terça-feira, 2 de abril de 2019

Paz e tranquilidade


Paz e tranquilidade

Izaias Resplandes de Sousa


O mundo em que vivemos é bastante agitado, com muitas coisas acontecendo a todo o tempo ao nosso redor. E apesar de nos acostumarmos com toda essa agitação, em nosso íntimo vivemos dizendo que queremos paz e tranquilidade, sombra e água fresca. Proclama-se como o grande objetivo da vida de um homem, completar sua carreira, se aposentar e ter um pouco de descanso no fim de seus dias. O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo:
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7.
Afirmamos o desejo de ter paz e sossego. No entanto, parece que essa bênção nunca será alcançada de forma plena, porque o sossego parece não ser de nossa natureza, posto que sempre vivemos procurando alguma coisa para fazer, mesmo quando não temos propriamente a necessidade.
A Bíblia diz:
Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Mateus 6:25.
Por isso, devemos estar satisfeitos se tivermos com o que nos alimentar e vestir, 1 Timóteo 6:8.
Isso não quer dizer que não devemos nos preocupar com as nossas necessidades básicas, mas apenas que não devemos fazer delas o objetivo de nossa vida. Devemos ir além.
É costume ver as pessoas aposentadas continuando a trabalhar. Muitos dizem que não aguentam ficar parado. E chegam até a ficar doentes. Talvez não seja por acaso que água parada apodrece ou que ferro parado enferruja.
Salomão diz para que aprendamos a trabalhar  com as formigas, as quais durante os períodos de bom tempo ajuntam o mantimento para os tempos ruins, como fez José, no Egito. E Paulo dá uma dura orientação para os que não queriam trabalhar, dizendo:
Quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. Mas fomos informados de que alguns entre vós andam desocupados, sem querer trabalhar e se intrometendo na vida particular dos outros, 2 Tessalonicenses 3:10-11.
A verdade é que não se trabalha apenas por dinheiro. Muitas vezes busca-se a realização de uma satisfação interior. Os missionários não trabalham por dinheiro e, como eles, há muitas pessoas que dedicam a vida a trabalhar por outras pessoas, simplesmente por amor.
Assim diz a Bíblia:
Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas pela comida que permanece para a vida eterna, alimento que o Filho do homem vos dará. João 6:27.
De graça recebestes, de graça dai. Mateus 10:8.
É bom termos nossas primeiras preocupações satisfeitas, como por exemplo a comida, o vestuário, a habitação, a saúde… É bom obtermos paz e sossego com essas coisas. Mas a vida vai além da nossa comida, bebida e vestuário. Ele se estende a todos os demais, de forma que não conseguimos ficar sossegados sabendo que muitas outras pessoas próximas de nós estão passando por privações.
É assim a Palavra:
A vida é mais preciosa do que o alimento, e o corpo, mais importante do que as roupas, Lucas 22:23.
É de notar que até o céu será um lugar sem graça se tudo estiver resolvido para nós e se estivermos todos predestinados para o ócio eterno. Não consigo me imaginar vivendo em um ambiente com tudo pronto. Essa não me parece ser a vida que Deus planejou para o ser humano. Adão e Eva trabalhavam no Jardim do Éden.
E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:15.
O princípio da utilidade, segundo o qual todas as coisas criadas visam a um fim proveitoso e que nada na criação é inútil, pode ser claramente vislumbrada na leitura sagrada. O principal exemplo é a própria Bíblia Sagrada. Assim escreveu Paulo:
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3:16,17.
Os Salmos 119:105 d[também falam da utilidade da Bíblia:
Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
Jesus falou sobre a utilidade da lâmpada: Igualmente não se acende uma candeia para colocá-la debaixo de um cesto. Ao contrário, coloca-se no velador e, assim, ilumina a todos os que estão na casa, Mateus 5:15.
O salmista falou que o homem de Deus será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Salmos 1:3.
Creio que seria bom se pudéssemos trabalhar menos, apenas por prazer ou para atender pequenas necessidades, mas pelo menos nesta vida conturbada de hoje, isso parece não ser possível. Não dá para cruzar os braços e ver as coisas acontecendo e não fazer nada.
Paulo escreveu:
Não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2.
Ainda que ter paz e tranquilidade possa ser o desejo de nosso coração, o tempo de hoje exige de todos nós muita ação. Primeiro por nós mesmos. E depois, se já estivermos satisfeitos, por todos os demais.
Que Deus nos veja como instrumentos úteis para a sua obra. Amém.

Nenhum comentário: