sábado, 29 de fevereiro de 2020

A nossa luta contra a imperfeição


A nossa luta contra a imperfeição



Izaias Resplandes de Sousa



Minha mãe Maria Resplandes de eu



Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:48.
É fato que não somos perfeitos. Isso não significa que devemos nos acomodar. Pelo contrário,  sabendo que não somos perfeitos, devemos colocar a busca pela perfeição como a nossa meta final,  mesmo tendo a certeza de que jamais atingiremos esse objetivo nessa vida. O que Deus quer de nós é essa vontade de ser como ele. O seu desejo é nos ver lutando para sermos pessoas melhores. É assim a palavra:
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2.
Não existe nada pior do que uma pessoa acomodada. Costumo dizer que o acomodado está pronto para morrer,  porque ele não tem nada mais para contribuir com a convivência coletiva. O acomodado é como um parasita, o qual somente se alimenta e se sustenta daquilo que já está pronto. A verdade é que, enquanto estivermos neste mundo, devemos lutar para melhorar a nossa condição de vida, a condição de vida de nossos familiares e a condição de vida de todos. Não viemos ao mundo para vivermos acomodados, somente usufruindo. Não! Aqui viemos para construir, para realizar uma missão em favor dos outros e não apenas para lutar por nós mesmos.  Deus nos colocou em uma família e nós devemos lutar por ela em todos os dias de nossa vida. Deus também nos colocou no mundo, cabendo-nos lutar por ele e pelas pessoas que nele vivem, em todos os dias de nossa vida. Essa é a vontade de Deus.
A perfeição é a meta. É o alvo a ser alcançado. É assim a orientação da palavra de Deus. É nosso dever lutar por ela. Se não, vejamos…
Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Filipenses 3:12.
Prossigamos, meus queridos! Não importa se até hoje imaginamos ter recebido apenas dificuldades, apenas sofrimento, apenas privações e enfermidades. Não importa o que pensamos,  porque os nossos pensamentos não estão corretos. Nós estamos vivos! Nós temos forças para trabalhar. Nós temos uma família parceira em nossas lutas. Deus nos deu companheiros para a nossa jornada pela vida. Não estamos fora da sombra de sua mão protetora.  Deus está cuidando de nós o tempo todo. É assim os Salmos 91.
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação. Salmos 91:1-16.
Não temamos. Prossigamos. Deus nos deixou todas as orientações que precisamos para que a nossa jornada possa chegar a um bom termo. A palavra de Deus nos foi deixada com esse propósito, para nos capacitar, para que possamos fazer as coisas certas, conforme os pensamentos de Deus. Se andarmos por ela,  poderemos errar, mas os nossos erros serão menores do que no caso de decidirmos seguir de outro modo. Assim escreveu Paulo:
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3:16,17.
Se fossemos perfeitos agora, se tivéssemos tudo o que desejamos em nossos corações,  por que estaríamos lutando? Por que viveríamos? Mas, porque não somos perfeitos e por que não temos tudo o que temos é que temos motivos de sobra  para viver e para lutar.
É verdade que a nossa luta  deve ser contra o mal que há em nós e que nos arrasta para fazer as coisas ruins. Mas também é verdade que desde que nos convertemos, temos o Espírito de Deus  habitando em nós. Todavia, ainda temos também a nossa natureza carnal contra qual temos que lutar. Esta natureza nos leva a inclinar o coração para buscar as coisas inconvenientes. E estes dois,  Espírito Santo e carne lutam, cotidianamente, pelo controle de nossa vida. Devemos oferecer mais e mais espaço ao Espírito Santo para que possamos vencer a carne e seus desejos. Assim diz a palavra.
Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:16,17.
O Espírito Santo e a carne lutam pelo controle de nossas vidas. E nós, a todo tempo, ou estaremos agradando a um, ou estaremos agradando ao outro. Nós somos livres para fazermos aquilo que queremos, mas, essa liberdade é relativa, porque tudo o que fizermos estará nos planos de um dos dois. No entanto,  resistamos às tentações da carne e valorizemos a nossa liberdade.
Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Gálatas 5:1.
Assim escreveu Paulo aos Efésios:
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, Efésios 6:11-18.
A nossa vida neste mundo é uma luta constante, mas não precisamos lutar de qualquer maneira. Não precisamos lutar sozinhos. Devemos sempre buscar o apoio de outras pessoas na realização de nossos projetos, como também devemos nos aproximar dos outros para ajudá-los em seus projetos. Uma mão lava a outra,  uma mão socorre a outra. Essa é a função da mão. Não estendamos as mãos apenas para receber, mas, que possamos levantá-las, principalmente, para ajudar os demais. O dar, o ajudar e o compartilhar pode nos trazer resultados muito melhores do quê o apenas receber.
Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. Atos 20:35.
Que essa possa ser a nossa orientação de vida! Amém!

Nenhum comentário: