domingo, 8 de dezembro de 2019

Tudo coopera para o nosso bem


Tudo coopera para o nosso bem

Izaias Resplandes

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Rm 8:28.

Nós temos uma ideia de bênção generalizada quando fazemos a primeira leitura deste versículo. Imaginamos que todas as coisas estão ao nosso serviço, simplesmente porque somos crentes. Mas a mensagem do texto vai um pouco além, sendo importante que nós a captemos para que de fato possamos receber as bençãos previstas nessa palavra.
O texto está amarrado em duas premissas: o amar a Deus e o ser chamado segundo o seu propósito.
Qual o entendimento de amar a Deus? Todas as pessoas amam a Deus? Como eu posso ter certeza de que amo a Deus?
Jesus disse: “Se me amais, guardai os meus mandamentos. João 14:15.
Jesus é o Deus unigênito. E ele nos deu mandamentos para guardar. Vejamos:
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34,35.
Em outra passagem ele faz uma síntese dos principais mandamentos, dizendo:
Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:37-40.
Desse modo, se fizermos uma reescrita de Romanos 8:28, considerando essas palavras de Jesus, o texto deveria ficar mais ou menos assim: sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o nosso bem se formos capazes de amar a Deus de todo nosso coração de toda a nossa alma e de tudo nosso pensamento bem como se formos capazes de amar o nosso próximo como a nós mesmos.
E creio que todos nós sabemos que não é fácil cumprir o mandamento de amar a Deus da maneira como é posto na Palavra. Podemos até dizer que amamos assim. No entanto, dizer que ama é diferente de amar.
A Palavra diz: Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 1 João 4:20.
Verificamos, assim, que o amor a Deus está atrelado ao amor ao irmão e ao próximo. E, com certeza, quase todos falharíamos na prova deste amor.
A segunda premissa é do chamado segundo o propósito de Deus. Qual seria o propósito de Deus para nós?
Assim diz a Palavra:
O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal. Provérbios 16:4.
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Isaías 55:11.
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29:11.
Deus deseja a nossa salvação; deseja que vivamos em paz com Ele; deseja que nenhuma alma pereça. Isso não é tudo, mas é uma parte essencial do propósito de Deus.
Em relação à salvação, a Palavra nos diz:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:16,17.
Em relação à paz com Deus, é assim a Escritura:
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5:1.
E em relação à salvação de todos, assim diz o apóstolo Pedro:
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9.
Além desses pontos universais, Deus também têm um propósito especial para aqueles que ela já salvou. Assim diz o texto sagrado:
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10.
Sim, meus queridos, o propósito de Deus ao salvar-nos foi para que andássemos nas boas obras que Ele preparou para nós.
O propósito de Deus para nós está associado ao fazer boas obras. Vejamos algo sobre isso:
Quanto aos ricos: Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; Que façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna. 1 Timóteo 6:17-19.
Quanto às viúvas: Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido; Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra. 1 Timóteo 5:8-10.
Quanto ao dar valor: E, estando ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com unguento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça. E alguns houve que em si mesmos se indignaram, e disseram: Para que se fez este desperdício de unguento? Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros, e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela. Jesus, porém, disse: Deixai-a, por que a molestais? Ela fez-me boa obra. Porque sempre tendes os pobres convosco, e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes. Marcos 14:3-7.
E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. Mateus 7:9-12.
Enfim, nem tudo o que fazemos é boa obra para Deus; a boa obra seria apenas a ação de fé com o propósito de agradá-lo; a boa obra consiste no obedecer a Deus e fazer o que ele manda, sem discutir, sem questionar, mesmo que não compreendamos.
Assim, vemos que não é fácil cumprir os requisitos da Palavra para que todas as coisas possam efetivamente cooperar para o nosso bem. Mas, ainda que não seja fácil, jamais devemos desistir.
Por outro lado, além das observações já feitas, uma leitura detalhada e atenciosa de todo o capítulo 8 de Romanos, onde se encontro o contexto dessa promessa ora discutida, nos ajudará a ver que muitas coisas devem ser feitas para que essa Palavra se possa se aplicar cem por cento em nossas vidas. Devemos analisar o todo para não corrermos o risco de pecar, alegando que Deus não está fazendo o que promete, quando nós é que não estamos fazendo a nossa parte. Certamente que Ele sempre fará mais do que esperamos que ele faça.
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e coerdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 8:1-39.
É de observar que todas as promessas de Romanos 8 estão condicionadas. Elas são para “os que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”; são para aqueles em que “o Espírito de Deus habita”, aqueles que “tem o Espírito de Cristo”. É de ver, ainda, que todos esses atributos são colocados por Paulo, após um “se”. Isso quer dizer que somente se materializarão em nossas vidas se o “se” condicionante, acontecer. Vejamos: Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós, Romanos 8:9; b) E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, Romanos 8:10; E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, Romanos 8:11; Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis, Romanos 8:13; E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e coerdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados, Romanos 8:17; Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos, Romanos 8:25.
Portanto, meus queridos, não culpemos a Deus quando alguma coisa não coopera para o nosso bem. Antes, culpemos a nós mesmos, pois certamente, a falha estará sendo nossa e não de Deus.
É de dizer que a cooperação para o nosso bem, quando fazemos a nossa lição de casa, é quase que automática. Se o “se” causador acontece, a consequência acontecerá. Se fazermos o que é certo, somente poderemos ser abençoados, mas, se fizermos algo errado, a bênção poderá ser parcial ou negativa. Não porque Deus não quer abençoar, mas por que a sua palavra para que a bênção aconteça de forma plena foi dada mediante condição.
Que possamos ler, compreender e assimilar a verdadeira mensagem bíblica para nós na forma em que nos foi transmitida pelos homens inspirados de Deus e não conforme nossas vãs filosofias, pensamentos e entendimentos. Não nos esqueçamos de que, “há caminho que pode nos parecer direito, mas ao final, não passam de caminhos de morte”.
Deus nos abençoe!

Um comentário:

Ivon Pereira da Silva disse...

Um estudo muito importante e de uma reflexão necessária na nossa jornada na terra.
Deus te abençoe amado irmão Izaías Resplandes, para continuar nos proporcionando temas tão profundo como este o que acabei de ler.