sexta-feira, 17 de agosto de 2018

A missão do crente


A missão do crente

Izaias Resplandes de Sousa

Família Resplandes: Mariza, Lourdes e Izaias

Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. João 17:15-18.

Nós estamos no mundo com a missão de conduzir as pessoas até Jesus, para que elas o conheçam e o recebam como Senhor de suas vidas. E assim, da mesma maneira que aconteceu conosco, que elas também possam desfrutar da mesma esperança de que, ao deixarmos a vida nesse mundo, iniciaremos a nossa viagem em direção à pátria celestial.

Nós estamos no mundo, mas não somos do mundo.

Assim diz a Palavra: A nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.Filipenses 3:20, 21.

É claro que o objetivo final de nossa missão evangelística é alcançar a todos, mas temos uma ordem expressa de Jesus em relação à metodologia de nosso trabalho. Devemos começar pela promoção da salvação de nossa casa, de nossa família, de nossos parentes. E a partir daí, vamos avançando até chegar aos confins do mundo, alcançando a todos.

Assim diz a Palavra: Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel? Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Atos 1:6-8.

Jerusalém é a nossa casa, a nossa família. A Judéia são os nossos parentes. A Samaria são os povos mais próximos de nós. E os confins da terra é o restante do mundo. Nós entendemos que isso é uma ordem de etapas sucessivas, ou seja, devemos testemunhar primeiro em Jerusalém, depois na Judeia, depois em Samaria e, finalmente, nos confins da terra.

Muitos querem saltar a ordem e deixar os seus familiares para depois, indo desde logo aos confins da terra, às vezes mediante grande sacrifício. Tal missão, embora possa ter resultados satisfatórios, tem tudo para não dar certo, porque a tendência é de que a pessoa que desobedece a Palavra de Deus não seja bem sucedida.

Assim disse Samuel a Saul, quando não obedeceu à ordem expressa de Deus para que destruísse completamente a Amaleque e fez do jeito que achou que seria melhor: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros, porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei. 1 Samuel 15:22,23.

A Bíblia registra as orientações de Deus que devemos seguir. Foi escrita para a nossa educação em relação a todas as coisas e não apenas àquelas que nos parecem mais convenientes.

Assim disse Paulo sobre as Escrituras Sagradas: Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16,17.

Certa vez Jesus foi consultado por um jovem. Assim é o relato bíblico: E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Mateus 19:16,17.

Devemos obedecer a Palavra de Deus, principalmente os mandamentos. Se somos servos de Jesus e se Ele é o nosso Senhor, de verdade, então devemos realizar a nossa melhor performance para trazer os nossos familiares à presença de Cristo, para que o conheçam e o recebam como Salvador, como Ele ordenou.

É de ver que Deus quer a salvação de famílias. Ele quer que nos preocupemos com os nossos queridos,  antes de nos preocuparmos com as demais pessoas. Não podemos ignorar a Palavra de Deus. Ele deseja que pais, filhos, genros, noras, netos e todos os demais familiares estejam juntos, compartilhem a mesma história de fé, sejam fortes, fecundos e prósperos na face da Terra.

Um ensinamento que aceita como normal a desintegração e o esfacelamento da família não está embasado na Palavra de Deus e deve ser corrigido enquanto é tempo, enquanto é dia, antes que seja tarde demais e venhamos ser considerados como desobedientes, maus e negligentes servos. Deixar de lutar pela família é um terrível ato de negligência. De forma que unir a família é o ponto central da missão do crente. E a explicação para isso é muito lógica. Se a família se dividir, estará fadada ao fracasso.

Assim disse Jesus quando disseram que ele expulsava demônios por Belzebu: Como pode Satanás expulsar Satanás? Pois, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; ou, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não poderá subsistir; e se Satanás se têm levantado contra si mesmo, e está dividido, tampouco pode ele subsistir; antes tem fim. Marcos 3:23-26.

Uma família dividida sempre enfrentará problemas de toda ordem. Seus membros habitarão numa terra estéril e dificilmente conhecerão a prosperidade. Deus espera que sejamos um por todos e todos por um e não que queiramos viver isolados e separados uns dos outros. Juntos, nós nos apoiaremos nas lutas e dificuldades. E seremos fortes. E venceremos.

Assim disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. Gênesis 2:18.

E ainda diz também o seguinte: Deus faz que o solitário viva em família; liberta os presos e os faz prosperar; mas os rebeldes habitam em terra árida. Salmos 68:6.

A Bíblia usa a palavra rebelde para se referir àquele que quer viver isolado dos demais, que não quer habitar em família. E traça um prognóstico para os que fazem tal escolha, dizendo que os tais habitarão em terra estéril, em terra seca, em terra árida.

A terra estéril é aquela em que é muito difícil conseguir uma produção. Para produzir alguma coisa nela é preciso muito esforço e sacrifício. Deus não deseja que os seus passem por privações e sacrifícios. Assim diz ele, em Sua Palavra: Eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Oséias 6:6.

A Palavra nos mostra as consequências do viver sozinho. É triste uma vida assim, quando você não pode contar com ninguém. Eis o texto: Há um que é só, não tendo parente; não tem filho nem irmão e, contudo, de todo o seu trabalho não há fim, nem os seus olhos se fartam de riquezas. E ele não pergunta: Para quem estou trabalhando e privando do bem a minha alma? Também isso é vaidade e enfadonha ocupação. Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Eclesiastes 4:8-12.

É uma alegria quando temos toda a nossa família junta e em união. É uma tristeza quando vemos cada um para um lado, como se ninguém se importasse com os outros. É com tristeza que tenho dito várias vezes que a religião é a principal causa de separação em nossa família. Ao invés de andarmos todos para a mesma direção, andamos cada um para um caminho diferente, para uma igreja diferente. Nós não nos esforçamos para promovermos a união de nossa família. Que possamos levar isso em consideração e possamos investir nossos esforços para nos aproximar de nossos familiares.

Assim diz a Palavra: Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes; como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre. Salmos 133:1-3.

Deus nos abençoe!

Nenhum comentário: