sábado, 26 de junho de 2010

Fazer o Bem Faz Bem

Texto de Israel Lins
Completei 7 litros de sangue doados para o banco de sangue da Santa Casa de Campo Grande (comecei em 2005).
A intenção é doar meu peso (80kg) em sangue, mas como isso vai levar um bom tempo pra acontecer (homem pode doar até 4x por ano), estou aceitando companhia para as próximas idas. Não dói, leva meia hora e o mais importante: você pode ajudar até 4 pessoas de uma vez porque os elementos de seu sangue são separados podendo atender até quatro pacientes.

Os hospitais estão precisando, olha aí:

Começou no dia 14/junho, a Campanha Nacional de Doação de Sangue, com o objetivo de incentivar o ato e aumentar o estoque de sangue no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, são coletadas por ano 3,5 milhões de bolsas de sangue no Brasil, quando o ideal seria 5,7 milhões.

  • A campanha que vai até o próximo dia 30, com o lema "Doe sangue, faça alguém nascer de novo", vai mostrar o depoimento de pessoas que tiveram suas vidas salvas com a transfusão.

  • De acordo com o Ministério, no Brasil, apenas 1,9% da população é doadora de sangue. Mesmo estando este porcentual dentro do parâmetro da Organização Mundial de Saúde (OMS) - de 1% a 3% da população -, o Ministério considera que é urgente e possível aumentar o número de brasileiros doadores:

  • Se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país.

  • Durante o inverno, o número de doadores é reduzido em até 30%. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, nos anos de Copa do Mundo, a queda é mais acentuada e pode superar 40% em alguns hemocentros.

  • Pode doar quem tem entre 18 e 65 anos de idade; ter peso acima de 50 quilos.
Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
(Fonte: Agência Estado)

Nenhum comentário: