sábado, 31 de março de 2018

O amor de Jesus


O amor de Jesus

Izaias Resplandes de Sousa

E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos; e era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali. E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos, os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos. E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido. Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão. Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá, Disse Noemi às suas noras: ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo. O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram. E disseram-lhe: certamente voltaremos contigo ao teu povo. Porém Noemi disse: voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos? Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos, esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim. Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela. Por isso disse Noemi: eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada. Disse, porém, Rute: não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar. Rute 1:1-18.

Que linda história de amor.

A Bíblia diz que há três dons muito espetaculares: a fé, a esperança e o amor, mas diz que o maior destes é o amor.1 Coríntios 13:13.
Nós falamos muito do amor. E é bom se interessar por tão grande sublimidade. É maravilhoso ser contagiado e dominado pela sua força e energia. No entanto, nem todos nós conseguimos desenvolver esse dom até atingir seus limites máximos, ainda que talvez todos desejássemos chegar lá. Sei que Jesus conseguiu essa proeza. Ele foi capaz de dar a sua própria vida em favor de seus amigos. E segundo Ele, esse é o ponto alto do amor.

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. João 15:13.

É de ver, portanto que o amar tem a ver com o dar, doar, abrir mão, abster-se de algo em favor de outrem. Se quisermos saber a medida do nosso amor, esse é o termômetro que mede a sua temperatura. Quanto mais eu flexiono afirmativamente esses verbos na primeira pessoa do singular, mais próximo estou do topo. E quanto menos me interesso pelos outros, mais distante eu estou.

Paulo escreveu que o amor não busca os seus interesses. 1 Coríntios 13:4,5.

Não existe amor sem o outro, porque quem ama, ama alguém, ainda que exista alguns que amem apenas a si mesmos. É verdade que devemos amar a nós mesmos, também. Mas isso está muito mais para egoísmo do que para amor, quando eu também não devotar o mesmo sentimento por outro ou outros.

O segundo grande mandamento diz: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Marcos 12:31.

Quem ama apenas a si mesmo, não cumpre esse mandamento e carece de ser aperfeiçoado nesse sentido. Às vezes o nosso egoísmo chega ao extremo de nós exigirmos que o outro nos ame, porque amar ao próximo é mandamento de Deus. Quanto ao mandamento para amar, isso é verdade, mas quanto ao exigir o amor do outro, isso é o reverso do amor. Aquele que ama, ele dá; ele não exige, ele dá. Aquele que ama, renuncia; aquele que não ama, exige a renúncia do outro por ele. O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:7.

É meu dever cristão amar o outro, seja o meu pai, a minha mãe, o meu irmão, a minha esposa, o meu filho... Seja quem for o outro, o meu dever para com ele é de amá-lo, ainda que não me ame.

Se amo apenas àquele me ama, eu não amo; se dou apenas àquele que me dá, eu não amo; se faço apenas àquele que me faz, eu não amo. É por isso que entendemos como é difícil amar alguém, principalmente quando o que a gente está acostumado a ver, sentir e receber o que não é o amor, mas sim, demonstrações de egoísmo. Todavia, o fato de ser difícil praticar o amor, não significa que devamos desistir de tal propósito. Pelo contrário, devemos insistir nesse aperfeiçoamento. É preciso sair das simples palavras e partir para os fatos.

João diz: Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. 1 João 3:18.

Amor teórico não é amor, é gogó, é falatório e não serve para nada. O amor de verdade se fundamenta em práticas, em obras, em atitudes, em ações. Quem ama, faz e não apenas diz que ama.

A Bíblia está repleta de grandes demonstrações de amor. A história de Rute e Noemi é uma delas. Veja-se que a Bíblia nem fala mais nada a respeito de Orfa, a outra nora de Noemi, mas a história de Rute vai até o final, porque é isso o que interessa.

O mundo cristão está comemorando hoje a morte de Jesus em prol da salvação do mundo.

João escreveu: E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. 1 João 4:14.

Como se vê, Jesus fez uma coisa importante por nós e não exigiu nada de nós. Ele morreu por aqueles que haveriam de se arrepender de seus pecados. Ele não exigiu o arrependimento para morrer. Ele decidiu morrer por aqueles que quisessem aceitar o seu sacrifício para viverem.

Paulo escreve: Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:8.

O costume é exigir alguma coisa para depois oferecer. O amor não age assim. Que ama faz sem exigir nada.
Jesus nos colocou em condições de poder buscar a salvação. Os nossos pecados impediam que Deus nos ouvissem. Jesus resolve esse problema e nos dá acesso ao coração do Pai. Agora podemos fazer um concerto com Ele, podemos conversar com Ele. E é novo pacto que o sangue de Jesus nos possibilitou.

Nós agora podemos ter a esperança de sermos salvos.

Para tanto, segundo Jesus, basta apenas cumprirmos os mandamentos. Vejamos...

E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.Lucas 10:25-28.



Fiquemos por aqui. Que esse amor de Jesus nos constranja e nos domine e nos torne discípulos mais verdadeiros a cada dia. Que Deus nos abençoe!

Um comentário:

umnt disse...

Lindo estudo, e difícil usá-lo, mas não impossível.
isa2