sábado, 8 de agosto de 2020

O sofrimento por causa do pecado

 



O sofrimento por causa de pecado

Izaias Resplandes de Sousa

Tenho observado ao longo de minhas vivências que uma grande parte das pessoas sofre com o peso da culpa por atos que praticou e que causou danos a si mesmos ou a outras pessoas. E elas dizem: "se eu não tivesse feito isso" ou "se eu tivesse feito isso de outra forma", isso não teria acontecido. E sofrem! E às vezes sofrem durante toda a vida. Mas isso não precisa ser assim.

E a minha esperança e oração é que a partir de hoje tenhamos conhecimento suficiente para alimentar nossa alma de forma que possamos satisfazer a nossa necessidade de libertação.

Antes de tudo, é preciso compreender que não temos o poder para decidir sobre a extensão da vida, nem da nossa, nem da de outro alguém, só pelo fato de fazermos as coisas de um jeito ou de outro, ou ainda de não fazermos. Nós não somos os senhores da vida.É Deus que tem o sopro do espírito que dá a vida aos seres, pois Ele é a Vida e é dele que provém toda vida.

Assim diz a Bíblia:

João 5:40: Vós não quereis vir a mim para terdes a vida.

João 10:10: O ladrão não vem, senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida, e vida em plenitude.

Jó 33:4: O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.

Salmos 104:30: Quando envias o teu fôlego, eles são criados, e renovas a face da terra.

Isaias 42:6: Assim diz Deus, Yahweh, que criou os céus e os desenrolou, e estendeu a terra e o que dela brota; que dá ao povo que nela habita o espírito, o fôlego da vida a todos que por ela caminham.

E por último, a pergunta deJesus em Mateus 6:27: Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar algum tempo à jornada da sua vida?

É certo que toda causa leva a uma consequência, mas nós não temos o controle de todas as causas e dificilmente alguma coisa acontece especificamente por uma única causa.

Na maioria das vezes as coisas acontecem por um conjunto de causas. Mesmo assim, tem gente que acredita que se assistir ao jogo do seu time favorito sem estar devidamente uniformizado levará o seu time a perder. Também há jogadores que acreditam que se lavarem a meia com que marcou algum gol, nunca mais conseguirão marcar gols. E assim, estes sempre jogam com as meias sujas, enquanto aqueles assistem aos jogos de seus clubes vestindo a camisa do time.

Na verdade, a gente é muito mandingueiro mesmo. Costumamos fazer críticas àqueles que fazem mandingas, mas nós mesmos vivemos fazendo mandinga o tempo todo. No entanto, eu creio que as coisas que acontecem conosco ou com as pessoas ao redor de nós, nem sempre estão associadas a tais mandingas e crendices populares, embora muita gente acredite que sim. Elas podem até criar um clima de visibilidade e nós gostamos de estribar em um ícone, um símbolo ou qualquer coisa como garantia de sucesso, mas ao meu ver, esses símbolos não passam do que realmente são: nada. Eles não têm poderes para nada.Assim escreveu Paulo, em 1 Coríntios 8:4: ... sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.

E assim, sabendo que tais símbolos não nos trazem qualquer benefício, eu prefiro recomendar que fiquemos com a Palavra de Deus, a Bíblia, a qual registra as palavras de Jesus dizendo que nenhum de nós pode interferir na extensão do curso de nossa vida. O que nós podemos e devemos fazer é entregar nossas vidas aos cuidados de Jesus e pedir que Ele cuide de nós. Ele é o Senhor da Vida. É aquele que veio ao mundo para nos dar vida em plenitude e nos livrar da morte eterna, que é a verdadeira morte. Não é por acaso que Ele mesmo diz em Mateus 10:28: Não temais os que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma. Temei antes, aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo.

Se temos problemas de culpa, de consciência pesada ou de qualquer outra coisa nesse sentido, que esteja relacionada com alguma ação ou omissão de nossa parte, em nosso passado, nada melhor do que procurar fazer a coisa certa. Ao invés de simplesmente buscarmos conselhos, orientações e tratamentos externos, tenhamos a ousadia de buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, através das orientações divinas nas páginas da Bíblia.Assim diz Paulo em 2 Tm 3:16-17: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

A consulta bíblica deve ser feita de forma sistemática, comparando escritura com escritura. Sei que temos o hábito de ler a Bíblia. Várias pessoas já leram a Bíblia muitas vezes, de capa a capa, mas têm dificuldades de reter as ligações entre os diversos textos bíblicos.

E isso não é fácil mesmo. Pelo que ninguém também deve querer colocar mais esse fardo nas costas. Não faça isso. Não imputes sofrimento a ti sem necessidade. Deus não quer que ninguém sofra. “O meu fardo é leve, o meu jugo é suave”, diz Jesus em Mateus 11:30.

Eu creio que não tem problema algum em ler e ler a Bíblia de capa a capa. Mas, concordo com o que diz o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 14:9: eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.

É preferível ler apenas alguns versículos e tirar deles uma boa compreensão, fazendo uma leitura de adulto, do que ler e ler a Bíblia sem entendimento, fazendo uma leitura de crianças.

É nesse sentido a conclusão de Paulo em 1 Coríntios 14:20: Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.

Nós sempre devemos nos preocupar em fazer as coisas do modo certo. Para tanto, devemos ouvir as orientações dos sábios, dos nossos guias, pais, pastores e dos mais velhos antes de decidirmos o que fazer, como diz 1 Tessalonicenses 5:21: Examinai tudo. Retende o bem.

No entanto, sabemos que os seres humanos costumam ser aversos aos conselhos e orientações externos. Infelizmente, nem sempre as conclusões individuais que fazemos são as melhores. E não raro acontece delas nos fazerem escolher caminhos errados.

A Bíblia fala desse problema em Provérbios 14:12, dizendo: Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. No entanto, isso também não é o fim do mundo. Se erramos na escolha, vamos sofrer as consequências.

Mas, sempre poderemos repensar a nossa trajetória e mudar de direção, diminuindo o nosso sofrimento, como Deus deseja. Isso é conversão, a qual nada mais é que a mudança de um caminho em que julgamos estar errados, para um caminho que julgamos ser melhor.

O pecado é o erro do alvo. É consequência de uma escolha errada que fizemos pensando que era certo. Ele é a principal razão do sofrimento das pessoas. E a abrangência de seus efeitos atinge todas as áreas da nossa vida, tanto as terrenas, quanto as espirituais.

Às vezes nós pensamos que o pecado é apenas uma transgressão espiritual, algo contra Deus. Mas na verdade o pecado atinge todas as esferas da vida humana e talvez ocorra muito mais no nível horizontal e terreno do que no nível vertical, o nível das coisas do alto.

De forma que sempre que nós erramos o alvo estabelecido pela lógica, pela coerência, pelo planejamento, pela sabedoria e pela espiritualidade, nós estamos cometendo pecado, que pode ser contra nós mesmos, pode ser contra os outros ou pode ser contra Deus.

Creio que apenas uma minoria de nossos pecados seja contra Deus, porque Ele nos deu o livre arbítrio e, assim, não pecamos contra Deus quando escolhemos errado. A maioria de nossos pecados é contra nós mesmos e contra outras pessoas ou contra a criação. Mas, o nosso grande problema não é o pecado. É é o perdão!

Nós temos muita dificuldade para perdoar. Achamos difícil perdoar até os erros que cometemos contra nós mesmos. E aí a gente sofre, e sofre e sofre. Sofre demais. E ainda podem existir agravantes ao sofrimento, pois há quem pense que nós passamos o tempo todo pecando.

Mas isso não é verdade. A gente erra muito, mas também fazemos muitas coisas certas e boas. E não são apenas os crentes que fazem coisas boas. Na verdade todas as pessoas podem fazer coisas boas e fazem.

Ainda que a natureza humana seja de índole egoísta, individualista e má, o homem pode fazer coisas boas. Jesus disse isso em Lucas 11:13: Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos. De forma que nem tudo que nós fazemos é pecado.

É verdade que podemos cometer pecado ao comermos com exagero e alcançarmos um sobrepeso, ou quando comermos insuficiente e ficarmos abaixo do peso, fracos e subnutridos. Também podemos cometer pecado quando bebermos demasiadamente e ficarmos bêbados.

Na verdade não existem problemas com as comidas e bebidas, mas sim, com os exageros. Não haveria problema em se beber, desde que fôssemos pessoas com domínio próprio. Mas, lamentavelmente, a grande maioria das pessoas não possuem domínio próprio.

Podemos pecar de muitas formas, mas isso não quer dizer que nós passemos o tempo todo pecando. Eu creio que esse entendimento de pecado contínuo decorra da interpretação de 1 João 1:8, 10, que diz: Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

As afirmações são verdadeiras. A própria palavra o confirma em Romanos 3:23, dizendo que "todos pecaram e carecem da glória de Deus". E aqui é que está a questão. Quando João fala “aquele que disser que não tem pecado”, ele está se referindo àquele que disser que nunca pecou.

A palavra “pecado” de 1 João 1:8 não é o “substantivo pecado” que denomina os erros que nós cometemos de um modo geral, quando não conseguimos alcançar o alvo. A palavra “pecado” desse versículo é o “verbo pecar” flexionado no particípio passado “pecado”.Aquele que disser que não tem pecado estaria no mesmo sentido das seguintes frases: aquele que disser que não tem amado, que não tem presenteado; que não tem sonhado, que não tem cantado; que não tem falado, e etc.Seria uma incoerência do texto dizer que somos mentirosos porque afirmamos que não temos pecado nesse momento. Precisamos crer que nesse momento nós já estamos livres do pecado, pois, de outra sorte estaremos invalidando o que Cristo fez por nós quando levou sobre si todos os nossos pecados.

Creia que Jesus nos purificou de todos os nossos pecados e nos fez mais limpos do que qualquer coisa, mais alvos que a neve, mais brancos que o algodão. Devemos ter a coragem de crer que nesse momento nós não temos pecado. Essa é a regra geral válida para quem recebeu a Cristo como Senhor e Salvador.

Se ainda houver alguém vivendo em pecado nesse momento, isso também pode ser resolvido agora. Assim diz Pedro em At 3:19-20: Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério.

Por outro lado, o fato de nós não termos o pecado habitando em nós nesse momento e sim, o Espírito Santo, não significa que nós agora estamos livres do pecado e de pecar para sempre. Não! Não é assim. Assim diz a Bíblia em 1 João 2:1-2:

Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro”.

E em 1 João 1:9: "Se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça".

Sim, estamos sujeitos a pecar. Estamos sujeitos a pecar, mas já estamos vacinado contra o pecado.Jesus morreu por nós de uma vez por todas, pelos nossos pecados passados, presentes e futuros. De forma que quando recebemos a Cristo como Salvador, foi como se recebêssemos uma vacina contra o pecado. Não podemos garantir que o pecado volte a entrar em nossas vidas, pois poderá entrar.

No entanto, se nós confiarmos que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado; se nós realmente acreditarmos nisso, então não poderemos continuar vivendo para sempre atemorizados por causa das consequências de pecados que ocasionalmente passamos cometer.

É absurdo ver tanta gente sofrendo por causa disso! É de dizer que a Bíblia não é um livro de teorias que poderemos colocar em prática, ocasionalmente. A Bíblia é um livro de prática para toda hora, que nos mostra o caminho para as nossas dúvidas e que nos ajuda a alimentar a nossa fé em Deus.É comum querermos pensar no povo de Deus como um povo perfeito, um povo que não erra o alvo, um povo que não comete pecado. Mas não é assim. Fomos criados perfeitos, mas, no exercício da liberdade, nos pecamos e nos tornamos impefeitos.Sim, nós somos imperfeitos, mas apenas enquanto estivermos longe de Cristo. Porque, pelo sangue de nosso Senhor e Salvador, na pessoa de quem nós vivemos, nós fomos aperfeiçoados e, nele, sim, nós somos perfeitos e também somos muito mais do que vencedores.Em Cristo nós podemos fazer obras maravilhosas. Mas nós temos que acreditar nisso, pois somente com fé isso é possível. Se de fato aceitamos a Jesus como Salvador, a nossa vida será reflexo da vida que temos nele e, assim não será e nem poderá ser considerada como uma vida de pecado ou pecaminosa.

Pelo contrário. Nossa vida tem que ser vista como santa, santificada por Jesus em todos os instantes. Até mesmo quando cairmos estamos santificados, pois é pelo poder de Jesus que nós nos levantaremos. E somente nos levantaremos porque estamos santificados.

Se não estivéssemos santificados não seríamos capazes de nos levantar. Só conseguimos nos levantar porque somos santificados por Jesus. É o poder de Jesus que nos levanta quando nós caímos e não nossos próprios esforços.

Nenhum de nós consegue se levantar pelos seus próprios esforços e permanecer de pé.

De forma, meus queridos que nós não temos que sofrer ou viver sofrendo por conta de algum pecado que tenhamos cometido.É de recordar mais uma vez que Jesus nos purificou de todos os pecados passados, presentes e futuros e o pecado já não reina sobre nós, mas Jesus sim é o nosso rei para sempre, mesmo quando caímos, mesmo quando estamos fracos e mesmo quando pecamos.

Sofrer por pecados que tenhamos cometido em algum momento de nossa vida, seja antes ou depois de termos aceitado a Jesus como nosso Senhor e Salvador é sofrer por obras mortas. Todos os nossos pecados, conhecidos ou não, de que temos consciência ou não de termos cometido foram perdoados por Jesus Cristo.Nós não temos obrigação de ficar relembrando de cada pecado que cometemos, não temos a obrigação de levar ao conhecimento dos irmãos e da Igreja todos os pecados que nós cometemos. Tudo que fizemos contra Deus em nossa vida passada está perdoado em nome de Jesus.

Deus diz que não se lembra mais dos pecados que cometemos depois de nossa conversão.

O apóstolo Pedro diz que esses pecados foram cancelados. E nós não temos que ficar ressuscitando-os e revalidando-os a todo momento.

As coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo. Aleluia!

Devemos deixar morto o que está morto, esquecido o que está esquecido e cancelado o que está cancelado.

Vivamos a nossa nova vida em Cristo, com alegria, entusiasmo e com sentimento de liberdade.

Não vivamos mais atemorizados. Não soframos mais!

Nós fomos chamados por Cristo para sermos livres e para vivermos livres e não para vivermos sempre com medo, por causa de qualquer coisa que tenhamos cometido, por mais atroz que seja. Jesus Cristo não nos libertou de alguns pecados. Ele nos libertou de todos os nossos pecados passados presentes e futuros.

Todos nossos erros foram perdoados. Nenhum pecado pode nos tirar outra vez das mãos de Jesus. Foi ele mesmo quem disse em João 10:27-29: As minhas ovelhas [...] jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.

Creiamos nisso, irmãos. Creiamos que estamos livres do pecado para sempre. Creiamos que se pecarmos, Jesus Cristo intercederá por nós junto ao Pai e diante de qualquer acusador e dirá que nós estamos livres porque Ele nos libertou com o seu precioso sangue. E isso ninguém pode invalidar.

Ele nos libertou, mesmo sem nós termos falado qualquer coisa, mesmo sem nós termos pedido para ele interceder por nós. Ele morreu por nós antes da fundação do mundo. E Jesus apenas materializou isso quando veio ao mundo em forma humana. Ele veio apenas consolidar o que já tinha sido feito pela própria Trindade.

Assim diz a Bíblia em 1 Pedro 1:17-21: […] Não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento [...], mas pelo precioso sangue [...] de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós [...].Assim, se fomos perdoados sem pedir, é certo que muito mais seremos perdoados se pedirmos que ele nos perdoe. E devemos pedir o perdão. Devemos pedir porque nós não sabemos o que temos feito. Devemos pedir porque Jesus ensinou que devemos pedir.

Pedir o perdão a Deus é uma forma de reconhecer a nossa dependência dele, de reconhecer que nós precisamos dele a todo instante. E pedir, além de não arrancar pedaço, é um gesto de humildade que Ele aprecia por demais. Vejamos Mateus 6:9-13: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.E para encerrar eu quero apresentar a maior ferramenta que temos à disposição para nos livrar do sofrimento por conta de pecados que tenhamos cometidos. Trata-se de um poder extraordinário que faz parte do legado deixado por Jesus em nosso favor. Trata-se do poder de perdoar pecados. Já conhecem esse poder?

Assim diz a Bíblia em João 20:21-23: Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.
E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.

Jesus nos enviou a ir por todo o mundo pregando as boas novas da salvação. E, entre outros legados para nos auxiliar na missão, ele nos deixou o poder para perdoar pecados das pessoas, em seu nome. E não são apenas os pecados cometidos contra nós, mas qualquer pecado que não seja para morte.

Todos nós fomos enviados. E todos nós recebemos esse poder.

PERDOAR é a maior graça que Deus nos concedeu.

Em Lucas 5:20-24, os escribas não aceitam que o homem Jesus perdoasse pecados, dizendo que somente Deus pode perdoar pecados.

Mas Jesus lhes diz “que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados”. E é esse poder que Ele delegou para todos nós. Não tenhamos receio de usá-lo.

O PERDÃO DE PECADOS, pelo sangue de Jesus é praticamente ilimitado. Há poucos casos em que a Escritura afirma não haver perdão.

Portanto, meus irmãos… Não deixemos ninguém sofrendo mais por conta de pecados que possam ter cometido no passado.

E agora eu quero conceder uma graça para vocês. Eu digo a você: Meu querido irmão, minha querida irmã... Todos os seus pecados estão perdoados. Todos os seus pecados estão perdoados. Em nome de Jesus. Em nome de Jesus. Amém! E amém!

Que Deus nos abençoe e nos conceda toda a liberdade de qualquer sofrimento que possamos estar passando neste momento. Amém!

Um comentário:

umnt disse...

Graça, aleluia que fomos perdoado pelo SALVADOR. Com Ele podemos aprender a perdoar que nos ofende.Valeu irmão Izaías Resplandes.