sábado, 30 de novembro de 2019

As vitórias da graça de Deus


As vitórias da graça de Deus



Izaias Resplandes de Sousa



Nós somos salvos pela graça e misericórdia de Deus.
Salvar é garantir a existência. O contrário é deixar de existir. Mal comparando… Eu faço um documento no computador e, antes de fechar a máquina eu salvo o documento e garanto que ele continue existindo em minha máquina quando eu ligá-la novamente. Se eu não tivesse salvo o documento, isso não aconteceria e minha criação estaria perdida para sempre.
Salvar é não deixar que morra. O contrário seria deixar morrer. Mal comparando… Eu vejo um motorista sofrer um acidente de carro. Paro e observo que ele está preso nas ferragens. Depois de algum tempo de esforço eu consigo retirá-lo dali e levá-lo para o meu carro. E, quando vou me afastando, vejo o carro incendiar e se queimar completamente. Eu levo aquele motorista para o hospital, onde ele é socorrido e permanece vivo. Se eu não o tivesse retirado das ferragens a tempo, ele teria morrido. Eu consegui salvá-lo.
Nós somos salvos a todo momento de alguma tragédia. Um assaltante pode entrar em nossa casa e podemos ser mortos por ele. Ou então, a polícia, perseguindo um bandido, atira nele, erra e nós somos atingidos pela bala perdida e morremos. A morte ronda ao nosso redor. Todos os dias morrem pessoas próximas de nós, às vezes em nossa casa, outras vezes, na casa do vizinho, no bairro, na cidade, no Estado, no País. Milhares de pessoas morrem todos os dias. Mas nós continuamos vivos. Nós somos salvos da morte todos os dias, a toda hora, a todo instante, seja da violência, da criminalidade, da imprudência, da imperícia no trânsito ou de qualquer outra coisa.
As enfermidades, a fome e a guerra matam aos milhares todos os dias. E nós não morremos. Fomos salvos.
As sete causas que mais causam mortes no mundo são doenças; depois vem os acidentes de trânsito e depois, mais doenças:
1ª) Cardiopatia isquêmica;
2ª) Acidente vascular cerebral (AVC);
3ª) Doença pulmonar obstrutiva crônica;
4ª) Infecções das vias respiratórias inferiores;
5ª) Alzheimer e outras demências;
6ª) Câncer de pulmão, traqueia e brônquios;
7ª) Diabetes mellitus;
8ª) Acidentes de trânsito;
9ª) Doenças diarreicas;
10ª) Tuberculose. 
Segundo a ONU, 24.000 pessoas morrem de fome por dia ou seja, aproximadamente 9 milhões por ano! A África é o continente que mais sofre com a fome. No entanto, segundo a FAO, 13 milhões de pessoas ainda passam fome aqui no Brasil. A fome provoca doenças que matam, tais como a desnutrição, o raquitismo e a anemia. E nós temos sido salvos dessas consequências da fome.
E os grandes conflitos? Não precisamos ir longe. Nós temos presenciado aqui bem perto do Brasil,  conflitos civis na Venezuela, no Equador, no Chile e na Bolívia, dentre outros. A Síria também está enfrentando uma guerra civil desde 20117, sendo que quase 500 mil pessoas já morreram nesse conflito. 
Acho que esses dados já são suficientes para que nós percebamos como o drama da morte nos ronda a todo momento. E podemos até não nos dar conta disso, mas, pela graça de Deus, nós temos sido salvos, conforme nos diz a Palavra.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. Efésios 2:8.
É de nosso conhecimento que a Bíblia nos aponta duas possibilidades de existência na eternidade, sendo uma ao lado de Deus, considerada uma vida eterna e outra, separada de Deus, equivalente a uma segunda morte, a qual seria uma morte eterna.
O texto paulino estabelece uma relação entre as nossas ações nesse mundo e a eternidade, seja para a vida ou para a morte eterna. É recordado que nossas ações, antes da revelação de Jesus Cristo, não eram capazes de nos garantir a vida eterna com Deus. E que, levando aquela vida, era como se estivéssemos mortos espiritualmente e, portanto, destinados à morte eterna. Também somos informados pelo texto, que Deus nos salvou através de Jesus Cristo, vivificando-nos. Foi como se nascêssemos de novo. Informa-nos que estávamos mortos por conta de nossas más obras, mas que não fomos salvos porque, de repente, passamos a fazer boas obras e, sim, por causa da graça de Deus. E essa, sim, nos induziu a andar pelo caminho das boas obras, as quais Deus preparou de antemão, para que andássemos por elas.
Ao ler o texto paulino de efésios a respeito de nossa salvação pela graça de Deus, nós costumamos pensar apenas na salvação de nossa alma, mas há que se ver aqui, que o texto também fala da salvação do corpo, o qual estava degenerado e corrompido, incapaz de produzir boas obras, mas que foi transformado pela graça de Deus, tornando-se apto a produzir as boas obras do Espírito.
Pela sua graça, Deus também salvou o nosso corpo, seja da morte por doenças, seja da morte por acidente, seja da morte pela violência ou por qualquer outro tipo. Deus tem livrado o nosso corpo da morte decorrente de nossas obras carnais, posto que, vivendo segundo os ensinamentos de Cristo, não mais buscaremos satisfazer a vontade da carne, mas estaremos nos esforçando para produzir o fruto do Espírito. Isso não quer dizer, que somente morreremos de velhice. Não! Podemos viver até o nosso corpo envelhecer e morrer, o que seria a lógica para aquele que cuida de si, de conformidade com as Escrituras. Mas, seja em decorrência do desgaste de nossa vida pretérita, longe de Deus, quando fazíamos tudo o que nos vinha à cabeça, ou seja em decorrência dos planos de Deus para nós, podemos ser recolhidos mais cedo à Casa Celestial. Mas, seja o que for, a Palavra nos conforta a ficar tranquilos e sossegados com a nossa nova vida em Cristo, não voltando atrás, às práticas antigas das quais ele nos salvou, como muitos tem feito, com receio de perder os privilégios desta vida. Assim diz a Palavra:
Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Mateus 10:28.
A Bíblia nos fala, na parábola do semeador, a respeito de pessoas que, ao ouvir a Palavra de Deus, receberam-na com alegria, mas depois de um tempo, por uma razão ou outra, deixou de consolidar a sua condição de nova criatura, mantendo os seus velhos hábitos e costumes de praticar as obras da carne, as quais nos separam da vida eterna e nos conduzem à perdição. É evidente que não seremos capazes de revolucionar a nossa vida da noite para o dia, mesmo porque, o renascido é uma criança que ainda não tem o conhecimento necessário sobre o caminho em que deve andar.
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
O renascido através da graça de Deus deve ser educado no caminho por aqueles que lhe pregaram o Evangelho. A missão dada por Jesus aos seus discípulos envolve três aspectos: pregar, discipular e testemunhar. É o que se depreende dos registros de Marcos, Mateus e Lucas.
E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. Mateus 28:19,20.
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8.
A nossa salvação não depende de nossas obras, mas apenas da graça de Deus. O que acontece é que, como salvo, nós incorporamos uma disposição interior de fazer o bem e andar no Espírito de Cristo, que recebemos e que permanece conosco para sempre, nos animando, nos ensinando e nos fortalecendo para fazer as coisas certas, na forma que Deus deseja. E com essa nova prática nós vamos nos aperfeiçoando em nossa semelhança com Deus. Nós vamos ficando cada dia mais parecidos com ele. Essa transformação é evolutiva e vai acontecer durante toda a nossa existência terrena.
Através de Cristo, Deus nos vê perfeitos e, nessa condição, nos receberá em seu reino após a nossa morte física. Mas, enquanto estivermos vivendo a nossa vida terrena, nós estaremos em processo de aperfeiçoamento, como diz o apóstolo Paulo:
Não que já a tenha alcançado [a ressurreição], ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:12-14.
Todos os dias nós nos veremos imperfeitos, impotentes, incapazes de fazer aquilo que desejamos. Nós nos surpreenderemos a nós mesmos fazendo ou desejando fazer coisas que entendemos que não deveríamos fazer ou desejar fazer. Isso é normal. Isso não quer dizer que nós não tenhamos sido salvos. A nossa salvação não decorre de nossas obras. É certo que devemos buscar a graça de Deus para nos salvar desses desejos e vontades. Devemos buscar a graça de Deus para nos livrar do mal, para nos deixar cair em tentação.
A vida do recém nascido  é uma luta diária. Mas, na medida em que, pela graça de Deus, vamos obtendo vitória sobre vitória, nós iremos nos fortalecendo e adquirindo mais poder para vencer o maligno. Não devemos nos esquecer que temos habitando em nosso corpo, duas naturezas: uma carnal e outra espiritual.
Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:16,17.
Lutemos com coragem, força e vigor. Avancemos. Busquemos o apoio dos irmãos, da igreja, da oração, da Palavra e da comunhão. Evitemos ficar isolados da comunidade. A união com a irmandade nos fortalecerá cada dia mais e nos aproximará de Deus, mais e mais. O distanciamento dos irmãos contribuirá para nos distanciarmos de Deus. Não façamos isso.
Não deis lugar ao diabo. Efésios 4:27.
Que cada dia de nossa vida seja um dia de luta e de vitórias, na força e no poder da graça de Deus. E se cairmos, não nos esqueçamos de que isso pode acontecer, mas devemos clamar a misericórdia do Senhor e nos levantar. E ele restabelecerá as nossas fraquezas. É assim a Palavra de Deus ao que caiu:
Tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado. Hebreus 12:12,13.
A graça de Deus não nos abandona em nenhum momento. Ele salvou a nossa alma da perdição eterna. E, no dia a dia, nos salva, pela mesma graça de sermos vencidos pelas nossas fraquezas e tentações. 
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Lamentações 3:22.
Amém!

Nenhum comentário: