sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

ALFABETIZAÇÃO PELA BÍBLIA - UM GRANDE DESAFIO


Despertando meus irmãos
Gilberto Stêvão

O grande desafio de Cristo, para mim pessoalmente, nestes últimos 40 anos, tem sido acordar aos que amam a Palavra de Deus para a realidade de que bilhões de pessoas não sabem ler para que possam ler a Bíblia.

Embora esse número seja muito expressivo: no Brasil 25.000.000 (vinte e cinco milhões), na América Latina 39.000.000 (trinta e nove milhões) e em outros continentes como Ásia, África e Oceania são bilhões de serem humanos, sendo maior o número dos que não sabem ler do que aqueles que leem. Até mesmo em Portugal e na Espanha para não falar de toda Europa, o número de mulheres analfabetas é grande. Se somarmos a população analfabeta aos analfabetos funcionais do mundo inteiro, esse número, infelizmente, é a maioria.

Muitos cristãos, entre eles pastores e obreiros que amam a Palavra de Deus, que gostariam saber que os povos do mundo estão lendo a Bíblia, desconhecem que o grande problema para tanto não é imprimir a Bíblia, mas ensinar o povo a ler. Há ainda, para se somar, as dificuldades e problemas de centenas de povos e tribos, cujas línguas são apenas faladas, não existem grafia.

Quero deixar claramente escrito aqui, para que isto seja uma luz em sua vida espiritual. Vamos acordar meus irmãos! Vejamos: você não alfabetiza, nem contribui para que pessoas sejam alfabetizadas. Acho mesmo que você nunca orou pela alfabetização do mundo. A Bíblia diz: - O que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz: “Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará.” (Efésios 5:14) É preciso levantar da morte! Cristo precisa, efetivamente, nos iluminar. Para abençoar as pessoas com a Palavra de Deus, não se pode começar com um processo de trás para frente, isto é dar a Bíblia e depois ensinar o povo a ler. O grande desafio hoje para milhões receberem a Palavra Deus escrita em sua própria língua, é de missionários alfabetizadores que aprendam as línguas faladas, criem sistemas ortográficos, traduzam a Bíblia, ensinem as pessoas a ler e depois coloquem o Livro de Deus nas mãos deles – lembre-se que são bilhões de pessoas. Acordem pastores! Acordem obreiros! Acordem irmãos! Que Cristo nos ilumine...

Alfabetização é uma realidade para a qual Igreja de Jesus ainda não despertou. Ela não investe, ela não ensina, ela não contribui, ela não deseja fazer parcerias, ela não vê evangelização pela alfabetização (de fato não há mesmo se não se alfabetizar pela Bíblia). Quantos bilhões de reais (dinheiro sagrado dos dízimos e ofertas) a Igreja gasta mensalmente em programas de rádio e televisão? A Igreja gasta mais em divulgação e propaganda que em educação, beneficência, para não falar nas próprias necessidades da igreja quanto a sua estrutura. Na maioria das vezes, esses programas televisivos, se tratam de promoções pessoais ou denominacionais, até mesmo concorrência entre igrejas e denominações. As esmagadoras maiorias dos ministérios cristãos não gastam um único centavo de real no trabalho pessoal, na evangelização paciente e demorada da alfabetização. Não vá longe, veja pela tesouraria de sua própria igreja. Quanto se gastou na educação no ano de 2008?

Eu creio que conseguiremos despertar pastores e irmãos que estão unidos a Cristo por causa do amor que eles têm à Palavra de Deus. Aí sim, juntos, muito poderemos fazer, decisivamente, na transformação do mundo. Se ao ensinar dermos uma correta visão dos ensinos de Jesus em todos os seus fundamentos, como o Senhor Jesus nos toca ao coração, o mundo evidentemente será transformado. Fundamentos quadrimensionais que dizem respeito ao ide, ao ensinar, ao atendimento das necessidades físicas e espirituais do povo.

Visite-me em: http://www.alfabetizacaopelabiblia.com.br/

Um comentário:

Prof. Izaias Resplandes disse...

Rosângela, eu compartilho da mesma opinião do irmão Gilberto Stêvão. Não adianta apenas ter a Bíblia na mão. Nem para os descrentes, nem para os crentes. O livro precisa ser lido e compreendido. Sei que o irmão fala dos que não lêem. Mas nós temos muitos "eunucos" que lêem, mas não entendem. Dizem alguns que lêem a Bíblia "n" vezes por ano e que aprendem muito com isso. Eu acredito que se aprende, mas se aprenderia muito mais se aqueles que lessem o fizessem com entendimento. Eu conclamo aqueles que pararam de estudar, para que voltem aos estudos e continuem sempre. Nós temos que ler com entendimento. Nossa leitura deve ser racional. Paulo diz que são indesculpáveis aqueles que trocam a verdade pela injustiça, por falta de conhecimento daquilo que está revelado. Abraços.