sábado, 1 de dezembro de 2012

A solução para todos os males

 A perfeição é a solução para todos os problemas da humanidade. Se fôssemos perfeitos, o mal não teria domínio sobre nós. Por essa razão, alcançá-la é o grande objetivo da humanidade. Só ela poderá nos livrar da instabilidade, da insegurança, da incerteza, do engano e da astúcia de uns e outros. Diz a Bíblia em Ef. 4:11-14 que o próprio Senhor Jesus distribuiu as funções na Igreja, dando “uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”.
Nós temos mandamento divino para lutar por ela. Em Mt 5:48, Jesus diz: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”. E em 2 Co 13:11, o apóstolo Paulo complementa a instrução dizendo: “ Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco”.
Por outro lado, a luta pela perfeição é uma guerra sem fim. Nunca seremos perfeitos nesse mundo. Mas nem por isso devemos abandonar esse propósito. Esmorecer, jamais! Escrevendo aos filipenses sobre a perfeição (Fp 3:13-14), Paulo disse: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Isso é o que todos nós devemos fazer, empenhando toda a nossa dedicação, a nossa persistência e toda a nossa autodisciplina.
Então! Nosso objetivo de vida é lutar pela perfeição. Para fazer isso devemos estabelecer metas para cada dia, semana, mês e cada ano de nossa vida e buscar alcançar essas metas.
É de vitória em vitória, que seremos muito mais do que vencedores. Cf. Rm 8:27.

3 comentários:

ivonps@hotmail.com disse...

Parabéns, amado, irmão Izaias Resplandes, de nos lembrar que o nosso caminhar é em busca do perfeito que Jesus Cristo o Filho de Deus. Obrigado, por nos trazer a memórias das sua maravilhas que consolam as árduas lutas de todos nós.

Zigomar disse...

Que o Senhor nos ajude nessa corrida pela perfeição! Que nossas metas sejam sempre alcançadas na Pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo, para glória de Deus Pai!

Prof. Izaias Resplandes disse...

Meus queridos irmãos Ivon e Zigomar... Obrigado a vocês por serem leitores desse texto, desse blog e dessas situações...
Acredito que somente quando atingirmos a perfeição teremos alcançado a solução para todos os males ques nos afetam de uma ou de outra forma; e que essa luta é ferrenha, não termina enquanto estivermos vivos, mesmo porque sempre teremos algo novo para aprender com alguém e, portanto, sempre seremos imperfeitos.
Mas nem por isso devemos desanimar. Vamos continuar enfrentando o mal e obtendo vitória sobre vitória, até o dia da perfeição total, quando atingiremos a medida da estutura de Cristo.
Em frente, juntos, lado a lado, um ajudando o outro a se levantar quando tropeçar... Eis que venceremos... Eis que venceremos.
Abraços fraternos.