segunda-feira, 17 de junho de 2019

O livre arbítrio


O livre arbítrio

Izaias Resplandes de Sousa

A Bíblia nos apresenta diversas possibilidades de vida para seguirmos, caso optemos em fazer a nossa caminhada em sintonia com a ordem da liberdade, que se opõe às ordens do constrangimento, da força, da violência, da corrupção, entre tantas outras.

Assim diz a Palavra em Josué 24:
DEPOIS REUNIU JOSUÉ TODAS AS TRIBOS DE ISRAEL EM SIQUÉM; E CHAMOU OS ANCIÃOS DE ISRAEL, E OS SEUS CABEÇAS, E OS SEUS JUÍZES, E OS SEUS OFICIAIS; E ELES SE APRESENTARAM DIANTE DE DEUS.
ENTÃO JOSUÉ DISSE A TODO O POVO: ASSIM DIZ O SENHOR DEUS DE ISRAEL: ALÉM DO RIO HABITARAM ANTIGAMENTE VOSSOS PAIS, TERÁ, PAI DE ABRAÃO E PAI DE NAOR; E SERVIRAM A OUTROS DEUSES.
EU, PORÉM, TOMEI A VOSSO PAI ABRAÃO DALÉM DO RIO E O FIZ ANDAR POR TODA A TERRA DE CANAÃ; TAMBÉM MULTIPLIQUEI A SUA DESCENDÊNCIA E DEI-LHE A ISAQUE.
E A ISAQUE DEI JACÓ E ESAÚ; E A ESAÚ DEI A MONTANHA DE SEIR, PARA A POSSUIR; PORÉM, JACÓ E SEUS FILHOS DESCERAM PARA O EGITO.
ENTÃO ENVIEI MOISÉS E ARÃO E FERI AO EGITO, COMO O FIZ NO MEIO DELES; E DEPOIS VOS TIREI DE LÁ.
E, TIRANDO EU A VOSSOS PAIS DO EGITO, VIESTES AO MAR; E OS EGÍPCIOS PERSEGUIRAM A VOSSOS PAIS COM CARROS E COM CAVALEIROS, ATÉ AO MAR VERMELHO.
E CLAMARAM AO SENHOR, QUE PÔS UMA ESCURIDÃO ENTRE VÓS E OS EGÍPCIOS, E TROUXE O MAR SOBRE ELES, E OS COBRIU, E OS VOSSOS OLHOS VIRAM O QUE EU FIZ NO EGITO; DEPOIS HABITASTES NO DESERTO MUITOS DIAS.
ENTÃO EU VOS TROUXE À TERRA DOS AMORREUS, QUE HABITAVAM ALÉM DO JORDÃO, OS QUAIS PELEJARAM CONTRA VÓS; PORÉM OS ENTREGUEI NAS VOSSAS MÃOS, E POSSUÍSTES A SUA TERRA, E OS DESTRUÍ DE DIANTE DE VÓS.
LEVANTOU-SE TAMBÉM BALAQUE, FILHO DE ZIPOR, REI DOS MOABITAS E PELEJOU CONTRA ISRAEL; E MANDOU CHAMAR A BALAÃO, FILHO DE BEOR, PARA QUE VOS AMALDIÇOASSE.
PORÉM EU NÃO QUIS OUVIR A BALAÃO; PELO QUE ELE VOS ABENÇOOU GRANDEMENTE E EU VOS LIVREI DA SUA MÃO.
E, PASSANDO VÓS O JORDÃO, E VINDO A JERICÓ, OS HABITANTES DE JERICÓ PELEJARAM CONTRA VÓS, OS AMORREUS, E OS PERIZEUS, E OS CANANEUS, E OS HETEUS, E OS GIRGASEUS, E OS HEVEUS, E OS JEBUSEUS; PORÉM OS ENTREGUEI NAS VOSSAS MÃOS.
E ENVIEI VESPÕES ADIANTE DE VÓS, QUE OS EXPULSARAM DE DIANTE DE VÓS, COMO A AMBOS OS REIS DOS AMORREUS; NÃO COM A TUA ESPADA NEM COM O TEU ARCO.
E EU VOS DEI A TERRA EM QUE NÃO TRABALHASTES, E CIDADES QUE NÃO EDIFICASTES, E HABITAIS NELAS E COMEIS DAS VINHAS E DOS OLIVAIS QUE NÃO PLANTASTES.
AGORA, POIS, TEMEI AO SENHOR, E SERVI-O COM SINCERIDADE E COM VERDADE; E DEITAI FORA OS DEUSES AOS QUAIS SERVIRAM VOSSOS PAIS ALÉM DO RIO E NO EGITO, E SERVI AO SENHOR.
PORÉM, SE VOS PARECE MAL AOS VOSSOS OLHOS SERVIR AO SENHOR, ESCOLHEI HOJE A QUEM SIRVAIS; SE AOS DEUSES A QUEM SERVIRAM VOSSOS PAIS, QUE ESTAVAM ALÉM DO RIO, OU AOS DEUSES DOS AMORREUS, EM CUJA TERRA HABITAIS; PORÉM EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR.
ENTÃO RESPONDEU O POVO, E DISSE: NUNCA NOS ACONTEÇA QUE DEIXEMOS AO SENHOR PARA SERVIRMOS A OUTROS DEUSES;
PORQUE O SENHOR É O NOSSO DEUS; ELE É O QUE NOS FEZ SUBIR, A NÓS E A NOSSOS PAIS, DA TERRA DO EGITO, DA CASA DA SERVIDÃO, E O QUE TEM FEITO ESTES GRANDES SINAIS AOS NOSSOS OLHOS, E NOS GUARDOU POR TODO O CAMINHO QUE ANDAMOS, E ENTRE TODOS OS POVOS PELO MEIO DOS QUAIS PASSAMOS.
E O SENHOR EXPULSOU DE DIANTE DE NÓS A TODOS ESSES POVOS, ATÉ AO AMORREU, MORADOR DA TERRA; TAMBÉM NÓS SERVIREMOS AO SENHOR, PORQUANTO É NOSSO DEUS.
ENTÃO JOSUÉ DISSE AO POVO: NÃO PODEREIS SERVIR AO SENHOR, PORQUANTO É DEUS SANTO, É DEUS ZELOSO, QUE NÃO PERDOARÁ A VOSSA TRANSGRESSÃO NEM OS VOSSOS PECADOS.
SE DEIXARDES AO SENHOR, E SERVIRDES A DEUSES ESTRANHOS, ENTÃO ELE SE TORNARÁ, E VOS FARÁ MAL, E VOS CONSUMIRÁ, DEPOIS DE VOS TER FEITO O BEM.
ENTÃO DISSE O POVO A JOSUÉ: NÃO, ANTES AO SENHOR SERVIREMOS.
E JOSUÉ DISSE AO POVO: SOIS TESTEMUNHAS CONTRA VÓS MESMOS DE QUE ESCOLHESTES AO SENHOR, PARA O SERVIR. E DISSERAM: SOMOS TESTEMUNHAS.
DEITAI, POIS, AGORA, FORA AOS DEUSES ESTRANHOS QUE HÁ NO MEIO DE VÓS, E INCLINAI O VOSSO CORAÇÃO AO SENHOR DEUS DE ISRAEL.
E DISSE O POVO A JOSUÉ: SERVIREMOS AO SENHOR NOSSO DEUS, E OBEDECEREMOS À SUA VOZ.
ASSIM, NAQUELE DIA FEZ JOSUÉ ALIANÇA COM O POVO E LHE PÔS POR ESTATUTO E DIREITO EM SIQUÉM.
E JOSUÉ ESCREVEU ESTAS PALAVRAS NO LIVRO DA LEI DE DEUS; E TOMOU UMA GRANDE PEDRA, E A ERIGIU ALI DEBAIXO DO CARVALHO QUE ESTAVA JUNTO AO SANTUÁRIO DO SENHOR.
E DISSE JOSUÉ A TODO O POVO: EIS QUE ESTA PEDRA NOS SERÁ POR TESTEMUNHO, POIS ELA OUVIU TODAS AS PALAVRAS, QUE O SENHOR NOS TEM FALADO; E TAMBÉM SERÁ TESTEMUNHO CONTRA VÓS, PARA QUE NÃO MINTAIS A VOSSO DEUS.
ENTÃO JOSUÉ ENVIOU O POVO, CADA UM PARA A SUA HERANÇA. Josué 24:1-28.
O mundo hebreu foi escolhido para ser o primeiro a avaliar se a proposta de vida com Deus lhes interessava. Na passagem focalizada em Josué 24, do verso 1 ap 13, o mensageiro de Deus apresenta as vantagens que eles teriam se conduzissem suas vidas em obediência a Deus, servindo-o, em detrimento de outras possibilidades, algumas, inclusive, também apresentadas.
Após o anúncio das vantagens, Josué apresenta a proposta de Deus. Isso está em Js 24:14. Mas, junto com a proposta, o mensageiro apresenta a possibilidade do livre arbítrio. Eles poderiam escolher entre aceitar e receber as vantagens ou rejeitar a proposta e também as vantagens oferecidas.
Os hebreus fizeram a sua escolha. Js 24:16-18. Escolheram servir a Deus. Josué os advertiu de que a decisão a ser tomada era coisa séria. Não era brincadeira. Após tomada a decisão, se eles viessem a transgredir as orientações divinas, poderiam ser punidos. Js 24:19-20.
Estando esclarecidos e bem orientados sobre a proposta de vida com Deus, bem como sobre as vantagens da mesma e as consequências que poderiam advir da quebra do pacto firmado, os hebreus reiteraram a sua decisão de servir ao Senhor. Js 24:21
Tendo o povo hebreu decidido servir ao Senhor, após todos os esclarecimentos que se faziam necessários, Josué selou o pacto entre eles e Deus, colocando eles e suas palavras como testemunhas do compromisso assumido e os despediu para a sua nova vida. Js 24:22-28.
Nós temos ouvido diversos mensageiros pregando a Palavra de Deus e, ao término de sua pregação, desafiando o povo a um compromisso de vida e serviço com Deus, questionando os ouvintes se estes não desejam receber Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.
Temos ouvido dizer de que algumas pessoas discutem a legitimidade dos pregadores para fazerem este convite. Alega-se em defesa da tese que as pessoas devem assumir um compromisso com Jesus e não com os pregadores. E que ninguém estaria obrigado a declarar o seu propósito de vida para um pregador da Palavra, mas tão somente à pessoa de Jesus Cristo. E isso é verdade.
Até a vinda de Jesus na Terra, o mundo não judeu desconhecia as possibilidades de vida que Deus lhe preparara. Através da missão de Jesus, Deus nos revelou a possibilidade de termos comunhão com ele, levando uma vida de plena liberdade, uma vida formatada de acordo com as nossas escolhas.
Da mesma forma que os hebreus tiveram a liberdade de escolher entre aceitar ou não a proposta do pregador Josué, todas as pessoas de nosso tempo também possuem a mesma liberdade de escolha. Na decisão não pode haver constrangimento de forma alguma. Se o povo hebreu desejasse, poderia dizer a Josué que iria pensar na proposta e que depois apresentariam a sua decisão diretamente a Deus. Não vejo nenhum problema nisso. Mas, ao pregador cabe a missão de não apenas apresentar a proposta de vida com Deus, mas também apresentar as vantagens e os riscos inerentes à decisão. Não há problema em se fazer a proposta para o ouvinte. Mas, há problema se a mesma não for apresentada de forma que o ouvinte tenha total liberdade de tomar ou não a sua decisão no momento e forma que desejar. O ambiente deve ser de total liberdade. Se a proposta não for apresentada dessa maneira, então ela não se encaixa como uma proposta de Deus. Todos os homens foram chamados para se tornarem servos de Deus, primeiro os hebreus e depois os demais. Mas cada um é livre para tomar a sua decisão. O constrangimento, sob qualquer forma pode viciar a proposta. A liberdade de escolha, o chamado livre arbítrio é o cerne da proposta de vida com Deus apresentada nas Escrituras.
Zacarias registrou a forma como a obra de Deus é realizada. Assim escreveu: NÃO POR FORÇA NEM POR VIOLÊNCIA, MAS SIM PELO MEU ESPÍRITO, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS. Zacarias 4:6.
Que Deus nos mostre sempre o melhor caminho e nos ajude a fazer a melhor escolha.

Nenhum comentário: