sábado, 6 de abril de 2019

Imperfeitos


Imperfeitos


Izaias Resplandes de Sousa

SEDE VÓS, POIS, PERFEITOS, COMO É PERFEITO O VOSSO PAI CELESTIAL. MATEUS 5:48.

Deus nos criou perfeitos, mas nós decaímos da perfeição
divina. Pecamos e nos afastamos do Criador. Não é fácil permanecer na perfeição. Não é fácil criar algo que nunca venha ter imperfeições. Mas, da mesma forma que o perfeito pode se tornar imperfeito, o imperfeito também pode se tornar perfeito. Esse é o Caminho.

A perfeição é o objetivo de Deus em relação à sua criação. Mas se até Deus teve dificuldade de manter a sua criação perfeita, imaginemos então como é difícil para nós, criaturas imperfeitas, retornarmos à perfeição original. Todavia, apesar da dificuldade, jamais devemos desistir de tal propósito.

A Bíblia diz que quando Deus terminava cada etapa da criação do mundo temporal, Ele fazia uma avaliação de seu trabalho e ficava satisfeito com o resultado. Gn 1 traz as seis avaliações de Deus em relação aos seus atos.

E VIU DEUS QUE ISSO ERA BOM (1:10).
E VIU DEUS QUE ISSO ERA BOM (GN 1:12).
E VIU DEUS QUE ISSO ERA BOM (GN 1:18).
E VIU DEUS QUE ISSO ERA BOM (GN 1:21).
E VIU DEUS QUE ISSO ERA BOM (GN 1:25).
E VIU DEUS TUDO QUANTO FIZERA, E EIS QUE ERA MUITO BOM (GN 1:31).

Não deve ser por acaso que a Bíblia registra todas essas avaliações. É de observar que tudo o que nela está escrito, para nós foi escrito. Também devemos fazer avaliações constantes de nossas ações.

ESSAS COISAS ACONTECERAM A ELES COMO EXEMPLOS E FORAM ESCRITAS COMO ADVERTÊNCIA PARA NÓS. 1 CORÍNTIOS 10:11.

Mesmo sendo imperfeitos em todas as coisas é nosso dever lutar a todo momento para alcançarmos a perfeição. Ainda que não consigamos alcançá-la, devemos morrer tentando.

É assim o ensino do apóstolo Paulo em Fp 3.

NÃO QUE EU JÁ TENHA ALCANÇADO TUDO ISSO, OU SEJA PERFEITO; ENTRETANTO, VOU CAMINHANDO, BUSCANDO ALCANÇAR AQUILO PARA QUE TAMBÉM FUI ALCANÇADO POR CRISTO JESUS (FP 3:12).

Entendamos que, tal qual o apóstolo, nós também não somos perfeitos, não alcançamos a perfeição. Mas devemos buscá-la continuamente. Esse é o nosso dever.

IRMÃOS, NÃO PENSO QUE EU MESMO JÁ O TENHA CONQUISTADO; MAS TOMO A SEGUINTE ATITUDE: ESQUECENDO-ME DAS COISAS QUE PARA TRÁS FICAM E AVANÇANDO PARA AS QUE ESTÃO ADIANTE DE MIM, APRESSO-ME EM DIREÇÃO AO ALVO, A FIM DE GANHAR O PRÊMIO DA CONVOCAÇÃO CELESTIAL DE DEUS EM CRISTO JESUS (FP 3:13-14).

E acima de tudo, devemos demonstrar a nossa disposição mental para alcançar o objetivo desejado, andando de acordo com aquilo que temos aprendido.

CONTUDO, CAMINHEMOS NA MEDIDA DA PERFEIÇÃO QUE JÁ ATINGIMOS (FP 3:16).

Não adianta nada nós conhecermos a Bíblia e não nos esforçarmos para colocá-la em prática. A nossa vida cristã não deve ser avaliada pelas nossas palavras, mas pelos nossos atos, pela nossa prática. Os amigos de Jesus praticam os ensinos de seu Mestre.

VÓS SOIS MEUS AMIGOS, SE PRATICAIS O QUE EU VOS MANDO (JO 15:14).

E se somos amigos dele, também devemos nos esforçar para fazê-lo, ao invés de simplesmente ficarmos lamentando as dificuldades.

PORTANTO, TAMBÉM NÓS, CONSIDERANDO QUE ESTAMOS RODEADOS POR TÃO GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS, DESEMBARACEMO-NOS DE TUDO O QUE NOS ATRAPALHA E DO PECADO QUE NOS ENVOLVE, E CORRAMOS COM PERSEVERANÇA A CORRIDA QUE NOS ESTÁ PROPOSTA, OLHANDO FIXAMENTE PARA O AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ: JESUS, O QUAL, POR CAUSA DO JÚBILO QUE LHE FORA PROPOSTO, SUPORTOU A CRUZ, DESPREZANDO A VERGONHA, E ASSENTOU-SE À DIREITA DO TRONO DE DEUS. REFLETI PROFUNDAMENTE SOBRE AQUELE QUE SUPORTOU TAMANHA OPOSIÇÃO DOS PECADORES CONTRA SUA PRÓPRIA PESSOA, PARA QUE NÃO VOS FATIGUEIS, TAMPOUCO DESANIMEIS (HB 12:1-3).

Devemos seguir o exemplo de Deus, o exemplo de Jesus e avaliarmos os nossos atos para que nós não venhamos enganar a nós mesmos.

PORTANTO, SEDE IMITADORES DE DEUS, COMO FILHOS AMADOS; E ANDAI EM AMOR COMO CRISTO, QUE TAMBÉM NOS AMOU E SE ENTREGOU POR NÓS A DEUS COMO OFERTA E SACRIFÍCIO COM AROMA SUAVE (EF 5:1,2).

O amor deve ser perseguido com todas as nossas forças. Aquele que não for capaz de amar, não tem Deus dentro de si, porque Deus é puro amor. O contrário do amor é o ódio. E quem odeia ao seu irmão, não pode amar a Deus.

NÓS AMAMOS PORQUE ELE NOS AMOU PRIMEIRO. SE ALGUÉM DECLARAR: “EU AMO A DEUS!”, PORÉM ODIAR A SEU IRMÃO, É MENTIROSO, PORQUANTO QUEM NÃO AMA SEU IRMÃO, A QUEM VÊ, NÃO PODE AMAR A DEUS, A QUEM NÃO ENXERGA. ORA, ELE NOS ENTREGOU ESTE MANDAMENTO: QUEM AMA A DEUS, AME DE IGUAL FORMA A SEU IRMÃO (1 JO 4:19-21).

O amor deve ser verdadeiro, de fato, concreto. Muitas pessoas dizem que amam, mas não demonstram. Muitos dizem que querem amar, mas não buscam o aperfeiçoamento nessa virtude.

ZELAI UNS PELOS OUTROS E PERDOAI-VOS MUTUAMENTE; CASO ALGUÉM TENHA ALGUM PROTESTO CONTRA O OUTRO, ASSIM COMO O SENHOR VOS PERDOOU, ASSIM TAMBÉM PROCEDEI. ACIMA DE TUDO, NO ENTANTO, REVESTI-VOS DO AMOR QUE É O ELO DA PERFEIÇÃO. SEJA A PAZ DE CRISTO O JUIZ EM VOSSOS CORAÇÕES, TENDO EM VISTA QUE FOSTES CONVOCADOS PARA VIVER EM PAZ, COMO MEMBROS DE UM SÓ CORPO (CL 3:13-15).

O aperfeiçoamento no amor começa pelo nosso interesse pelo outro. Se penso apenas em mim, nos meus interesses, nos meus negócios, na minha vida, então eu ainda não aprendi o que seja amar.

FILHINHOS, NÃO AMEMOS DE PALAVRAS NEM DE BOCA, MAS SIM DE ATITUDES E EM VERDADE. DESTA FORMA, SABEREMOS QUE SOMOS DA VERDADE E ACALMAREMOS O NOSSO CORAÇÃO NA PRESENÇA DELE (1 JO 3:18, 19).

É fácil dizer que amamos. Difícil é demonstrar. Muitas vezes confundimos egoísmo com amor, ser servido com amor, exclusividade com amor.

O AMOR É PACIENTE; O AMOR É BONDOSO. NÃO INVEJA, NÃO SE VANGLORIA, NEM É ARROGANTE. NÃO SE PORTA DE MANEIRA INCONVENIENTE, NÃO AGE EGOISTICAMENTE, NÃO SE ENFURECE FACILMENTE, NÃO GUARDA RESSENTIMENTOS. O AMOR NÃO SE ALEGRA COM A INJUSTIÇA, POIS SUA FELICIDADE ESTÁ NA VERDADE. TUDO SOFRE, TUDO CRÊ, TUDO ESPERA, TUDO SUPORTA (1 CO 13:4-7).

É verdade que nós às vezes ficamos irritados e nervosos com alguma coisa que o outro faz. Isso é normal, ainda que, se conseguirmos, devemos evitar. Mas ninguém fica irritado e nervoso o tempo todo. A gente acalma depois de um tempo. E quando a calma chega, nós devemos refletir sobre nossas ações e voltar à prática das boas obras e do bom relacionamento. É com esse tipo de atitude que nós crescemos na perfeição divina. Quanto mais conseguirmos perdoar, mais nós nos aproximamos da perfeição cristã.

PORTANTO, CADA UM DE VÓS DEVE ABANDONAR A MENTIRA E FALAR A VERDADE AO SEU PRÓXIMO, POIS TODOS SOMOS MEMBROS DE UM MESMO CORPO. “ESTREMECEI DE IRA, MAS NÃO PEQUEIS”, ACALMAI A VOSSA RAIVA ANTES QUE O SOL SE PONHA, E NÃO DEIS LUGAR AO DIABO (EF 4:25-27).

Podemos alegar para a defesa da dureza de nossos corações que há limites para tudo, inclusive para o amor e para o perdão. Mas se Deus não é mentiroso, então que sejamos nós, porque a Palavra diz:

O AMOR JAMAIS MORRE (1 CO 13:8). TUDO SOFRE, TUDO CRÊ, TUDO ESPERA, TUDO SUPORTA (1 CO 13:7).

ENTÃO, PEDRO CHEGOU PERTO DE JESUS E LHE PERGUNTOU: “SENHOR, ATÉ QUANTAS VEZES MEU IRMÃO PECARÁ CONTRA MIM, QUE EU TENHA DE PERDOÁ-LO? ATÉ SETE VEZES?” E JESUS LHE RESPONDEU: “NÃO TE DIREI ATÉ SETE VEZES; MAS, SIM, ATÉ SETENTA VEZES SETE” (MT 28:21-22).

É difícil amar? É difícil compreender? É difícil perdoar? É difícil aceitar? Sim, meus queridos! Às vezes tudo isso é muito difícil. Mas mesmo que seja difícil, é necessário. Porque se formos capazes de termos esse tipo de atitude, isso apenas revela que nós não temos o espírito de Cristo. E podemos ter certeza de que não existe nada pior do que não ter Cristo, de verdade, em nossos corações.

VÓS, CONTUDO, NÃO ESTAIS DEBAIXO DO DOMÍNIO DA CARNE, MAS DO ESPÍRITO, SE É QUE DE FATO O ESPÍRITO DE DEUS HABITA EM VÓS. TODAVIA, SE ALGUÉM NÃO TEM O ESPÍRITO DE CRISTO, NÃO PERTENCE A CRISTO (RM 8:9).

E a mensagem é esta. Nós não somos perfeitos, mas devemos buscar a perfeição em todos os momentos de nossa existência. Perfeito não é apenas aquele que já alcançou a perfeição, mas também aquele que, reconhecendo-se imperfeito, não cessa de lutar para obter a perfeição e que, no dia a dia, vai procurando andar de acordo com aquilo que já tem aprendido.

Que Deus nos abençoe e nos ajude em nossa caminhada rumo à perfeição de Deus. Naquele dia, saberemos o que é ser perfeito, porque estaremos diante dele e seremos por Ele aperfeiçoados em tudo. Amém.

Nenhum comentário: