sábado, 15 de março de 2014

PRESSA X PACIÊNCIA

 A PACIÊNCIA DE DEUS COM ABRAÃO.

O Deus paciente tratou com Abrão sobre a grande responsabilidade que ele também tinha na pressa de Sarai na ansiedade dela em dar-lhe um filho. Abrão teve grande culpa, por que, afinal, ele foi o marido de Agar por aqueles dias. Abrão poderia muito bem ter aconselhado a Sarai e consolado seu coração diante do que Deus o havia prometido; no entanto, parece que ele achou interessante o fato de possuir como esposa a escrava Agar. Apesar disso, vemos Deus tratando com ele de forma tão paciente diante de tamanha cumplicidade com a ansiedade de Sarai!
É Esse o nosso Deus! Deus paciente e amoroso. Abrão e Sarai, porém, não tinham a Bíblia cheia de citações tais como: “Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, sejam conhecidas as vossas petições, pela oração e ações de graça”. Fp. 4:6. Ou: Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”. 1 Pe. 5:7. E ainda: “Alegrai-vos na vossa esperança; sede paciente na tribulação, na oração perseverantes”. Rm. 12:12, etc.
Apesar de sabermos que podemos confiar no Deus das promessas, nos vemos muitas vezes ansiosos e com pressa nas coisas, não é assim? 
Vamos ver um exemplo de Deus tratando com Abrão em outra situação.
Quando Deus anunciou a Abraão que iria destruir Sodoma e Gomorra por causa da maldade, do pecado daquele povo, que tinha se agravado muito, Abraão ficou apavorado por causa de seu sobrinho Ló e sua família que viviam em Sodoma. Então ele questionou a Deus dizendo que Ele era justo e que um justo como Ele, juiz de toda a terra, não poderia fazer uma coisa daquela. Deus, no entanto, mostrou Sua paciência, ouvindo a intercessão de Abrão.  E o insistente Abraão começou: “Mas se houver ali 50 justos? Bom, se houver ali 50 justos não destruirei por amor dos cinquenta, disse Deus. E se houver ali 45 justos? E se houver ali 40 justos? E se houver ali 30 justos? E se houver ali 20 justos? E se for apenas 10 justos?” Deus, pacientemente, respondeu a Abrão as seis vezes que ele O questionou.
Por amor de Ló, suas duas filhas e sua mulher, que nem eram justas assim, Deus providenciou por meio de dois anjos, a saída deles da cidade de Sodoma. Gn. 18:22-33. Sejamos pacientes e não apressados. Deus tem Seu tempo para todas as coisas.

Grande abraço.

Nenhum comentário: