sábado, 4 de agosto de 2018

A regra básica da vitória


A regra básica da vitória



Izaias Resplandes de Sousa
Família Izaias Resplandes de Sousa



Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 8:35-39.

Vencer, vencer e vencer. Nós servimos a um Senhor vencedor, que nos deixou exemplos de como fazer para que também sejamos vencedores em todas as coisas, tanto na vida material como na vida espiritual. É o que Ele espera de nós e, de nossa parte, devemos nos esforçar para não decepcioná-lo por ter acreditado em nós. Assim disse o Senhor:

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33.

A vitória é um desejo latente dentro do ser humano, mas nem todos conseguem obtê-la porque nem todos lutam por ela. Muitos são os que ficam esperando que as coisas aconteçam em seu favor, sem fazer nada. Esses não serão vitoriosos nunca, porque a vitória é o prêmio daqueles que lutaram por aquilo que desejavam. Assim disse Salomão:

Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado. Provérbios 6:9-11.

O abençoar é de Deus, mas o agir é do homem. É verdade que Deus está pronto para abençoar a todos, sejam bons ou maus, justos ou injustos, porque Ele apenas abençoa e não amaldiçoa. Mas abençoar não significa fazer por nós aquilo que nós podemos fazer. Então, se fizermos, vamos receber a bênção por ter feito; se o não o fizermos, não receberemos a bênção, porque não fizemos. A bênção é o resultado que desejamos. E Deus deseja que todos nós queiramos receber suas bênçãos, fazendo o que fomos preparados para fazer. Vejamos a Palavra:

Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Mateus 5:44,45.

Nós estamos no mundo para fazer o bem, que deve ser bem feito e feito a todos, sem exceção. Mas, o bem não deve ser feito de qualquer maneira. Devemos fazê-lo conforme as regras estabelecidas na Palavra. Assim explicou Paulo a Timóteo:

Porque somos feitura sua [de Deus], criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10.

E disse mais: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3:16,17.

É evidente que são muitas as regras que devemos seguir para sermos perfeitos e realizarmos as boas obras e, assim, obtermos a vitória. Aprendê-las e usá-las em nossas ações no dia a dia é talvez uma das primeiras regras do sucesso. Aquele que não sabe para onde ir, caminha como um cego e é quase certo que perecerá. Devemos ser zelosos e nos preparar adequadamente para as nossas obrigações diárias, para que sejamos abençoados por Deus e por todos os que nos cercam. É assim a Palavra.

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.1 Timóteo 4:16.

É verdade que Deus não nos amaldiçoa, mas não também não nos abençoa quando ficamos inertes e não fazemos a nossa parte. Podemos, inclusive, perder o reino de Deus, por conta de nossa inoperância. Vejamos o que disse Jesus a esse respeito:

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; e estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. Mateus 25:41-46.

Mas ainda que vamos ser julgados pelo que fizemos ou deixamos de fazer e o prêmio do céu esteja diretamente relacionado com isso, porque Jesus foi uma pessoa que fez o que devia fazer, deixando-nos o exemplo para que pudéssemos imitá-lo, o nosso propósito neste momento não chega a tanto. Queremos falar apenas da ação básica e dos primeiros passos que devemos seguir para obtermos as nossas primeiras vitórias.

Costumamos dizer que uma pessoa somente está pronta para aprender a segunda lição, quando ele já esteja pondo em prática a primeira sem sentir que isso seja pesado. Vamos dar um exemplo.

Ao nascermos, éramos praticamente cem por cento dependentes de nossos pais. Provavelmente morreríamos, se eles não cuidassem de nós, nos alimentando e nos protegendo dos perigos de toda ordem. Mas, na medida em que fomos crescendo, nós fomos aprendendo a cooperar com nossos pais em suas missões. Começamos a receber determinadas responsabilidades, que estavam ao nosso alcance e que não seriam pesadas para que nós as executássemos. Alguns de nós, enquanto filhos, entendemos o ensino de nossos pais e os pusemos em prática. E assim fomos nos aprimorando, fazendo cada vez mais coisas até o dia em que nos sentimos prontos para formarmos nossa própria família nuclear e assim, assumirmos em cem por cento todas as responsabilidades a ela inerentes. Todos nós que fizemos esse processo, temos todas as condições de sermos vitoriosos como chefes de família, patrões, empreendedores, líderes sociais e espirituais. Mas, se não tivermos seguido essa orientação desde o começo e se saltamos alguns livros, ou mesmo alguns capítulos, podemos enfrentar problemas em nossas vidas e não obtermos as vitórias desejadas.

Ser bom filho e aprender os ensinamentos dos pais de forma teórico-prática é uma das regras fundamentais da vitória. Outras virão depois que essa regra for incorporada em nossa vida. Mas, o que fazer se já chegamos à fase adulta e não incorporamos a regra básica? Devemos nos conformar em sermos pessoas fracassadas e sem chance de vitórias? Devemos nos conformar em vivermos uma vida miserável, em sermos apenas empregados e pessoas sem sucesso? Só nos restará o prêmio de Esaú? Vamos recordar o que aconteceu com ele:

E aconteceu que, acabando Isaque de abençoar a Jacó, apenas Jacó acabava de sair da presença de Isaque seu pai, veio Esaú, seu irmão, da sua caça; E fez também ele um guisado saboroso, e trouxe-o a seu pai; e disse a seu pai: Levanta-te, meu pai, e come da caça de teu filho, para que me abençoe a tua alma. E disse-lhe Isaque seu pai: Quem és tu? E ele disse: Eu sou teu filho, o teu primogênito Esaú. Então estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande, e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça, e ma trouxe? E comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o, e ele será bendito. Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai. E ele disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção. Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou? A minha primogenitura me tomou, e eis que agora me tomou a minha bênção. E perguntou: Não reservaste, pois, para mim nenhuma bênção? Então respondeu Isaque a Esaú dizendo: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido; que te farei, pois, agora, meu filho? E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou. Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus. E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço. Gênesis 27:30-40.

E então? Se fracassamos em nossa infância, adolescência e juventude, ainda há mais uma possibilidade de termos uma vida abençoada e vitoriosa? A resposta é sim! Sempre haverá uma possibilidade de transformarmos a maldição em bênção. Vejamos o que diz a Palavra:

Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Apocalipse 2:5.

Como já dissemos, só estaremos prontos para a segunda lição, quando tivermos aprendido e posto em prática a primeira, sem dificuldades, ou seja, quando a primeira lição estiver devidamente incorporada em nossa vida.

Se falharmos na prova de qualquer lição e se fomos reprovados, devemos humildemente começar tudo de novo, tantas vezes quantas forem necessárias. Humildemente, obteremos a vitória. Muitos são reprovados sucessivas vezes, porque não baixam a guarda. Fecham-se em seu orgulho, em sua altivez e vão perdendo as oportunidades, uma por uma e amargando uma vida de derrotas. A Palavra diz:

Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte. Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim. Contudo o Senhor mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida. Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo? Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus? Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. Salmos 42:1-11.

Nós conheceremos a vitória quando nos humilharmos e estivermos prontos para fazer o que tiver que ser feito, reconhecendo os nossos erros e não tentando ocultá-los. Essa é regra da segunda oportunidade. Esse é o caminho. Vejamos a Palavra:

Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.) Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.) Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. (Selá.) Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti. O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará. Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração. Salmos 32:1-11.

Se fracassarmos nas provas de alguma das nossas lições de vida, o que nos resta fazer é a lição do filho pródigo: arrependimento, humildade e disposição para fazer o que é certo. Vejamos o que aconteceu com aquele moço que fez a coisa errada, mas se arrependeu e se dispôs a começar do marco zero outra vez. Assim diz a Palavra:

Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. Lucas 15:18-24.

A regra básica para a vitória é ser um bom filho, mas se não conseguimos ser esse bom filho na primeira oportunidade que tivermos, sempre haverá outras oportunidades para recomeçarmos. Se isso vier a acontecer com qualquer um de nós, não nos deixemos prender em nosso orgulho, em nossa cegueira e em nossas mágoas. Sigamos essa orientação da Palavra:

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12:21.

Tomemos a decisão de mudar, de voltar ao começo e de fazer as coisas certas. Enquanto persistirmos no caminho errado, conheceremos o fracasso. Recordemos as palavras libertadoras que Isaque disse para Esaú: Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço. Gênesis 27:40.

Que Deus nos abençoe e nos ajude quando precisarmos dele. Vitória!

Nenhum comentário: