sábado, 29 de março de 2014

PRESSA X PACIÊNCIA

A PACIÊNCIA DE JACÓ.

A maioria de nós cristãos conhece a história de Jacó que trabalhou para Labão seu tio, durante sete anos para ter a sua filha mais nova, Raquel, como esposa.  
A proposta fora feita pelo próprio Jacó e Labão aceitou; já que Raquel teria que se casar um dia com alguém, que fosse então com seu sobrinho. Pelo fato de Jacó amar tanto a Raquel, moça formosa de semblante e de porte, achou que sete anos passariam depressa, como poucos dias. Depois de Passados 2520 dias, Jacó chegou a Labão e disse-lhe: “Dá a minha mulher, pois já venceu o prazo, para que eu me case com ela”. Labão de imediato convidou os homens daquele lugar e preparou um banquete para celebrar o casamento. No meio da escuridão, porém, tendo Labão, provavelmente, visto que Jacó tinha tomado uns vinhos a mais e estava no seu aposento na expectativa da “lua de mel”, foi de mansinho, conduzindo a outra filha Lia ou, ou Léia que não era formosa, nem de aparência nem de porte. A Bíblia diz que ela tinha os olhos baços. Jacó, porém, no auge da euforia e da exultação do vinho, coabitou com Lia; porém, ao amanhecer, deve ter levado um bom susto quando descobriu com quem realmente dormira e se relacionara.  Ainda meio zonzo, esfregando os olhos, e deixando numa péssima situação a pobre Lia, correu para dizer a Labão: “Que é isso que me fizeste? Não te servi por amor a Raquel? Porque me enganaste?”. Foi só então que seu tio, que também não passava de um grande oportunista, foi lhe explicar como funcionavam as coisas na sua terra. Não se podia dar a mais moça antes da primogênita. Que isto?! “Daqui a uma semana, você ganha a outra, a Raquel,propriamente dita, por mais sete anos que terás que trabalhar me servindo”. Gn. 29: 15-30.
Foram 5047 longos dias trabalhando pacientemente para pagar a esposa legítima, a mulher que realmente amava. Esse foi o “pequeno” dote que Jacó pagou a Labão, seu “amado” sogro por Lia. Depois disto, ainda ficou trabalhando arduamente com seu sogro por mais seis anos.   Mas cá entre nós, vale ou não a pena ser paciente? Jacó conseguiu o que queria através da paciência. A paciência é a chave para alcançarmos nossos objetivos. A Bíblia recomenda através do apóstolo Paulo em Rm. 12:12 a sermos pacientes até mesmo na tribulação.




Grande abraço.

Nenhum comentário: