segunda-feira, 2 de novembro de 2015

A formação dos obreiros para a obra

Missionários: Marinalva e Paulo Moraes, José Maria Iturriaga, Elizabete e Ademar Soares, Zigomar Oliveira, Isaias e Rosângela Almeida
Poxoréu, MT, 01/11/2015. O dia amanheceu lindo no Acampamento Rio dos Crentes. O sol apareceu, dando o seu brilho para acolher aos participantes do XLI Encontro de Lideranças Neotestamentárias, realizado nessa cidade. Após os hinos e as orações, coordenadas pelo missionário Isaias Almeida, o missionário Zigomar Oliveira trouxe uma breve reflexão para os participantes do XLI Encontro de Lideranças Neotestamentárias que continuou neste dia.
Missionário Zigomar Oliveira Silva
Em sua reflexão, Zigomar observou que na distribuição de folhetos é costume encontrar pelo caminho outros folhetos, distribuídos por outros grupos, largados aqui e acolá,  dando a impressão de que nem foram lidos. Isso também acontece nas redes sociais, quando recebemos ou quando enviamos textos que também não são lidos porque são muito grandes, ou por qualquer outra razão. Isso leva às perguntas: Por que a mensagem distribuída não é apreciada? Por que as pessoas não sentem o desejo de se saciar com o alimento e a água espiritual que lhes são oferecidas?
Jair, Joana, Eurípedes, Idivaldo e Nelci Teodoro
Percebe-se que poucos têm vontade de saber o que dizem os folhetos e as mensagens distribuídas. O feedback é pequeno. É possível que também haja nisso alguma responsabilidade da parte dos irmãos que estão realizando a evangelização da humanidade e o pastoreio das ovelhas alcançadas.
Valmi, José carlos, Antônio Júlio, Paulo Moraes e Altamiro Luz
O texto de Jo 10:1-18 nos mostra qual é a relação entre o pastor e as ovelhas. Quando aquele fala, as ovelhas reconhecem a sua autoridade e ouvem a sua voz. E por que não estão ouvindo? Por que muitas ovelhas estão se dispersando por seus próprios caminhos e se perdendo, comendo ervas daninhas em pastos ruins? É possível que isso esteja acontecendo por falta de um pastor eficiente que as conduza aos verdes pastos. Normalmente, nós vemos uma grande preocupação dos obreiros em ganhar as almas, em alcançar os de fora e, muitas das vezes, se descuidando dos de dentro. Devemos  fazer uma coisa, sem nos descuidar da outra. E em qualquer delas, antes de tudo, devemos buscar obter a preparação adequada para o trabalho.
Missionários Marinalva e Paulo César Moraes, de Rondonópolis, MT
O missionário Paulo César Moraes, lendo Lc 14:28-33, observou que a liderança está preocupada em realizar a obra de Deus, mas tem dificuldades em fazer projetos para levar a cabo essa intenção.
Valmi, Paulo Moraes e Altamiro Luz
Segundo Paulo, a Palavra nos ensina que devemos planejar as nossas ações. Tudo que Deus fez foi devidamente planejado antes de realizar. Temos outras referências bíblicas sobre isso, como por exemplo, na expressão “antes da fundação do mundo” vista em Ef 1.4, 1 Pe 1:20; e, também, na expressão “Deus antes preparou” em 1 Co 2:9; Ef 2:10.
Missionários Bete e Ademar Soares
Quando Deus pensou em criar o mundo, em salvar o homem, em traçar um caminho para este e em todas as suas demais ações, Ele, antes de tudo, fez o projeto de sua pretensão. Isso é compreensível, pois Ele não iria nos mandar fazer projetos sem que, antes, desse um exemplo dessa prática. Nós já conhecemos como Jesus criticou aqueles que mandavam as ovelhas fazerem, mas que não faziam nada a respeito. O líder não é aquele que simplesmente manda fazer, mas aquele que vai na frente, ensinando pelo exemplo. Jesus, como Deus Filho fez e disse: “eu vos dei o exemplo” (Jo 13:15). Paulo também agiu assim (At 20:35).
Pr. Eurípedes e Creuza de Oliveira, da Neo de Rondonópolis, MT
Quando Deus chamou Abraão Ele tinha um projeto para sua jornada; quando determinou a Moisés que retirasse o seu povo do Egito, também tinha um plano. Assim, também a Igreja precisa fazer projetos daquilo que deseja alcançar. Os líderes precisam oferecer um bom alimento para os irmãos, um alimento que seja desejado, que atenda às suas necessidades.
Gabriel e Jônatas
O irmão Paulo testemunhou que está buscando obter uma melhor qualificação para o exercício do trabalho e disse que outros irmãos também estão fazendo o mesmo. "Isso talvez não venha resolver todos os nossos problemas, mas, com certeza ajudará", disse ele. Outros irmãos também se manifestaram sobre o tema, deixando a sua contribuição pessoal ao estudo.
Prof. Izaias Resplandes, de Poxoréu, MT
O prof. Izaias Resplandes, manifestando-se, disse que a qualificação precisa ser desejada. E aquele que a deseja deve ter a prontidão para isso. É preciso estar acessível. Fp 2:3 nos orienta nesse sentido. 
Sebastião dos Santos. Atrás: Zigomar, Altivo e Mathilde Santos
Segundo Resplandes, um sábio disse que “ninguém é tão sábio que não tenha o que aprender com outrem, ou tão humilde que não tenha algo para ensinar aos demais”.
Missionário José Maria Iturriaga, da Argentina
Na verdade, todos nós podemos ensinar a todos os demais e também aprender com todos eles. Muitos pensam que o ensino consiste em saber muitas teorias. É claro que isso também é ensino, mas o melhor ensino é aquele que é dado pela vivência e pelo exemplo. Mt 7:12 nos diz para tomarmos a iniciativa. A pedagogia do exemplo é superior à pedagogia do gogó.
Pr. Honório Neto
O pr. Honório Neto, contribuindo, disse que  o líder deve cuidar dele mesmo; cuidar de sua saúde física e mental. O espiritual e o intelectual são aspectos muito importantes da formação, mas o físico não é prescindível. Devemos ir ao médico, ver o nosso estado e nos cuidar. Um líder doente não vai conseguir realizar grandes coisas.

Em resumo: O líder tem uma responsabilidade com todos, mas principalmente com os da família da fé. Não apenas o pastor, mas cada um de nós tem o dever de cuidar de si e dos demais (Gl 6:9-10). Para tanto, deve preparar-se adequadamente, em todos os sentidos, adquirindo formação adequada para tal ministério, dispondo-se para aprender antes de ensinar. É necessário que seja um obreiro aprovado na teoria e na prática (2 Tm 2:15). E ainda: uma vez estando pronto, não deve esquecer de planejar suas ações antes de partir para a execução das mesmas.

Nenhum comentário: