domingo, 4 de março de 2018

Preocupações


Preocupações

Izaias Resplandes de Sousa

E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Lucas 12:22-31.

Fazer ou não fazer, eis uma crucial questão cotidiana.
A vida diária suscita-nos muitas preocupações. A gente quer fazer uma coisa e não sabe se isso será a coisa certa. Deveríamos ter muitas certezas, mas o que mais temos mesmo são muitas dúvidas.
No entanto, nós orientados para não perder o sono por causa das coisas dessa vida.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 João 2:17.

Todos os dias nós enfrentamos uma série de problemas. E procuramos resolvê-los usando todos os nossos conhecimentos, astúcias, jeitinhos. Acreditamos em nós e andamos conforme essa crença.

Essa não é a orientação da Bíblia. Aprendemos que não devemos confiar no homem; não devemos confiar em nós mesmos.

Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Jeremias 17:5.

Para que todas as árvores junto às águas não se exaltem na sua estatura, nem levantem a sua copa no meio dos ramos espessos, nem as que bebem as águas venham a confiar em si, por causa da sua altura; porque todos estão entregues à morte, até à terra mais baixa, no meio dos filhos dos homens, com os que descem à cova. Ezequiel 31:14.

A Bíblia relata a história de um homem que confiava em suas riquezas, mas elas de nada serviriam para lhe assegurar a vida além da morte.

E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. Lucas 12:15-23.

A verdade é que Deus cuida de nós e temos que confiar nisso.  


É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes. Salmos 118:9.

É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. Salmos 118:8.

Deus cuida de mim. Deus cuida de ti. Deus cuida de nós. Nós cantamos isso, mas precisamos viver isso.

Se cometermos erros nessa vida, é bem provável que também nessa vida pagaremos por eles. E o pagamento deve ser efetivo, para que de fato nós nos livremos do problema.

Nós temos a mania de inventar soluções erradas para os nossos problemas certos. E aí nunca nos livramos deles.

Nós temos na Bíblia a história de Jó, que era um homem rico e foi perdendo os seus bens um por um: gado, filhos, saúde... E todos os que o rodeavam lhe ensinavam fórmulas mirabolantes para que ele se livrasse do sofrimento. Mas ele sempre rejeitou as propostas. E, em síntese, a sua resposta mais sublime foi:

Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor. Jó 1:21.

Eu tenho vivido grandes tribulações nos últimos anos por conta de minhas atividades seculares. E cada vez que veio uma tribulação, eu pensei inúmeras soluções, mas quase sempre não segui nenhuma delas.

Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua. Provérbios 16:1.

O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. Provérbios 16:9.

Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. Provérbios 16:25.

Deus sempre será a melhor resposta para as nossas angústias. Se tivermos de morrer, morreremos, pois nossas soluções não nos livrarão da morte; se tivermos de perder, perderemos, pois nossas soluções não evitarão as perdas; e assim  por diante. Isso não significa que não temos que fazer nada. Pelo contrário. Temos que fazer aquilo que nos compete fazer. E o que nos compete fazer é o que é certo.

Não temos que ser espertos, temos que ser corretos.

Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos. Romanos 14:7-9.

Deus não nos obriga a fazer as coisas conforme Ele deseja, mas Ele espera que nós assim o façamos.

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32.

Deus nos guarde das tentações de fazer coisas erradas e nos proteja do mal. Amém.

Um comentário:

umnt disse...

Excelente meditação! Que Deus nos guie sempre e que possamos fazer o certo independentemente das situações.
Um grande abraço.