segunda-feira, 24 de novembro de 2014

LX Encontro de Liderança Neo Testamentárias

Teve início na tarde de 14/11/2014, às 15 h, em Poxoréu, MT, no Acampamento Rio dos Crentes, em Poxoréu, MT, o XL ENCONTRO DE LIDERANÇAS NEOTESTAMENTÁRIAS. O evento foi presidido pelo Miss. Isaías da Silva Almeida, Presidente da UMNT e secretariado pelo Prof. Izaias Resplandes de Sousa, da Neo de Poxoréu, MT. 


 No primeiro dia contou-se com a participação de seis membros da UMNT: Isaías da Silva Almeida, Otoniel Peña Mapatoto, Zigomar Oliveira Silva, Ademar Soares de Lima e sua esposa Elisabete Silva, Paulo César Moraes e sua esposa Marinalva Moraes. Também estiveram presentes na abertura  nove pastores, um diácono e mais sete lideranças da região de Jaciara, Primavera do Leste, Rondonópolis e Poxoréu.



Dezesseis de novembro de 2014. O dia amanheceu ensolarado em Rio dos Crentes. No primeiro momento de reflexão, o amado irmão Isaías da Silva Almeida, Presidente da UMNT fez uma série de “Considerações aos Pastores, missionários, diáconos e demais lideranças presentes” no quadragésimo encontro de lideranças neotestamentárias.
À luz de Atos 20:28 mostrou a importância de que cada um cuide de si com diligência, para que não caia em tentação. Complementou com 1 Tm 4:16, observando que o obreiro deve se cuidar, tanto de sua saúde, como para atender às suas necessidades fundamentais e de tudo o mais, para que também possa realizar satisfatoriamente a missão que Deus lhe confiou. Portanto, o obreiro não deve ser privado e nem deve privar sua parceira na satisfação das necessidades que um tem do outro, em todas as áreas de seu relacionamento, para que a união do casal permaneça estável e o seu trabalho não sofra solução de continuidade. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”, Mt. 26:41.
Um outro perigo que a liderança enfrenta é a vaidade do poder, a soberba, o achar de si mais do que convém. Não olvidemos que o poder emana de Deus e o poder que temos não nos foi dado para a nossa glória, mas a glória de Deus. Pv. 18:12 nos diz que “o coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade”. E, de igual modo  Pv 16:18 nos diz que “a soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda”. Como atalaia, o missionário avisou aos irmãos presentes sobre os riscos a que todos estamos sujeitos, principalmente através dos meios de comunicação. Devemos ser cautelosos no uso das diversas mídias. Vários irmãos também falaram a respeito dessa questão. E a conclusão é que há perigo por todos os lados e devemos constantemente estar vigiando e orando para que Deus nos livre desses perigos. E quanto ao uso de todas as coisas, um irmão completou que a parte que nos cabe é a ordem, a decência e a moderação.

Diácono Jair Lomeu, Sebastião e Ananete Mariberto, Pr. Ivon Pereira, Mis Elizabeti e Ademar Soares, Pr. João Rita.

Otoniel Peña Mapatoto
Após o intervalo, o Missionário OTONIEL PEÑA MAPATOTO, da BOLÍVIA, esposo de Ivy Joana, neta do Missionário Genaro Moreno, usou a palavra, dizendo que já faz um ano que, pela graça de Deus, está trabalhando em Santa Cruz de La Sierra, como missionário da UMNT. Segundo ele, ali se reúnem de 15 a 25 pessoas, sendo que, recentemente, realizou batismo de três pessoas. Ele tem dois filhos, sendo Kristen Zoé (dois anos) e Josué (4 meses). Rogou orações por eles, para que Deus lhes dêem força, sabedoria e discernimento para continuarem a obra que tem começado ali na Bolívia. Ao finalizar sua fala, fez um convite para os irmãos visitarem a Bolívia e também cooperar com a obra naquele país.

Pr. Antônio Torrezan dando explicação para a realização do Acampamento dos Jovens a ser realizado em 2015 no Acampamento Rio dos Crentes.  


O Pr. Délcio Vesenick discorreu sobre a possibilidade de que o Retiro de Jovens também pudesse ser realizado em Corumbá, MS, na Chácara Portal da Fé. Sendo aprovada a ideia, esse Retiro seria realizado trienalmente em cada um dos três lugares: Campo Grande, Corumbá e Poxoréu. A conclusão foi no sentido de que a experiência de 2015 servirá de tônica para onde e como sejam realizados os futuros retiros da mocidade neotestamentária.

Mis, Zigomar de Oliveira Silva
Quinze de novembro de 2015. O raiar do dia encontrou os irmãos conversando com Deus, em Rio dos Crentes, Poxoréu, MT. Ato contínuo, já renovados espiritualmente e devidamente alimentados, reiniciaram o temário do XL Encontro de Lideranças Neotestamentárias. Antes de tudo, o Missionário Zigomar Oliveira Silva fez uma reflexão bíblica a partir do capítulo 3 de Tiago, tratando acerca da verdadeira sabedoria e pedindo-a a Deus para todos os obreiros presentes. 
Discorreu na necessidade das igrejas se atualizarem com relação a documentação como estatuto, mesa administrativa. Porque quando vierem a precisar se não estiver atualizado terá dificuldade para agilizar a documentação da igreja.



Pr. Eliseu Campos
À noite, o Pr. Eliseu Campos deu continuidade ao desenvolvimento do temário, falando sobre a Equipe JOCUM – Jovens Com Uma Missão. Trata-se de uma escola que prepara jovens para o campo missionário. Esse grupo esteve trabalhando em Corumbá, MS, apoiando no trabalho da Igreja Neotestamentária da Rua Frei Mariano, região central da cidade. Nesse trabalho, a Equipe da JOCUM teve entre seus líderes, o jovem Diogo Vesenick, filho do Pr. Délcio Vesenick e Rosely Campos. O projeto dos jovens da JOCUM foi também apoiado pela Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, a qual liberou a entrada da Equipe nas escolas municipais (um total de 23 unidades) e também nas escolas particulares e outros importantes lugares da cidade. Durante os 40 dias (10/05 a 19/06/2014) em que o grupo trabalhou em Corumbá, alcançaram 5.600 pessoas, distribuíram 4.800 folhetos e também bolas nas escolas, bem como visitaram hospitais, creches e centro espíritas, entre outras atividades.
Desde os 40 dias de atividades com a Equipe JOCUM, a Igreja Neotestamentária da Frei Mariano está desenvolvendo, em continuidade, o Projeto Igreja no Lar, visitando as pessoas cadastradas durante aqueles dias de trabalho. No total, 28 irmãos da igreja local, divididos em 10 grupos, estão participando dessa atividade, estabelecendo vínculos com as pessoas cadastradas e desenvolvendo a sua evangelização e discipulado aos que se convertem, alguns dos quais já estão participando das atividades normais da igreja.

Pr. Sebastião Mariberto e sua esposa Ananete

Pr. Sebastião Santos e sua esposa  Ivanice

 
Pr. Euripedes Oliveira, Antônio Julio Pinto, Sebastião dos Santos, Mis. Otoniel Peña e secretário Izaías Resplandes.

Pr. Antônio Júlio Pinto, João Rita, Mis. Paulo Moraes, Pr. Sebastião Santos, Edmir Almeida Cordeiro e  Dorisvaldo 


Pr. Euripedes de Oliveira, Edmar Cunha, Zigomar e Dorisvaldo.

Prosseguindo, o Missionário Isaias Almeida fez a mediação do tema “LITERATURA”. Começou pela revista “O Noticiário Evangélico”. Apresentou a necessidade de se atualizar o valor da revista para o ano de 2015, a fim de poder cobrir as despesas de produção e envio das mesmos às igrejas. O valor da assinatura passará a R$ 30,00 por ano. Também relatou que a partir do ano vindouro, a responsabilidade pela edição ficará a cargo do Missionário Zigomar Oliveira Silva, que o editará também em espanhol. Os participantes do encontro se manifestaram a respeito dos assuntos que poderão ser publicados tanto na revista “O Noticiário Evangélico”, como também no “Blog da UMNT”.
O livreto “Fazei Discípulos”, um clássico da literatura neotestamentária, foi novamente apresentado, destacando-se sua importância para o discipulado dos novos convertidos. Os irmãos se manifestaram sobre o uso e a utilidade dessa publicação, a qual tem ajudado muitos a se firmar nos caminhos do Senhor. Ato contínuo, fez-se a divulgação do livro escrito pelo Missionário Zigomar Oliveira, intitulado “Deus não faz o que você pode  fazer”, o qual deverá ser lançado no Retiro de Famílias de Corumbá, MS, em 2015. Os irmãos foram consultados pelo mediador, acerca da disponibilidade para aquisição e divulgação dessa obra, informando que cada livro requererá um investimento de R$ 25,00. Pediu o apoio de todos para esse importante trabalho.
Ainda dentro dessa temática, o irmão Isaías Almeida também falou sobre um CD produzido por irmãos do Paraguai. Consultou os irmãos sobre a possibilidade de se trazer esse material para ser comercializado durante o retiro de 2015. Nas manifestações, todos foram favoráveis não somente a essa obra, mas a todas as demais que, de alguma forma contribui para a edificação do povo de Deus.
Por último, Almeida discorreu sobre os “Estudos Bíblicos” de Benjamim Fay, já publicados em livro e que em breve será reproduzido em mídia digital. É um conjunto de estudos que pode ser lido em um intervalo de tempo de cinco anos, fazendo um estudo por semana.


Mis. Ademar e sua esposa
Elizabeti 

Mis. Zigomar de Oliveira Silva, Pr. Sebastião  e esposa, Pr. Edmir Almeida Cordeiro

Na continuidade, o Pr. Edimir Cordeiro discorreu acerca do trabalho que realiza no bairro Nova Corumbá e na Chácara Portal da Fé, na cidade de Corumbá, MS. Quinze membros efetivos se reúnem nesse último local. Neste ano de 2014 realizaram ali a EBF, da qual participou um grande número de crianças da redondeza. Durante seu relato, irmão Edimir mostrou slides de apresentação das pessoas e das instalações existentes na chácara Portal da Fé, bem como das que ainda estão sendo realizadas. Falou dos projetos que têm para aquele local.


E assim, em um clima de harmonia, foi encerrado o XL Encontro de Lideranças Neotestamentárias, em Poxoréu. Entre obreiros e equipe de apoio, participaram do Encontro as seguintes pessoas: Miss. Otoniel Mapatoto (Bolívia); Pr. Edimir Cordeiro, Pr. Eliseu Campos e Diácono Rogério Campos (Corumbá, MS); Pr. Délcio Vesenick, Pr. Antônio Torrezan e Mis. Isaias Almeida (Campo Grande, MS); Pr. Eurípedes Ricardo, Diácono Altivo dos Santos e sua esposa Mathilde Paulo, Pr. Juscelino e sua esposa Milca, Pr. Sebastião dos Santos e sua esposa Ivanice, Mis. Paulo Moraes e sua esposa Marinalva (Rondonópolis, MT), Pr. Sebastião Mariberto e sua esposa Ananete, irmão Silas, com sua esposa Marlene e filhos (Nova Olímpia, MT), Mis. Ademar e sua esposa Elisabeti (Tangará da Serra, MT), Pr. Antônio Júlio e Pr Ivon Silva (Cuiabá, MT), Pr. João Rita e o irmão Dorisvaldo (Jaciara, MT), irmão Valmi e sua esposa Imirene e o irmão Altamiro Luz (Primavera do Leste, MT), Prof. Izaias Resplandes e sua esposa Maria de Lourdes, o José Carlos e sua esposa Neide (Poxoréu, MT), bem como o irmão Edmar e sua esposa Marlene (de Lucas do Rio Verde, MT).

Nenhum comentário: