domingo, 16 de fevereiro de 2014

Muito Obrigado, Senhor!

MUITO OBRIGADO, SENHOR!
Prof. Izaias Resplandes de Sousa
Estamos muito agradecidos a Deus por tudo o que nos têm acontecido nos últimos anos. Lourdes e eu nos casamos em 19 de janeiro de 1985. Fizemos 29 anos de casados este anos. Ano que vem estaremos comemorando nossas Bodas de Pérola. Muita coisa aconteceu conosco nestes anos. Nós vivíamos em Goiânia, onde nos casamos e enfrentamos muitas dificuldades, o que nos fez tomar a decisão de voltar para Poxoréu, onde eu vivera alguns anos, quando solteiro e onde já morava minha mãe.
Me lembro que nós chegamos em Poxoréu no ano de 1986 com uma mala de roupas e muita esperança de que as coisas iriam ser melhores para nós aqui nesta cidade.
Lourdes Resplandes, com seu neto Davi Nascimento Resplandes
Lourdes estava grávida de Fernando. Ele nasceu mais ou menos uma semana depois que chegamos aqui. Eu tinha uma promessa de emprego na Prefeitura da cidade e que deu certo. Depois da vitória do emprego, veio a vitória do atendimento médico para Lourdes ganhar o bebê. Conseguimos ser atendidos no Hospital pelo INPS e ela teve um parto feliz, graças a Deus. Me recordo que na madrugada de 21 de março de 1986, quando Lourdes começou a passar mal, eu pedi a ela que se esforçasse para segurar até amanhecer o dia, porque a consulta no hospital à noite era mais cara. E depois, expliquei-lhe, a tia Dionízia estava lá na casa de minha mãe naquela noite, onde nós também estávamos ficando até que arrumássemos um lugar para nós. E tia Dionízia tinha experiência com partos, pois já tiveram muitos filhos. E tinha também minha mãe e eu. E depois, se não tivesse outro jeito, nós correríamos para o Hospital. O fusquinha verde de seu Erasmo estava lá à nossa disposição. Mas graças a Deus, Lourdes conseguiu esperar até o dia amanhecer e então fomos para o hospital. Fernando nasceu de manhã.
O casal Mariana e Fernando Resplandes
Depois vieram Mariza e Ricardo. Nossos filhos são nossos amores mais caros. São os presentes mais preciosos que nós já recebemos de Deus. Eles somente nos têm dado alegrias e quantas! Não sei se conseguiria lembrar de todas.
Fernando, Ricardo, Maria de Lourdes e Mariza Resplandes
Todos passaram por cirurgias. Fernando, de fimose. Mariza, de uma hérnia. E Ricardo, a mais delicada, para retirar um angioma cavernoso localizado na cabeça. Eles são garotos corajosos. Enfrentaram o bisturi sem medo, acreditando que tudo ia dar certo. Principalmente no caso do Ricardo. Ele somente foi operado porque decidiu que queria isso. Só autorizei a cirurgia porque meu caçula era um rapaz de coragem e confiava em Deus muito mais do que eu.
E todas as cirurgias deram certo. E eles estão saudáveis e lutando para cumprir a missão de homens que têm pela frente.
Desde cedo tomei a decisão de que estudaria o que fosse possível para mostrar aos meus filhos que se eu podia eles também poderiam. Me formei em Pedagogia, Matemática e Direito. Fiz duas especializações. Me tornei advogado. Fui funcionário municipal e hoje sou professor estadual com carga de sessenta horas semanais.
Meus filhos também vêm seguindo pela vida de vitória em vitória. Fernando se formou em Farmácia e Bioquímica em 2007 e sua esposa Mariana também se forma em Farmácia daqui há alguns dias. Trabalham no ramo farmacêutico em Goiânia. E além dessas alegrias, eles nos deram outra muito grande. Nos deram o Davi Nascimento Resplandes, nosso primeiro netinho. Como é gratificante ser avô.
Davi Nascimento Resplandes
Davi tem nos ensinado como ser pais melhores para nossos. É muito bom estar com ele. Espero que os meus meninos estejam gostando do aprendizado com Mestre Davi. Ele tem modificado Lourdes e eu. E espero que também os meus filhos estejam mudando com suas lições de carinho, de amor, de criancice, de meiguice, lições de Davi.
Depois de Fernando, Mariza também se formou. Ela fez Direito. Depois se habilitou na OAB/MT. É advogada. E só não exerce a profissão por ser servidora do Cartório do Primeiro Ofício de Poxoréu, onde é Oficiala Substituta. Ela também vem lutando para se aperfeiçoar e ingressar em definitivo no mercado de trabalho. Está com sua primeira especialização em fase de elaboração de monografia, na área do Direito Ambiental pela UFMT.
E agora por último vem o nosso caçula Ricardo, que também passa a régua e fecha a conta, formando-se em Farmácia, obtendo o título de Farmacêutico Generalista. Segundo o Prof. Antônio Carlos Messias Pereira, Ricardo é o nosso ovo indez e que nós não conseguimos soltar. Mas não é assim. Nós sabemos que embora chamemos os nossos filhos de nossos filhos, na verdade, eles não são nossos. Eles são de Deus e têm cada um sua missão de vida. E nós não vamos segurá-los mais do que o necessário. É claro que gostaríamos de vê-los ao nosso redor. Mas sabemos que nós somos limitados e que eles têm que seguir o curso de suas próprias vidas. Nosso esforço até aqui foi no sentido de dar o nosso apoio para que eles ganhem a estrada na hora que decidirem, como aconteceu com Fernando, nosso mais velho.
Sabemos que eles vão um dia. Não temos pressa e nem apressamos as coisas. Sabemos que existe tempo para todo propósito debaixo do céu. E o tempo deles partirem para cuidar de suas vidas vai chegar. E a nossa alegria e motivo para nós darmos graças a Deus está em sabermos que eles estão preparados para enfrentar os novos desafios que terão pela frente. Hoje eles são adultos, estão mais amadurecidos, sabem o que significa ter responsabilidade. Aprenderam as lições de casa muito bem e também as lições da escola e da vida. Não temos dúvidas de que eles estão preparados. Graças a Deus, acreditamos nisso de verdade.
E é por essas e outras razões que no momento nos passam desapercebidas que estamos aqui para agradecer ao nosso Deus pela nossa vida e pela vida de nossos filhos, nossa nora e nosso neto. Mas não somente por eles. Queremos agradecer a Deus pelas famílias de nossos irmãos de sangue e de fé, pelas famílias de nossos tios e de nossos irmãos de fé. Porque Deus não têm apenas abençoado a Família Izaias Resplandes de Sousa, mas sim, tanto a Família Resplandes como a Família Sousa como um todo. Por todo lado nos chegam as notícias dos filhos de nossos familiares que se formaram, que passaram em um concurso, que estão se dando muito bem na vida. E por isso tudo que estamos aqui hoje dando graças.
Eu conheci o evangelho em 1977, ainda que naquela época tivesse pouco entendimento e fizesse muita confusão com as coisas. Já são 37 anos de conhecimento de Deus Pai, do Deus Filho e do Deus Espírito Santo. Ao longo desse período eu aprendi muitas coisas importantes Eu aprendi a verdade sobre Jesus, a verdade sobre Deus, a verdade sobre o Espírito Santo. Eu descobri o que significa nascer de novo, quando passei por essa experiência depois de muitos anos na Igreja. Foi em 1994, mês de agosto, quando então nos rendemos totalmente ao senhorio de Cristo e aprendemos que todas as coisas que conseguimos são presentes de Deus e não obra de nossos próprios esforços como pense durante tanto tempo. E agora, sim, já são quase 20 anos de nova vida com Cristo, vivendo experiências felizes como a que tivemos hoje, de um dia todo juntos em família, comungando da alegria de ser família.
Todavia, dentre todas as coisas que aprendemos, uma delas está acima das demais. É a gratidão. A Santíssima Trindade espera que todos nós aprendamos a ser bem-agradecidos a ela por cada bênção recebida. Dentre todas as passagens bíblicas que nos ensinam essa virtude, me sobressalta aos olhos a história dos dez leprosos que foram curados, registrada em Lucas 17:11-19.
Assim diz o texto sagrado:
E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;
E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;
E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;
E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.
Sinceramente, irmãos. Eu não gostaria de saber que Jesus perguntou a alguém por mim nesse sentido. Deve ser muito uma fala muito difícil de se ouvir. E é por isso que tenho mostrado principalmente aos meus filhos, através dos tantos exemplos de vida que tenho registrado em O Noticiário Evangélico, no Blog da Igreja, em nosso próprio blog, nas pregações na Igreja e em nossas conversas quotidianas, que devemos ter olhos, ouvidos e mentes dispostas para ver, ouvir e entender o que nos acontece ao redor. Quantas lições recebemos a toda hora e quantas nós não ignoramos.
Meus queridos, obrigado a cada um de vocês por fazerem parte de nossas vidas. Obrigado pelos momentos felizes e também pelos momentos tristes que passamos juntos. Porque a verdade é que nós somos unha e carne uns com os outros. Nós até falamos de nós mesmo entre nós, mas não aceitamos que ninguém mais meta a boca para falar de nós. Na hora de nos defendermos nós somos um povo, nós somos uma família, nós somos uma só pessoa. Se falar de um, está falando de todos. E assim somos todos nós. E eu quero agradecer a cada um de vocês por isso.
Que o Senhor não permita que nós aqui nos esqueçamos de vocês e do que representam para nós. Quantas coisas eu tenho aprendido com meus irmãos que mudaram minha vida. E não quero esquecer de nada. Que elas fiquem gravadas em minha mente e nas mentes de meus familiares nucleares como gravações na rocha que nunca venham ser esquecidas.
Que o Senhor nos abençoe a todos!

Nenhum comentário: