domingo, 3 de fevereiro de 2019

As opções eternas


As opções eternas

Izaias Resplandes de Sousa

Toda a criação existe por uma razão específica. Esse é o entendimento daqueles que são sencientes e defendem a teoria da utilidade, segundo a qual nada do que foi criado é sem sentido e sem razão de ser, sendo que cada criatura tem a sua missão de existência. Mas qual seria a missão de cada um?
O ser humano gasta muito tempo de sua vida apenas tentando descobrir a razão de sua existência. E não raro morre sem ter chegado a uma conclusão satisfatória. Muito já se tem escrito sobre esse assunto, mas o tema ainda continua a ser palpitante, principalmente porque vemos que ao nosso redor ainda existem muitas pessoas que estão “meio que perdidas”, sem saber o que fazer.
O profeta Isaías registra: TODOS NÓS ANDÁVAMOS DESGARRADOS COMO OVELHAS; CADA UM SE DESVIAVA PELO SEU CAMINHO. Isaías 53:6.
O apóstolo Paulo também registra: TODOS NÓS TAMBÉM ANTES ANDÁVAMOS NOS DESEJOS DA NOSSA CARNE, FAZENDO A VONTADE DA CARNE E DOS PENSAMENTOS. Efésios 2:3.
Assim caminha a humanidade. Às cegas. Muitas pessoas acreditam no determinismo, “princípio segundo o qual tudo no universo, até mesmo a vontade humana, está submetido a leis necessárias e imutáveis, de tal forma que o comportamento humano está totalmente predeterminado pela natureza, e o sentimento de liberdade não passa de uma ilusão subjetiva”.
Eu creio que a eternidade caracterizada pela existência de dois mundos separados e que poderiam ser chamados de “Mundo de Deus” e “Mundo do Diabo” será regida pelo determinismo do Criador. Mas creio que Deus não impõe a existência em qualquer desses mundos a ninguém e que eu poderei escolher em qual deles passarei a eternidade.
Creio que aquele que me criou tinha uma missão planejada para minha existência. Mas não creio que era sua intenção me envolver nessa missão sem qualquer discussão. Não creio que o meu Criador desejasse que eu fosse um ser passivo e compulsoriamente subserviente à sua vontade, que aceitasse sua proposta de vida sem mais, nem menos.
Tenho fundamentos para crer que Deus me criou dotado de livre arbítrio para decidir se faço a minha adesão ou não à sua proposta de vida.
Assim escreveu Josué: SE VOS PARECE MAL AOS VOSSOS OLHOS SERVIR AO SENHOR, ESCOLHEI HOJE A QUEM SIRVAIS; SE AOS DEUSES A QUEM SERVIRAM VOSSOS PAIS, QUE ESTAVAM ALÉM DO RIO, OU AOS DEUSES DOS AMORREUS, EM CUJA TERRA HABITAIS; PORÉM EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR. Josué 24:15.
E Jesus, por sua vez, disse assim: SE ALGUÉM QUISER VIR APÓS MIM, NEGUE-SE A SI MESMO, E TOME A SUA CRUZ, E SIGA-ME. Marcos 8:34.
Não estamos predestinados para viver onde não queremos. Deus nos oferece uma alternativa a seguir, mas nós temos plena e total liberdade para aceitá-la ou não. Deus estabeleceu um ordenamento para todos, tanto para os que quiserem viver com ele como para os que não quiserem, mas até que cheguemos à eternidade, ninguém estará obrigado a seguir qualquer deles de forma compulsória. Servir ou não a Deus é uma opção de vida para cada um de nós.
Salomão, defendendo a posição divina escreveu: PARA O ENTENDIDO, O CAMINHO DA VIDA LEVA PARA CIMA, PARA QUE SE DESVIE DO INFERNO EM BAIXO. Provérbios 15:24.
O próprio Jesus disse: ENTRAI PELA PORTA ESTREITA; PORQUE LARGA É A PORTA, E ESPAÇOSO O CAMINHO QUE CONDUZ À PERDIÇÃO, E MUITOS SÃO OS QUE ENTRAM POR ELA; E PORQUE ESTREITA É A PORTA, E APERTADO O CAMINHO QUE LEVA À VIDA, E POUCOS HÁ QUE A ENCONTREM. Mateus 7:13,14.
É fato que toda escolha tem as suas consequências. Salomão fala sobre “ir para cima” ou “ir para baixo”. Jesus fala em “caminho de perdição” e “caminho da vida”.
Salomão escreve mais e diz: HÁ UM CAMINHO QUE AO HOMEM PARECE DIREITO, MAS O FIM DELE SÃO OS CAMINHOS DA MORTE. Provérbios 14:12.
E Jesus coloca todas as cartas na mesa: EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE E A VIDA; NINGUÉM VEM AO PAI, SENÃO POR MIM. João 14:6.
É verdade que as opções bíblicas não parecem realmente opções, já que elas não apontam para o mesmo destino. O que se verifica é que, para “ir para cima” onde está a vida, a única opção que temos é Jesus. Todas as demais opções não levam para a vida, levam para “baixo”, para “a perdição”, para a “morte”, para o “inferno”, para o “lago de fogo”. De forma que as opções que nos são oferecidas se referem à vida e à morte. Para a vida só há uma escolha, que é seguir a Jesus. Apenas para a morte existem várias, ou seja, seguir qualquer caminho que não seja Jesus.
É de dizer que a morte não é o fim. O fato de uma pessoa ir para a perdição não quer dizer que tal pessoa deixe de existir, mas apenas que passará a sua eternidade no lugar de perdição. Pode ser que alguém faça essa escolha. E se fizer ela será respeitada para toda a eternidade.
Só haverá uma escolha final. E ela será gravada com o carimbo para sempre. De sorte que, após a nossa morte física prevalecerá essa escolha: VIDA ou MORTE. E aí, sim, passaremos a ser regidos pelo determinismo da opção que fizemos no exercício de nosso livre arbítrio. E não mudará nunca mais.
Jesus disse que no inferno “O FOGO QUE ARDE JAMAIS ARREFECE”, “OS TEUS VERMES DEVORADORES NÃO MORREM, E AS CHAMAS NUNCA SE APAGAM”. Marcos 9:43-44.
Ele também disse que na eternidade, o inferno, a Besta, o Falso profeta, o Diabo, os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que praticam imoralidade sexual, os bruxos e ocultistas, os idólatras e os mentirosos  serão atormentados dia e noite pelos séculos dos séculos no lago que arde perpetuamente em meio ao enxofre.
E A BESTA FOI PRESA, E COM ELA O FALSO PROFETA, QUE DIANTE DELA FIZERA OS SINAIS, COM QUE ENGANOU OS QUE RECEBERAM O SINAL DA BESTA, E ADORARAM A SUA IMAGEM. ESTES DOIS FORAM LANÇADOS VIVOS NO LAGO DE FOGO QUE ARDE COM ENXOFRE. Apocalipse 19:20.
E O DIABO, QUE OS ENGANAVA, FOI LANÇADO NO LAGO DE FOGO E ENXOFRE, ONDE ESTÃO A BESTA E O FALSO PROFETA; E DE DIA E DE NOITE SERÃO ATORMENTADOS PARA TODO O SEMPRE. Apocalipse 20:10.
E A MORTE E O INFERNO FORAM LANÇADOS NO LAGO DE FOGO. ESTA É A SEGUNDA MORTE. Apocalipse 20:14.
MAS, QUANTO AOS TÍMIDOS, E AOS INCRÉDULOS, E AOS ABOMINÁVEIS, E AOS HOMICIDAS, E AOS QUE SE PROSTITUEM, E AOS FEITICEIROS, E AOS IDÓLATRAS E A TODOS OS MENTIROSOS, A SUA PARTE SERÁ NO LAGO QUE ARDE COM FOGO E ENXOFRE; O QUE É A SEGUNDA MORTE. Apocalipse 21:8.
Como se vê, o inferno e o Lago de Fogo são ambientes de castigo eterno. E pelo que Jesus disse é muito fácil chegar lá. E muitos chegarão. Mas não porque Deus quis assim e sim porque essa foi a escolha feita. O Lago de Castigo não é a única opção que temos.
Entre as opções de existência na eternidade está a de viver ao lado de Deus, em uma das moradas que Jesus foi preparar para os que fizerem essa escolha. Segundo a Bíblia esse lugar é muito especial.
NA CASA DE MEU PAI HÁ MUITAS MORADAS; SE NÃO FOSSE ASSIM, EU VO-LO TERIA DITO. VOU PREPARAR-VOS LUGAR. E QUANDO EU FOR, E VOS PREPARAR LUGAR, VIREI OUTRA VEZ, E VOS LEVAREI PARA MIM MESMO, PARA QUE ONDE EU ESTIVER ESTEJAIS VÓS TAMBÉM. João 14:2,3.
EIS AQUI O TABERNÁCULO DE DEUS COM OS HOMENS, POIS COM ELES HABITARÁ, E ELES SERÃO O SEU POVO, E O MESMO DEUS ESTARÁ COM ELES, E SERÁ O SEU DEUS. E DEUS LIMPARÁ DE SEUS OLHOS TODA A LÁGRIMA; E NÃO HAVERÁ MAIS MORTE, NEM PRANTO, NEM CLAMOR, NEM DOR; PORQUE JÁ AS PRIMEIRAS COISAS SÃO PASSADAS. Apocalipse 21:3,4.
É de ver que embora Deus não obrigue os homens a escolher a vida, no mundo eterno criado por ele só existem essas duas opções de existência: o céu e o inferno, a vida e a morte, a salvação e a perdição. E serão dois mundos distintos, cada um com suas regras: o mundo dos que forem leais a Deus e o mundo dos que forem leais ao Diabo. Nos dias atuais, os habitantes desses dois mundos convivem, mas quando chegar o momento do juízo final, cada um seguirá o seu destino e nunca mais se encontrarão na criação de Deus.
O profeta Ezequiel transmite a mensagem de Deus a todos os homens, dizendo:
EIS QUE TODAS AS ALMAS SÃO MINHAS; COMO O É A ALMA DO PAI, ASSIM TAMBÉM A ALMA DO FILHO É MINHA: A ALMA QUE PECAR, ESSA MORRERÁ. LANÇAI DE VÓS TODAS AS VOSSAS TRANSGRESSÕES COM QUE TRANSGREDISTES, E FAZEI-VOS UM CORAÇÃO NOVO E UM ESPÍRITO NOVO; POIS, POR QUE RAZÃO MORRERÍEIS, Ó CASA DE ISRAEL? PORQUE NÃO TENHO PRAZER NA MORTE DO QUE MORRE, DIZ O SENHOR DEUS; CONVERTEI-VOS, POIS, E VIVEI. Ezequiel 18: 4, 31,32
E então é isso. A missão de um homem é descobrir qual será o caminho a percorrer em direção à eternidade, a qual começará ao término de sua vida carnal.
Há duas opções de eternidade: a vida e a morte. Cada um deve analisar, escolher e seguir desde agora o caminho que o levará ao seu destino. Que cada um de nós faça sua análise e sua escolha e faça o que deve ser feito para alcançar aquilo que o seu coração desejar.
Ao encerrar essa mensagem, quero repetir com Josué:
SE VOS PARECE MAL AOS VOSSOS OLHOS SERVIR AO SENHOR, ESCOLHEI HOJE A QUEM SIRVAIS; SE AOS DEUSES A QUEM SERVIRAM VOSSOS PAIS, QUE ESTAVAM ALÉM DO RIO, OU AOS DEUSES DOS AMORREUS, EM CUJA TERRA HABITAIS; PORÉM EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR. Josué 24:15.
Também quero repetir com Jesus:
EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE E A VIDA; NINGUÉM VEM AO PAI, SENÃO POR MIM. João 14:6.
E finalmente, quero repetir as palavras de Deus através de Ezequiel:
EIS QUE TODAS AS ALMAS SÃO MINHAS; COMO O É A ALMA DO PAI, ASSIM TAMBÉM A ALMA DO FILHO É MINHA: A ALMA QUE PECAR, ESSA MORRERÁ. LANÇAI DE VÓS TODAS AS VOSSAS TRANSGRESSÕES COM QUE TRANSGREDISTES, E FAZEI-VOS UM CORAÇÃO NOVO E UM ESPÍRITO NOVO; POIS, POR QUE RAZÃO MORRERÍEIS, Ó CASA DE ISRAEL? PORQUE NÃO TENHO PRAZER NA MORTE DO QUE MORRE, DIZ O SENHOR DEUS; CONVERTEI-VOS, POIS, E VIVEI. Ezequiel 18: 4, 31,32
Que Deus nos abençoe em nossa escolha e nos ajude em nossa jornada para implementá-la. Amém!

Nenhum comentário: