sábado, 1 de fevereiro de 2020

Vida planejada

Vida planejada

Izaias Resplandes.

O ano está começando e uma boa pedida para este momento é o planejamento de nossas ações. Queremos que tudo dê certo. Portanto, vamos começar fazendo as coisas de forma correta.
Antes de tudo,  vale destacar que na sua casa você é o comandante. Talvez você divida  essa posição com a sua esposa. Neste caso, vocês serão os comandantes e ninguém vai decidir por vocês. Vocês serão como as formigas. Elas também não têm chefes e  nem guardas vigiando suas ações e nem qualquer pessoa ou ser dominando sobre elas. Mas isso não é problema porque elas sabem o que devem fazer e não colocam o carro à frente dos bois. Vejamos este texto que fala sobre a sabedoria das formigas:

Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Provérbios 6:6-8.

Todos nós temos um sonho de consumo que nunca se satisfaz plenamente. Nós sempre estamos querendo mais  e mais. Tudo bem. Não tem nada de errado em querer mais, em querer melhorar de vida e em realizar os nossos sonhos. Mas  tudo poderá dar errado se metermos os pés pelas mãos. Vamos aprender com as formigas. Elas não esperam o inverno chegar para preparar a comida. Elas fazem isso duas estações antes. Elas preparam sua comida no verão, quando podem trabalhar e armazenar tudo que precisarão durante o inverno. 

A realização do nosso sonho de consumo certamente precisará de dinheiro, porque hoje tudo que vamos fazer precisa de dinheiro. Aprendendo com as formigas, sabemos que não devemos pensar nos recursos para pagar o financiamento do nosso sonho de consumo somente quando recebemos o boleto. Nós devemos assegurar, antes de tudo, a fonte de onde sairá o dinheiro para efetuar o pagamento daquela compra que pretendemos fazer. Quando estiver assegurado, então poderemos comprar com toda a tranquilidade, porque sabemos que não passaremos nenhum vexame na hora de pagar.

A seleção da fonte também deve ser cautelosa. Nem todas as fontes são permanentes. É possível que pretendamos fazer os pagamentos com os recursos provenientes de um emprego temporário. E o problema dos empregos temporários é que nós podemos perdê-los antes do prazo previsto. E se esse emprego temporário era a fonte para financiar o nosso sonho de consumo, a sua perda poderá nos colocar numa situação indesejável. Muitas pessoas têm fontes permanentes e não correm nenhum risco, como por exemplo, empresários, Funcionários Públicos e os aposentados. Mas todos aqueles que dependem de empregos da iniciativa privada precisam de ter cautela redobrada. Talvez tenhamos que engolir sapo, aguentar a moagem do chefe,  suportar jornadas de trabalho muito pesadas e coisas desse tipo quando a fonte de nossos recursos para financiar aqueles nossos sonhos de consumo é o nosso emprego na iniciativa privada. 

A melhor maneira de realizar um sonho de consumo quando a gente está na iniciativa privada, como empregado, seria juntar primeiro o dinheiro e esperar um pouco mais para realizar o nosso projeto. Você queria comprar um carro em cinco anos? Então junte o dinheiro durante esses 5 anos. Faça uma aplicação financeira mensal. Os bancos tem planos de investimento para 5 anos com depósitos mensais. Fazendo assim você fica 5 anos sem carro, mas depois de 5 anos você compra um carro à vista e ainda tem um bom desconto e não vai passar por nenhum sufoco. Esse é apenas um exemplo. Eu sei que você gostaria de ter o carro agora, mas o problema é que agora você não tem o dinheiro. E a sua fonte de recursos é provisória. Ela pode se esgotar a qualquer instante. Você pode vir empregado para casa à noite e chegar no dia seguinte  na empresa recebendo a notícia do seu patrão de que você está dispensado. E aí o seu sonho vira um pesadelo. Vamos aprender com a formiga e vamos preparar o recurso para o nosso sonho de consumo com antecedência para que nós não venhamos passar por esses sufocos estressantes.

Nós estamos falando de sonhos de consumo. E aí, nós pensamos em carros, casas, passeios, compras e mais compras. Isso é o nosso sonho! Mas, antes de pensar nestes sonhos fabulosos, nós precisamos pensar nos sonhos essenciais. 

A primeira preocupação das sábias formigas é garantir o seu abastecimento de comida. Saco vazio não para em pé. Temos que ter garantido a nossa fonte de abastecimento do estômago,  ainda que a gente não queira somente comida. O texto diz que, no verão, as formigas preparam o mantimento para as estações que virão. Sempre que falo desse assunto, eu gosto de citar o exemplo de nosso  sábio irmão José, filho de Israel e que foi vendido como escravo para o Egito, onde teve a oportunidade de aplicar a sabedoria de Deus.

O faraó do Egito fora avisado por Deus em sonho, que José interpretou e que efetivamente se cumpriu, de que haveriam de vir sete anos de fome sobre a terra. Mas que, antes da fome vir, haveria também sete anos de fartura. E José então expôs seu plano  ao Faraó egípcio de que deveriam retirar 20% de todas as colheitas do Egito durante esses sete anos e armazená-los para os sete anos de fome. E assim foi feito. E quando a fome chegou, o Egito não teve problemas para enfrentá-la, porque estava preparado segundo a sabedoria de Deus. Vejamos Este texto:

Portanto, Faraó previna-se agora de um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito. Faça isso Faraó e ponha governadores sobre a terra, e tome a quinta parte da terra do Egito nos sete anos de fartura, e ajuntem toda a comida destes bons anos, que vêm, e amontoem o trigo debaixo da mão de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem. Assim será o mantimento para provimento da terra, para os sete anos de fome, que haverá na terra do Egito; para que a terra não pereça de fome. Gênesis 41:33-36.

José, pois, estabeleceu isto por estatuto, até ao dia de hoje, sobre a terra do Egito, que Faraó tirasse o quinto. Gênesis 47:26

Que neste ano nós possamos fazer como José do Egito e como as formigas. Que possamos planejar a nossa vida com base nesta sabedoria para que não venhamos ser sufocadas durante os dias maus. É assim que se comportam os filhos de Deus, fazendo tudo com cuidado para que não sejam envergonhados. Assim diz o salmista:

O Senhor conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre.
Não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão. Salmos 37:18,19.

Que Deus nos abençoe! 

Nenhum comentário: