quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Deus é um só!


Izaias Resplandes


Um domingo, Dia do Senhor. Então convidei uma vizinha para ir à Igreja, na Escola Dominical e ela então me disse que iria à noite, mas na igreja dela e completou que sua igreja era outra, diferente da minha, que era a Católica. “Mas”, continuou, “Deus é um só, não é?”, perguntou-me, ao que eu concordei: “Sim, Deus é um só!”, embora haja quem deposite a sua confiança em muitos outros entes, criaturas e ídolos, como se estes tais também fossem Deus. Mas para nós, Deus realmente é um só (1 Co 8:4b-7a).
Não existem privilégios de igrejas locais em relação a Deus. Ele opera em todo lugar, em tudo e em todos, da maneira que previamente estabeleceu. Alguns ele salva e outros ele condena. Em alguns ele aplica a sua misericórdia e em outros, a sua justiça. Tudo de acordo com o disposto em Sua Palavra (Ez 18). E ninguém tem o direito de questioná-lo em coisa alguma, posto que ninguém é merecedor de qualquer coisa da parte de Deus (Mt 20:1-15).
Deus realmente é um só, embora em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo (Mt 28:19, 1 Co 12:4-6, 2 Co 13:13). Mas, apesar disso, Ele está do lado de fora de muitas comunidades ditas cristãs (Ap 3:15-20).
As pessoas, desde tempos remotos pensaram em buscar um lugar especial para cultuar a Deus. Fizeram-se muitos templos. Deus se agradou de alguns, certamente. Jesus, inclusive, agiu com muito zelo em defesa de um desses lugares (Mt 21:12). Todavia, o lugar não é mais importante para Deus do que a pessoa (Jo 4:20-24). E, com certeza Deus prefere habitar em nossos corações, antes de qualquer outro lugar (1 Co 3:16, 6:19).
Nesse sentido, ao invés de polêmicas e discussões infundadas, o que devemos fazer é abrir os nossos corações para recebermos ao Filho de Deus, o Deus Unigênito (Jo 1:18) que se fez carne e habitou entre nós (Jo 1:14) e que é o único que pode nos dar a salvação (At 4:12). Devemos fazer isso, porque isso sim, é uma atitude que nos torna iguais a Jesus no coração de Deus, que nos torna seus filhos por causa disso (Jo 1:12) e herdeiros do reino dos céus juntamente com Ele (Rm 8:17).
Deus realmente é um só e o seu plano é salvá-lo, pois ele não deseja que nenhum ser humano perca a salvação, senão que todos sejam salvos (2 Pe:3:9b). Esse também é o nosso desejo e o objetivo de nossa pregação foi sensibilizá-lo sobre a sua situação e estimulá-lo a tomar a decisão de receber a Cristo como seu Senhor e Salvador. Espero que isso tenha acontecido e que você abra o seu coração para Jesus, pois como disse o apóstolo Paulo a Timóteo: “Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo homem” (1 Tm 2:5). Que Deus nos abençoe!
____________________

Obs.: A foto que ilustra esse artigo é de irmãos neotestamentários durante o Retiro de Poxoréu, no ano de 2006. Foto de Isaías Almeida.

Nenhum comentário: