quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Aldeia Limão Verde - Capacitação

 Capacitação na Aldeia Terena do Limão Verde, município de Aquidauana,MS
Dias 05 e 06 de outubro de 2018

A UMNT em parceria com a APEC/MS realizou nos dias 05 e 06 de outubro de 2018, capacitação para professores e líderes de crianças, na Aldeia Terena do Limão Verde, município de Aquidauana,  MS. A capacitação foi dada pela missionária da UMNT, Rosangela Lins Almeida, a qual também é professora auxiliar credenciada pela Apec Nacional.

Na região onde está localizada a aldeia Limão Verde há mais três aldeias terenas, a do Córrego Seco, Cruzeiro e Buritizinho. Vivem naquela região, mais de 2.000 indígenas da etnia Terena.
Participaram da capacitação 17 líderes, entre eles o líder da aldeia, Pr. Jonas Reginaldo, sua esposa, missionária Adair Martins Reginaldo e dois de seus filhos: Tafnes e Jonathas.
 Pr. Jonas Reginaldo, sua esposa, missionária Adair Martins, 
líder da aldeia,

Os terenas são estudiosos, especialmente os que são convertidos. Nos primórdios da evangelização entre eles, quando lhes foi perguntado o que eles queriam, disseram: “Queremos um professor”. O Pr. Jonas Reginaldo é professor dos terenas no IBCB (Instituto Bíblico Cades Barnéia). Sua esposa, a missionária Adair tem magistério está concluindo dois cursos superiores: serviço social e pedagogia. 

Os participantes com suas apostilas.




 No Buritizinho há uma rádio comunitária que é utilizada para pregação do evangelho e um posto de saúde, devidamente equipado, o qual é atendido por um médico e um dentista.
 Rádio da Comunidade 


 No intervalo um pouco de atividade artística 

 A UMNT, sempre apoiada pela liderança e irmãos da igreja Neotestamentária da Planalto, bem como também da Neotestamentária de Corumbá (por ocasião dos 100 anos dos Terena) e pela missionária Fleudina Maria Prudente Quintanilha, da APEC MS, já tem participado de eventos e treinamentos entre os Terena.


O Pr. Jonas Reginaldo, após uma palestra dada pela missionária Rosangela, na qual ela enfatizou a importância de UMA criança e o porquê ela deve ser evangelizada, sentiu-se tocado por essa palavra. A partir daí viu a necessidade de formar equipes para trabalhar com crianças. Segundo ele, hoje, no Limão Verde, todos os sábados, à tarde, eles trabalham com uma média de 60 crianças de 05anos até adolescentes de 15 anos. As outras duas aldeias, Córrego Seco e Cruzeiro também implementaram o trabalho com crianças tendo uma média de 40 crianças em cada uma. 

                


 Os participantes da capacitação - atentos no que a missionária Rosangela ensinava.









Dia 05, a noite, ministrei uma palavra de edificação aos irmãos presentes.

 Ficaram duas irmãs a disposição na cozinha para fazer o lanche e almoço para o jovens.


Agrademos de coração o carinho e amor dos irmãos Terena do Limão Verde.
Missionário Isaias 

Nenhum comentário: