sábado, 27 de julho de 2013

O que diz a Palavra de Deus.

"Buscai, pois em primeiro lugar o Seu reino e a Sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas"Contentamento. Mt.6:33. 
Uma vez uma jovem me perguntou na igreja de Vila Planalto em Campo Grande: Por que o irmão fulano, que parece tão fiel, tem um testemunho aparentemente tão bom, não falta aos cultos, e não tem um carro para andar?  Só anda de ônibus, e tem que andar tanto a pé, da parada até aqui!
Muitas vezes temos a tendência de pensar: “se irmão fulano ou irmão sicrano ou beltrano não está bem financeiramente, é porque falta-lhe santidade na vida espiritual; possivelmente ele não está buscando em primeiro lugar o reino de Deus”...
Bom, eu que também não tinha carro, nem casa, nem dinheiro, nem família, ou seja: estava numa situação bem pior que a daquele irmão, fiquei muito triste com aquela maneira que essa jovem tinha de ver as coisas. Ela havia aprendido que se buscarmos em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça, temos que ter direito a tudo que quisermos e pedirmos.
 Eu comecei a imaginar como é que muitos irmãos me viam na igreja e ficava cada vez mais entristecido.  Só Deus sabia o que eu pensava e os conflitos com que eu vivia, pedindo sempre a Ele que “cumprisse” a Sua Palavra em mim, dando-me uma família, casa, carro, dinheiro, enfim. Mas, por outro lado, eu me deparava com passagens tais como 1 Tm. 6:8 que diz: “Tendo, porem, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes”. E também lia o que o apóstolo Paulo disse em Fp. 4:11,12 que diz: “...porque aprendi a contentar-me com o que tenho”. “Em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância como a padecer necessidade”.   Eu então pensei: O povo de Israel que saíra do Egito andou a pé por tantos anos; Jesus não tinha um cavalo bom para cavalgar; ele andou num jumentinho, animal de carga, emprestado. Filipe, quando estava obedecendo a Deus que o enviou através do Espírito que disse: “Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza que está deserta”. Deus não deu um carro a ele, e ele também não exigiu de Deus. Ele não perguntou: de que jeito? Ele se levantou e foi. At. 8:26,27.  Há quem diga que ele caminhou por volta de sessenta quilômetros naquele lugar deserto. Tudo a pé. E ainda correu para acompanhar o carro, porque no v. 29 diz que o Espírito disse: chega-te e ajunta-te a esse carro” e Felipe teve que correr, para alcançar e estar junto do carro, na mesma velocidade dos cavalos.  Filipe era homem muito fiel a Deus. Então Deus não tinha a responsabilidade, o dever de me dar também, da maneira que eu achava e como muitos pensavam. A mim que era tão infiel, em relação a Filipe!  Mas aí eu lia: Jo. 14:13,14.E tudo o que pedirdes em meu nome, eu o farei”... “Se me pedirdes alguma coisa em meu nome isso farei”. E ouvia as pessoas que pregam o evangelho da prosperidade dizer: “Tudo é tudo, tudo não é um pouco; você precisa ordenar a bênção irmão; você tem que se apossar da bênção”! “Deus te pôs por cabeça e não por cauda irmão. Você é filho do Rei dos reis; a Palavra diz que justo não pode padecer necessidade, a sua descendência não pode mendigar o pão”... Aí eu pensava: Mas e quanto a Lázaro? Porque ele entrou no seio de Abraão? Então eu comecei a meditar mais a fundo com relação a tudo isso; e via cada vez mais, tantos irmãos fieis que não tinham e não tem uma condução. Como pode isto?
Comecei a prestar mais atenção nas leituras que fazia e no que os outros falavam. E vi que o texto de Mateus fala de três coisas que seriam acrescentadas. Ali diz o texto, com respeito aos cuidados e inquietações quanto ao que comer, ao que beber e ao que vestir; Mt. 6:25. Então eu entendi que as outras coisas, ou as demais coisas eram estas três relacionadas ao texto. Não que Deus não pode dar mais que isto, porque hoje, ele me deu a família que eu pedia, e até um carro que eu depois também pedi para a Sua glória, porque não podia mais carregar a família de moto. Mas pude ver que o evangelho da prosperidade é uma desgraça para muitos crentes pobres e fracos. Digo com propriedade, sem medo de errar. Além do mais, o que diz em Jo. 14: 13,14, Ele faria o que os discípulos pedissem, visto que, Ele, quando falava isto, estava confortando os seus discípulos. O versículo 14 diz que daria o que eles pedissem, com um propósito: “Afim de que o Pai seja glorificado no filho”. Li em Jo. 15:7 que diz: “Se permanecerdes em mim e as minhas Palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”. Então eu entendi também que quando eu permaneço na Palavra, e, consequentemente a Palavra em mim, eu sei, como filho de Deus, o que devo pedir e o que é que eu quero e para o que eu quero.   
Asafe, no salmo 73, sofreu muito nos tempos em que estava olhando a prosperidade dos outros. Ele mesmo diz que ficou tão embrutecido como um animal. Ele já estava pensando que não valia a pena ser fiel a Deus. Quase resvalaram seus pés por conta disto.  Cada vez mais ele era afligido e a cada manhã castigado pelos seus pensamentos irracionais. Até que um dia ele “entrou no santuário”. Quando ele realmente abriu seu coração para que Deus falasse, aí ele entendeu a graça de Deus que ele gozava, a segurança e a fortaleza que ele tinha nas mãos bondosas e no refúgio que é Deus. 
A verdade é que Deus dá a quem Ele quer dar, e quando Ele quiser dar. Aquele que permanece Nele, esse vive tranquilo, satisfeito com o que Ele dá, e contente com a graça, de ser Dele.
Hoje, sei da grande generosidade de Deus. Mas eu aprendi a me contentar com o que ele me da, mesmo que às vezes, para muitos não parecia nada. Eu me lembro de uma vez que eu disse na igreja: em vista do que eu era e de onde eu estava, hoje estou nos céus, disse. Sei que muitos não vão entender nada porque eu nada tenho. Deus me dava e continua me dando o necessário. E, quando Ele dá além do que precisamos, vamos pedir a Sua orientação de como gastar, para que seja para que Deus seja glorificado. Hoje eu necessito mais que antes, quando eu vivia só. E Deus, pela Sua infinita misericórdia e graça, e generosidade, tem me suprido as necessidades. Por isso que digo que Ele supre na medida das nossas necessidades.
Muito cuidado com o evangelho da prosperidade. Busquemos prosperar na vida espiritual, porque “Deus tem nos abençoado com todas as bênçãos espirituais, nos lugares celestiais em Cristo Jesus”. Ef. 1:3.  E o resultado dessas bênçãos espirituais são os frutos do espírito que é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
“Mas os que querem ser ricos, caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. O amor ao dinheiro é raiz de toda a espécie de males, e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”. 1 Tm. 6:9,10.  
Olhemos para Cristo; fujamos do evangelho da prosperidade que nada mais ensina que a amar ao dinheiro acima de tudo. Sigamos a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência e a mansidão.  Deixemos o resto com Deus.

Abraço.

2 comentários:

Ivon Pereira da Silva disse...

Simplesmente gratificante, meditar neste seu estudo. Leva-nos a refletir como temos nos comportado ante o trono do Soberano Deus.
Muito obrigado, amado irmão.
Deus te abençoe.

Prof. Izaias Resplandes disse...

É bom quando a gente entende o que Deus faz e ao invés de criticá-lo, o agradece pelo que fez. Deus tem o direito de fazer o que ele quiser do que é dele, inclusive conosco. E nós, devemos ser bem agradecidos quando somos alvo da ação de Deus. Abraços a você, irmão Zigomar. Firme e avante. Deus está contigo sempre.