sábado, 21 de março de 2020

Isolamento

Isolamento


Izaias Resplandes de Sousa




Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. Mateus 10:16.
Saudações a todos. Estamos vivendo dias difíceis por conta da pandemia do Coronavírus que assola o mundo de ponta a ponta. Já são mais de onze milhares de mortos em todo o mundo. O Brasil já contabilizou 11 mortos e 904 casos confirmados. A ordem que vai aumentando de tom é no sentido de que as famílias busquem o isolamento e permaneçam em quarentena até que se tenha um melhor horizonte dessa situação. Seguindo essa orientação, que julgamos ser de bom tom, a Igreja Neotestamentária de Poxoréu, MT, suspendeu suas reuniões ordinárias, fechando temporariamente as suas portas. Mas, estaremos em regime de plantão, à disposição de nossos amados irmãos para fazermos os atendimentos que se fizerem necessários, a começar pela Palavra, à qual continuaremos ministrando através das redes sociais. Entendemos que esse regime de quarentena não prejudicará a nossa comunhão.
A prudência é uma atitude sempre necessária. O anjo Gabriel, ao falar a Zacarias sobre o trabalho de seu filho João Batista, disse que ele haveria de converter “os rebeldes à prudência dos justos” (Lc 1:17). Jesus, por sua vez, ao enviar seus discípulos em missão, recomendou-lhes que fossem “prudentes como as cobras” (Mc 10:16). E eu próprio já escrevi várias vezes que “cautela e caldo de galinha, nunca faz mal para ninguém”.
Ter cautela, não significa ter medo. Significa ter sabedoria, ter bom senso e, principalmente, “não tentar ao Senhor, Nosso Deus” (Dt 6:16 ; Mt 4:7).
Há uma matança acontecendo pelo mundo afora. Por que devemos enfrentá-la de peito aberto como se não existisse qualquer perigo? Nós não somos estúpidos, queridos! A Palavra de Deus nos orienta, através do apóstolo Paulo que, em nossa luta contra as forças do mal, não devemos apenas  vestir as roupas que rotineiramente usamos para nos proteger. A orientação é que nos “REVISTAMOS” com uma roupa especial. Assim diz o apóstolo:
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos. Efésios 6:11-18.
Ao partirmos para a luta, devemos fazer como os cavaleiros medievais, como os criadores de abelhas, como os astronautas, os bombeiros, a polícia… Devemos nos revestir de uma proteção especial. E isso não é por medo de morrer, porque, de uma forma, ou de outra, todos morreremos (1 Co 15:51). O revestimento é para que possamos estar protegidos num ambiente que altera a nossa natureza. Só para fechar esse ponto, destaco o que Paulo escreve aos coríntios, que a vitória sobre a morte somente ocorrerá quando o nosso corpo corruptível se REVESTIR da incorruptibilidade. É assim o texto sagrado:
Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. 1 Coríntios 15:53,54.
É de ver que a Bíblia é um livro de orientações para a nossa salvação, seja aqui na Terra, seja quando formos para o Céu. E nesse momento crucial de emergência, quando estamos enfrentando esse inimigo invisível aos nossos olhos nus, é extremamente necessário que sigamos as orientações cautelares e prudentes de nosso livro de fé.
Que o Senhor, o “Pai Nosso que está no céu, não nos deixe cair na tentação” de não nos protegermos, mas que Ele “nos livre do mal”, desse terrível mal que está matando os nossos semelhantes e que, hoje ou amanhã, poderá matar a nós também (Mt 6:9-13).
Sempre que possível, permaneçamos em ambiente protegido, evitando as aglomerações. Só saiamos de casa quando for estritamente necessário. A prudência nos diz que quando a gente não sabe o que fazer, o certo é seguirmos as orientações daqueles que sabem um pouco mais que nós. 
Deus já tem revelado as coisas, inclusive a cura para nos livrar do coronavírus. Mas ainda não conhecemos essa revelação. Portanto, vamos fazer o que nós podemos fazer para ajudar: buscar o isolamento, vigiar e orar. Deixemos que os homens de ciência busquem a solução para nós. Espiritualmente, nós podemos ser fortes, mas ainda temos também a nossa natureza carnal. E ela é fraca. Jesus sabia disso e, por isso, orientou aos seus discípulos:
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Marcos 14:38.
Que Deus abençoe os nossos cientistas com a sobriedade e a inteligência para descobrirem essa revelação que trará novamente a paz para nós e para o mundo. E que nos abençoe, também! Amém!

Nenhum comentário: