domingo, 29 de janeiro de 2017

A vida em família

A vida em família

Izaias Resplandes

Izaias Resplandes e Maria de Lourdes Resplandes

A Palavra de Deus diz nos Salmos 68:6 que o projeto do Criador para o viver humano é a família. É assim o texto sagrado: Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca. Salmos 68:6.

A família é o modo ideal, adequado e perfeito para que o homem viva, tanto na Terra quanto no Céu. Isso decorre da própria avaliação divina sobre a vida quotidiana do homem, feita logo após a criação de Adão. Assim disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2:18.

É possível viver sozinho? Sim! Mas não é o ideal. Na vida coletiva, um protege e ajuda o outro, fortalecendo-se mutuamente. É muito interessante a sabedoria do Pregador, quando disserta a esse respeito e diz: Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa. Eclesiastes 4:8-12.

Já por essas citações que destacamos, fica evidente a importância que a Palavra de Deus atribui para o viver em família, bem como os prejuízos que poderão advir para aqueles que optarem por viver sozinhos e isolados de tudo e de todos.

No projeto de Deus, os homens devem formar apenas um corpo que seja comandado espiritualmente pelo Senhor Jesus Cristo, o Deus Filho Unigênito.

Destacamos os seguintes textos em apoio a essa ideia: 

Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Gálatas 3:28.

Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. Romanos 12:5.

Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. 1 Coríntios 12:27.

É de saber que há muitos que não entendem a importância desse viver de mãos dadas, entendendo que cada qual deva cuidar de si mesmo. Caim e seus seguidores são daqueles que pensam dessa forma. Assim disse Caim a Deus quando este o perguntou sobre seu irmão: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? Gênesis 4:9.

Mas quem foi Caim? A Bíblia diz que Caim foi aquele que matou seu irmão por despeito, pelo simples fato de que Deus se agradou mais da oferta dele do que da sua. 

E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. Gênesis 4:3-5.

Diz a Bíblia que “Caim era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas”. 1 João 3:12. 

Nesse ponto, gostaria de destacar duas tendências dos homens: estar de acordo com o plano de Deus e sua Palavra ou estar contra Ele e o que diz a Bíblia.

O texto sagrada fala em Deus e no Maligno; no Cristo e no Anticristo; no Céu e no Inferno. 

Por um lado vem Deus dizendo em sua Palavra que devemos ser uns pelos outros.

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16.

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Gálatas 5:13.

Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Hebreus 3:13.

Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; 1 Pedro 1:22.

Mas por outro lado existem aqueles que pensam o contrário. São os discípulos de Caim, que foi discípulo do Maligno e cujas obras eram más. 

Nós devemos ser uns pelos outros. É isso que Deus deseja de nós. É imbuído desse mister que muitos estão espalhados pelo mundo, levando a mensagem da salvação, como também fez João Batista durante o seu ministério. E ele dizia à multidão que o interrogava: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira. E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer? E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado. E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo. Lucas 3:11-14.

Enquanto pensarmos apenas em nós mesmos, não estamos agindo no Espírito de Cristo. Não nos esqueçamos de que o segundo grande mandamento é para que amemos ao nosso próximo como a nós mesmos. 

Como podemos amar sem nos preocupar, sem nos dispor para ajudar, sem incomodar, sem envolver? Devemos ser imitadores de Cristo e seguirmos os exemplos de vida deixados por Ele. Adotando esse modo de vida, nós estaremos sendo discípulos e seguidores de Jesus. Do contrário, o contrário.

Assim observa o apóstolo Paulo: Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Romanos 8:9.

E essa é a mensagem que temos. Que cada um de nós se disponha para fazer ao seu próximo aquilo que estiver ao seu alcance, com zelo e qualidade, não sendo um explorador, mas sendo justo. E se alguém ainda tem dúvida, quero dizer: sim, nós somos guardadores de nossos irmãos. Que Deus nos abençoe!

Poxoréu, MT, 29/01/2017.
Izaias Resplandes.

Nenhum comentário: