sábado, 23 de dezembro de 2017

Dezembro o mês da Luz

"Graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas, para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.( Lc1:78,79) 
Estamos em um período do mês em que se faz mais o uso da luz,por onde andamos vemos luzes de todas as cores, cada uma mais atraente que outra, enfim, é o mês da luz. 
Luz, significa: calor, saúde, visão. Em suma, vida.
A primeira palavra criativa de Deus, foi a luz. "Disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gn1:3). A luz foi uma resposta de Deus ao domínio das trevas. Sem ela, os passos seguintes seriam sem significado. Ela foi a forma, o alicerce, fundamental para a existência do Universo.
A Luz é essencial para a evolução da vida na terra. É lá que faz o processo da fotossíntese ( Processo pelo qual as plantas verdes e algumas bactérias geram carboidratos a partir do dióxido de carbono, de água e sais inorgânicos, usando a luz solar como fonte de energia), o processo pelo qual as plantas ao receberem a luz(energia), crescem e eventualmente produzem alimentos para outras criaturas através da cadeia alimentar. Os raios infravermelhos nos dão calor de que necessitamos para viver, enquanto a luz visível é a parte do aspectro que nossos olhos precisam para enchergar e que também regula nosso rítimo biológico, chamado circadiano. Nosso humor e sensação de bem-estar, também podem ser afetados pela luz visível. A privação de luz, pode causar um tipo de depressão de inverno conhecida como: distúrbio afetivo sazonal. Pequenas quantidades de radiação UV, promovem a síntese ( fabricação) de vitaminas na pele. Está vitamina, fortalece os ossos e portanto, evita o raquetismo ( doença do período do crescimento, caracterizada por deformações do esqueleto, enfraquecimento geral, dores musculares e etc...
A luz serve para: iluminar, aquecer, esclarecer, dar segurança, trazer vida, saúde, direcionar e alegrar o ambiente. Pense o que seria de nós sem luz? Sem luz eu não escreveria a respeito da mesma, vocês não estariam lendo esta mensagem usufruindo de um ar- condicionado agradável!
De todos os seres vivos do planeta, pouquíssimos são os que podem viver sem luz. Para nós seres humanos, a luz é crucial.
Infelizmente, milhões de seres humanos vivem imersas em verdadeira escuridão espiritual. Jesus disse em João 8:12" Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida". Uma vida é tomada por trevas enquanto dominada pelo pecado. João 3:19-21 diz:" O julgamento é este: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal, aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas  as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus". Como necessitamos de Deus amados!
Quem viver em trevas, está inserido no reino das trevas, tal reino, consiste numa região de morte, dor, sofrimento e tristeza. Jesus veio nos livrar do império das trevas. " O povo que jazia em trevas viu grande Luz, e os que viviam na região e sombra da morte, resplandeceu- lhes a luz"(Mt4:16). Como me regozijo por isso! Ainda mais! " dando graças ao Pai que nos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na Luz. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.( Cl1:12-14). Trevas, simboliza pecado, todo tipo de depravação. Os mundos materiais torna-se possíveis mediante o ato criativo de Deus que produz luz. Exatamente a mesma coisa se dá no caso de sua criação espiritual. Sem a luz do sol, não poderia haver vida física na terra. Sem Jesus, que é a Luz do mundo, não poderia haver vida espiritual. Jesus, a verdadeira luz, ilumina e elimina as trevas do mal. " Ora, a mensagem que da parte dele temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhuma".( 1Jo1:5). Jesus disse mais:" Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas".(Jo12:46) 
Ao crermos em Jesus Cristo, recebemos a luz e nessa luz caminhamos às moradas celestiais, ao reino da luz( 1Pe2:9).
Que regozijo tenho caminhando com Jesus! 
" Ao único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais vou, nem é capaz de ver. A ELE HONRA E PODER ETERNO. AMÉM (1Tm 6:16) 

Nenhum comentário: