sexta-feira, 27 de março de 2020

Fique em casa


Fique em casa




Izaías Resplandes de Sousa



A mensagem mais veiculada nos últimos dias foi essa: fique em casa! É de observar que nos momentos de crises, a grande maioria das pessoas se coloca na condição de conselheiro dos demais. Todo mundo está pronto para aconselhar, mesmo que seja apoiado em meras especulações e blablablás, mas, infelizmente, nem todos estão prontos para obedecer orientações, ainda quando sejam sérias e fundamentadas.

É muito importante aprendermos a distinguir as coisas para obedecermos ao que deve ser obedecido e sabermos fugir daquilo que procede do maligno e que tem objetivos escusos. Diz o ditado que, “quem pode, manda e, quem não pode, obedece”. Creio que em face do novo coronavírus, somos todos impotentes e ignorantes, porque nenhum de nós tem o poder para derrotá-lo. Mas existem ignorantes e ignorantes. Não em sei em qual dos grupos cada um de nós está. Sei apenas de mim. E, como já dizia Sócrates: “tudo o que sei é que nada sei”. Nesse sentido, é de bom tom que todos aqueles que estejam na minha condição, que estejam prontos para obedecer.

Sejamos obedientes aos nossos líderes, sejam eles familiares, religiosos, civis, políticos e militares. Toda liderança exerce um certo grau de autoridade, cabendo-nos obedecê-la, em detrimento dos tititis e bafafás que costumam ganhar a preferência popular.

Nesse momento eu vos falo não apenas como um observador atento do mundo, mas também como um observador do que diz a Bíblia Sagrada, o meu livro de cabeceira e que, para mim é a Palavra de Deus. E rogo que também seja assim para você.

Meu querido…

É de destacar que a Palavra de Deus nos ensina com bastante rigor sobre a obediência a Deus e à sua Palavra, bem como aos nossos pais, líderes espirituais e às autoridades em geral. Segundo o texto sagrado, as autoridades são ministros de Deus, sendo que dele provém todo o poder que elas porventura possuem.

É de observar que o primeiro juízo que Deus executou sobre a humanidade se deu por conta da desobediência do homem à sua palavra. Apesar de ter recebido ordens específicas de Deus sobre como deveria proceder no Jardim do Éden, o patriarca Adão preferiu seguir e se apoiar no entendimento de sua mulher, quebrando a linha de comando que tinha recebido. E, em decorrência disso, até hoje a humanidade e a própria terra sofrem as consequências.

O profeta Moisés, chamado para liderar o êxodo hebreu do Egito, foi impedido de entrar na terra prometida, porque, quando conduzia o povo pelo deserto em direção à Palestina e acabou a água que eles tinham, desobedeceu a ordem de Deus para que falasse à rocha para que desse água ao povo, ferindo-a, por duas vezes, colocando em dúvida os resultados da ordem divina, mesmo depois de ter passado por tantas experiências positivas, em cumprimento às mesmas.

A obediência é, para Deus, uma questão muita séria, meus queridos. Às vezes, nós estamos dispostos a fazer os maiores sacrifícios para alcançar aquilo que desejamos, quando apenas uma coisa seria suficiente: a nossa obediência.

O rei Saul foi escolhido para ser o primeiro rei de Israel, mas foi rejeitado por Deus, cometeu vários pecados e, por fim, se matou, tudo porque ousou descumprir a ordem de Deus para destruir totalmente os amalequitas que, covardemente, haviam atacado e matado muitos dos filhos de Israel que fraquejavam na marcha e ficavam para trás na marcha, quando vinham do Egito para Canaã. A ordem de Deus era para destruir totalmente o inimigo, mas Saul resolveu fazer prisioneiros e saques. Segundo ele, a intenção era oferecer um grande sacrifício a Deus. Mas então ele recebe pelo seu ato a seguinte declaração do profeta Samuel: “Alguma vez o Senhor tem o mesmo prazer nos holocaustos e sacrifícios do que na obediência à sua palavra? Obedecer é muito melhor do que sacrificar!” (1 Sm 15:22).

E essa é a resposta às nossas dúvidas sobre essa pandemia do coronavírus que está assolando a humanidade desde a China até o Brasil.

Não creio que Deus esteja se vingando da humanidade por desobediência à Sua Palavra. Eu creio muito mais em que estejamos colhendo os frutos do que nós temos semeado no planeta. Eu creio que estamos apenas diante de um repto da natureza. Ela, sim, poderia estar nos dando uma resposta a todas as agressões que temos feito. Mas eu creio que a natureza também não quer nos destruir, porque ela foi criada para nos ajudar a viver, embora esse viver devesse ser caracterizado pela harmonia, respeito e responsabilidade com ela e com os demais seres vivos. 

É de ver, no entanto, que a situação pandêmica que vivemos não precisará ser permanente e nós podemos voltar a ter o domínio da situação, porque, desde o começo do mundo, a vontade de Deus era que o homem crescesse, se multiplicasse e dominasse sobre todos os demais seres vivos. Assim diz a Palavra: E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1:28.

Deus capacitou cada ser humano para cumprir uma parte dessa grande missão. E cabe a cada um de nós fazer o seu melhor para que possamos dominar esse coronavírus que tem se revelado um adversário muito poderoso. A hora é de união e não de divisão, seja porque motivo for. Não é hora de partidarismos, não é hora de divisão. Nesse momento devemos ser apenas o povo da Terra contra o coronavírus. A Terra tem lideranças constituídas por nós. Aí estão os Grupos de Líderes: G-5, G-20, ONU, OMS. E, localmente, também temos as nossas lideranças, tais como o Presidente da República, o Congresso Nacional, os governadores,  prefeitos e tantas outras. Mas todos devemos falar a mesma língua. O debate é importante, mas ao se estabelecer as linhas de ação, todos devemos seguir na mesma direção, sob pena de sofrermos muito mais do que precisaríamos.

Jesus disse que nenhuma casa dividida subsistiria. E que até Satanás seria derrotado, se também estivesse dividido.

Eis aí a resposta. Quando os homens falam a mesma língua, eles ultrapassam até os limites do admissível e do tolerável. Eles fazem coisas excepcionalmente maravilhosas. Sem querer entrar no mérito da questão, não nos esqueçamos de Babel, quando a humanidade, falando a mesma língua, subia com sua torre em direção ao céu.

Unidos, nós venceremos!” Em que pese esse chavão ser abusadamente pronunciado, nós ainda não sabemos caminhar juntos na mesma direção e vivemos em disputas eternas pelo mérito de insignificâncias, em detrimento das grandes realizações.

Nos tempos de Jesus na Terra, aconteceu coisa semelhante. Ele criticou severamente os escribas e fariseus, dizendo ao povo o seguinte: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los; Mateus 23:2-4.

Não imitemos os nossos líderes nas brigas e disputas pelo poder. Não sejamos uma cidade dividida, um Estado dividido, um País e um mundo dividido nesse momento. Façamos o que for possível fazer. E se não for possível fazer outra coisa, então oremos pela misericórdia de Deus por eles, os nossos líderes e por nós. 

Sim, meus queridos! Oremos por eles e por nós para que essa pandemia seja controlada e esse mal seja extirpado do meio de nós. Oremos com fé. E se a nossa estiver pouca, oremos também para que Deus a aumente. Vamos resistir a esse mal com todas as nossas forças e, de mãos dadas e com um só propósito haveremos de vencer. Em nome de Jesus. Amém e amém!

Um comentário:

umnt disse...

Vamos fazer a nossa parte como cristão educados. Orar e orar sem criticar.