida de um crente é tão radical que a Bíblia compara isso a um novo nascimento, a uma nova vida. O apóstolo Paulo diz que essa ou aquela doutrina nada significa. Somente saber muito, também nada significa. A virtude não está no saber teórico ou na doutrina do gogó. Paulo diz em Gl 6:15: “Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura”. E complementa em 2 Co 5:17: “ Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
Portanto, a vida cristã começa pelo bê-a-bá. E a primeira coisa que o novo cristão precisa aprender é alimentar. Se uma pessoa não se alimenta, ela morrerá. Diz o ditado que “saco vazio não para em pé”. O alimento de um crente é a Palavra de Deus. Cf. Mt 4:4 Assim, faz-se necessário aprender o que ela diz e aplicar esse aprendizado em nossa vida. Cf. Jo 15: 14.
O discipulado constitui os primeiros conhecimentos, os rudimentos das palavras de Deus. Cf. Hb 5:12. Esses princípios precisam ser muito bem compreendidos, assimilados e aplicados em nossa vida. Ressaltamos que de nada adianta aprender, se não for posto em prática aquilo que se vai aprendendo. Somente será considerada como aprendida a lição que foi posta em prática. Assim, vamos aprendendo e crescendo ritmicamente, passo a passo, progressivamente.
Todavia, temos que prosseguir no aprendizado e na prática. Avançar além dos rudimentos rumo à perfeição, estudando assuntos e temas mais avançados. Cf. Hb 6:1.
Esse é o próximo passo.

3 comentários:

Ivon Pereira da Silva disse...

Amado irmão, gostaria de meditar em seus estudos, todas as amanhã, como tenho feito com os devocionais que encaminho aos meus contados num total de 220 endereços eletrônicos entre irmãos e outros conhecidos. Gostaria que outros irmãos devotassem tempo na produção de estudos como esse que hoje foi publicado. Que Deus te abençoe.

Prof. Izaias Resplandes disse...

O Pr. Ivon nos mandou o seguinte comentário em relação a esse estudo:

Amado irmão, gostaria de meditar em seus estudos, todas as amanhã, como tenho feito com os devocionais que encaminho aos meus contados num total de 220 endereços eletrônicos entre irmãos e outros conhecidos. Gostaria que outros irmãos devotassem tempo na produção de estudos como esse que hoje foi publicado. Que Deus te abençoe.

Agradeço ao amado irmão por sua apreciação. É muito importante saber que somos lidos, ainda que não escrevemos para nossa própria glória, mas para a glória de Jesus. Abraços, irmão.

Zigomar disse...

Firmo em baixo do que diz o irmão Ivon! Alimento espiritual é sempre necessário. Como discípulos e discipuladores, devemos ser alimentados para também saber dar esse rico alimento que é a Palavra de Deus.

Grande abraço!