sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O QUE É PROFETIZAR?



A uma música gospel da cantora Lauriete que diz: “Eu vou profetizar vitória”.
Se ouvem muitos bispos, pastores, pregadores falando muito: “Eu profetizo sobre a tua vida”. “Eu estou profetizando agora.”
A cantora Michelly Mendoça canta” “vim aqui profetizar vitória, vim aqui profetizar milagres, vim aqui profetizar bênçãos”.
A cantora Cristina Mel canta “Eu profetizo”.
 A cantora Kléu Venâncio, fala de profetizar poder sobre tua vida”.
A cantora Bruna Karla canta: “Eu profetizo que Deus tem algo muito importante pra sua vida amigo... Jamais ninguém te amou ou se importou, tanto contigo... Eu profetizo é hoje, e aqui! Eu profetizo! Quem mandou eu dizer isso a você é fiel, creia nisso... Que agora sua vida vai mudar então, seja ungido... Eu profetizo é hoje, Ele vai agir”!
 Enfim, é o que mais ouvimos hoje!
Tem muitos crentes com doutrinas neotestamentária copiando isso! Será que estão brincando ou realmente não prestam atenção no que dizem? A Escritura Sagrada realmente está repleta de promessas para toda a humanidade! Isso é fato.
Segundo a Enciclopédia WikipédiA, profetizar significa  falar em nome de Deus, por inspiração Divina. Segundo a Enciclopédia Bíblica O. S. Boyer, Profeta é o que fala sobre predição e admoestação, inspirado por Deus, como vemos por exemplo Natã repreendendo a Davi em 2 Sm. 12. Porque ninguém profetiza admoestando hoje? Por medo do efeito? Toda profecia hoje é boa, tudo é bênção! Isso faz com que as pessoas abram seus bolsos para dizimar e ofertar nas igrejas. As pessoas que ouvem isso libera dinheiro para comprar camisetas, CDs e ofertar nas igrejas, será por isso?
No Novo Testamento, a palavra profeta, não tem o mesmo sentido que tinha no Velho Testamento. No tempo do velho testamento, na maioria das vezes, profetizar significava prever o que iria acontecer no futuro, sob a inspiração de Deus. Isto é, recebiam revelações de Deus. O profeta era também conhecido como “vidente”. Por exemplo, em Mt. 1:22,23, diz: “tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará a luz a um filho, e ele será chamado de Emanuel”. Nesse caso, o profeta era Isaias. Em Mt. 2:23 fala: “Para que se cumprisse o que fora dito por intermédio dos profetas”. Ele será chamado Nazareno. Nesse caso está citando Is. 7.14; Mq. 5.2. Em Mt. 27:9 fala do cumprimento de uma profecia de Jeremias, enfim, tanto os profetas maiores quanto os chamados profetas menores, profetizaram a respeito da vinda e da obra do Senhor Jesus Cristo, Profecia sobre o tempo do fim e muitas outras, e tudo o que foi profetizado se cumpriu e está se cumprindo ou se cumprirá, uma por uma das profecias.
No novo testamento, porém, a Bíblia fala de profetas nas igrejas para os crentes da igreja primitiva. Hoje pessoas se denominam apóstolos, profetas, mas são charlatões e falsos profetas. Paulo foi o último dos apóstolos! Paulo, por haver perseguido a igreja de Deus, se considerava o menor dos apóstolos e diz também que Cristo foi visto pelos apóstolos e por fim foi visto também por ele, como um nascido fora do tempo. 1 Co. 15:5-11. Com respeito aos profetas a Bíblia diz em Lc. 16:16, que a Lei e os profetas vigoraram até João. “E desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus”. Daí pra cá se está anunciando as boas novas de salvação. Isso quer dizer que são anunciadas as boas notícias de que Cristo veio e se deu por nós na cruz do calvário, morreu por nós e ressuscitou ao terceiro dia, Mt. 28:1. 
Agora, vamos fazer uma análise das Escrituras Sagradas.
Leiamos Gn. 20:7.  “Agora, pois, restitui a mulher a seu marido, pois ele é profeta e intercederá por ti, e viverás; se, porem, não lhe restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo que é teu.”
Abraão era chamado de profeta porque recebia revelações Gn 12:7; 15:1. É a primeira vez onde a palavra “profeta” é dita nas Escrituras.
Em Ex. 4:13-16 está escrito:  “Ele, porem, respondeu: Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim. Então, se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, o teu irmão? Eu sei que ele fala fluentemente; e eis que ele sai ao teu encontro , vendo-te, se alegrará em seu coração. Tu, pois, lhe falarás e lhe porás na boca as palavras; eu serei com a tua boca e com a dele e vos ensinarei o que deveis fazer. Ele falará por ti ao povo; ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus. Toma, pois, este bordão na mão, com o qual hás de fazer sinais.”
Em Êx. 7:1, está escrito: “Então, disse o SENHOR a Moisés: Vê que te constituí como Deus sobre Faraó,e Arão, teu irmão, será teu profeta.”
Nos primeiros versículos, o Senhor fala a Moisés que Arão falará por ele ao povo, e Moisés será como Deus para ele. E no segundo texto, o Senhor diz que Arão será profeta de Moisés. Então, se Arão irá ser o porta-voz de Moisés, e logo após Deus diz que Arão é o profeta de Moisés, então se deduz que o profeta é o porta-voz de alguém, no caso de Moisés. Porta-voz e profeta estão relacionados. Arão era o porta-voz de Moisés assim como o profeta é o porta-voz de Deus. Moisés será como um Deus para o profeta (Arão), e o profeta será o porta-voz de Moisés, que é como um Deus para ele. Ele iria falar o que Deus falava com Moisés face a face!
O dom de profecia, será que se deve fazer uso dele hoje?  Examinaremos os dois textos que falam sobre o assunto, são eles: 1 Co. 12:28 e Ef. 4:11. Que diz o seguinte:  “A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedade de línguas.”

 E em Ef. 4:11:  “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.”
Vemos nos dois textos Paulo citando o dom de profecia. Eu creio que esse dom foi dado aos Cristãos daquela época, para que eles fossem a base de igreja de Cristo na terra. Eles serviam como revelação direta e especial de Deus na igreja primitiva.

As Escrituras revelam que, de acordo com as passagens de Êxodo que lemos, que, profeta é aquele que representa a voz de Deus, o profeta é aquele ao qual o Senhor transmite sua mensagem para o povo, ele é o canal. Então, a principal função do dom de profecia é a revelação do que Deus quer falar para seu povo em determinada época. O dom de profecia foi dado para que a sua igreja fosse edificada, para haver o aperfeiçoamento nos santos, Ef. 4:12. No entanto, Deus precisava se comunicar com seu povo, mas na época as Sagradas Escrituras ainda não estavam completas. Então, como o evangelho iria ser propagado, se as Escrituras não estavam completas? Seria necessário que alguém fosse o porta-voz de Deus.
A pergunta que prevalece é: Qual a voz de Deus para nós hoje?  A voz do Senhor para nós hoje são as Escrituras Sagradas.  Tudo o que Deus quer que as pessoas saibam está escrito nas Sagradas Escrituras! Então, se os profetas representavam a voz de Deus, e hoje, as Escrituras é quem representa a voz de Deus, para que profeta? Não existe mais necessidade de profetas, pois tudo o que O Senhor quer comunicar-nos, ele fala através das Suas Sagradas Escrituras!
Assim como o falar em línguas foi apenas para sinal aos incrédulos, no caso os judeus que não queriam aceitar a ideia de Cristo aceitar também aos gentios, de ter vindo para salvar tanto judeus quanto gentios, e “a todos os que receberem deu-lhes o poder de serem feitos seus filhos” Jo. 1:12, e esse sinal valeu apenas no início da igreja, sendo desnecessário hoje, e o que fazem hoje não tem nada a ver com aquela obra que o Espírito Santo realizava naquela época, assim também não necessita mais de apóstolos nem de profetas, nem operadores de milagres, nem dons de curar, socorros, enfim, nada disso é necessário hoje!
As curas que são feitas hoje, são apenas sugestivas e um processo de fé natural, de pensamentos positivos que quase sempre dura por pouco tempo e as que são realmente curas, são independentes de pessoas com dons de curar, realizando algo!
Em nosso meio neotestamentário, não propagamos sobre ninguém com dons de curar, mas vemos muitos milagres de curas sendo feitos! Somos testemunhas de muitos!
Tomemos cuidado ao cantar, ao falar e ao acreditar em: “Eu profetizo ou até a aceitar isso para nós hoje porque os interesses são outros! Examinemos os espíritos se procedem de Deus, 1 Jo. 4:1. Lembremos do que diz Mt. 7:21-23: “Nem todo o que me diz Senhor Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura não temos nós PROFETIZADO em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. “Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade”.
Não existem mais profetas depois de João.
As passagens de Jo. 4:19,  “Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.”

Mt. 21:11,  “E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia!”

Lc.  7:16, “Todos ficaram possuídos de temor e glorificavam a Deus, dizendo: Grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.”

Lc. 24:19, “E lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo povo,”

Jo. 6:14, “Vendo, pois, os homens o sinal que Jesus fizera, disseram: Este é, verdadeiramente, o profeta que devia vir ao mundo.”

Se a Lei e os profetas vigoraram até João. Lc. 16:16, então o que dizer dessas passagens?

Bem, vamos por ordem.  Na primeira passagem quem fala é a mulher samaritana, devido ao que Jesus sabia de sua vida.
Na segunda passagem foram as multidões que falavam que aquele era O profeta. Se referindo ao profeta de que João falou em Jo. 1:21 que ele, João, não era ele. Fazendo alusão a Dt. 18:15-18, que era Cristo.
Na terceira passagem o povo da cidade de Naim, com a ressurreição do filho da viúva diziam: “Grande profeta se levantou entre nós”!
Na quarta passagem, Foram os discípulos no caminho de Emaús, quando Jesus perguntou a eles de que acontecimento eles estavam falando.
E na última passagem os homens vendo Jesus multiplicar os cinco pães e os dois peixes falaram que ele era O profeta que deveria vir ao mundo, se referindo de novo a Dt. 18:15-18.
O trecho de 1 Co. 14:29,31,32, fala de profetas, como já dissemos, antes de as Escrituras serem completadas. Mas o texto está falando sobre a ordem no culto na igreja de Corinto. No mesmo texto fala sobre a mulher ficar calada na igreja. E no verso 32, o apóstolo adverte que os espíritos dos profetas tem que estar sujeitos aos profetas. Ou seja, os profetas teriam que falar no momento certo, em ordem, e não m qualquer momento e nem fora de si. Deveriam saber exatamente o que estavam falando. Falar com consciência. Porque como diz no verso 26b, tinha que ser para a edificação. Isto é fazer um culto racional. Dentro da lógica e do raciocínio.
As pessoas que “profetizam” hoje, nem param para pensar um pouco sobre o que significa profetizar. Falam o que o povo quer ouvir, o que faz bem aos ouvidos e ao ego dos ouvintes que pagam para ouvir exatamente isso! Os cartomantes, os necromantes, os hidromantes também fazem isso e agrada a muita gente. O recado de Deus realmente,  pode ser outro!
 Analisem comigo!
Zigomar.

2 comentários:

Prof. Izaias Resplandes disse...

Missionário Zigomar, meu irmão querido!
Suas reflexões são excelentes e atuais. Refletimos na Igreja sobre elas. Compartilhamos do mesmo sentimento sobre a DESnecessidade de certos dons hoje em dia, razão pela qual acreditamos também que nao se manifestam mais, como profecias, curas, milagres, línguas... Acredito em profecias (a Bíblia está cheia delas). Acredito em curas (Deus tem feito curas através de milhares de profissionais da saúde que ele capacitou; são autoridades em matéria de saúde; ministros de Deus para a área da saúde; Deus opera por meio deles). Eu acredito que um milagre por intervenção direta de Deus é possível de acontecer, mas somente quando não há solução já preparada; quano não há remédio, não há cirurgia, não há tratamento. Então eu acredito que poderá haver o milagre direto, mas esse deve ser clamado ao Deus de misericórdia, que o realizará; isso não quer dizer que alguém em particular tenha esse dom de milagres. Quanto aos milagres por ação indireta de Deus, estes acontecem a toda hora. O que não era possível ontem, hoje já é possível. A ciência evolui cada vez mais. Deus vem permitindo que o homem descubra muitas coisas e o que não era possível agora já é possível. Isso é milagre por ação indireta de Deus. Milagres que realiza através de seus instrumentos.
O mesmo digo em relação aos demais dons.
Compartilho plenamente que todas as profecias (tudo o que Deus quer que nós saibamos) já estão reveladas nas Escrituras e não há necessidade de outro profeta do tipo que prediz o que não está escrito, para vir nos dizer isso que não está escrito. O que está escrito (a minha graça te basta) é o que Senhor nos concedeu que saibamos. O restante, saberemos no futuro, quando estivermos com ele. Até lá, estejamos satisfeitos com a Revelação da Palavra de Deus, hoje completa; outrora, ainda não, como você destacou.
Reflexão maravilhosa, repito. Nós cremos em curas. Se alguém quer desenvolver a habilidade de curar, que estude medicina e cursos afins e aprenda e seja instrumento de Deus nessa área, porém nunca se esquecendo que "se o Senhor não guardar a cidadela..., em vão vigia a sentinela"; se o Senhor não realizar a cura, não adianta ser o melhor médico do mundo; seu paciente vai morrer. Aquele que serve de instrumento não passa de instrumento e deve ficar satisfeito de ser o que é. Quanto a nós, os beneficiados ou testemunhas dos benefícios, não devemos dar mais glórias à criatura (ao instrumento) do que ao Criador, como se faz muito hoje em dia. A Deus seja a honra, a glória e o poder para sempre.
Deus abençoe você e sua família, irmão Zigomar.

Zigomar disse...

Irmão Izaías Resplandes, fico muito feliz! Você não imagina o quanto fico alegre por compartilharmos esses ensinamentos com a mesma ideia! Valeu a sua firma!

Grande abraço!