terça-feira, 16 de abril de 2013

CERTEZA.

Para ver se, de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Fp. 3:11.

Será que o apóstolo Paulo não tinha certeza da sua ressurreição?
Ele tinha dúvidas a respeito de sua salvação? O que ele quer dizer quando diz no verso 13: “irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado...”?
O apóstolo Paulo não tinha dúvidas quanto à sua salvação e também participação na ressurreição dentre os mortos.  Ele não estava colocando em dúvida se iria alcançá-la, mas que até lá ainda passaria por dificuldades. Numa tradução melhor seria assim: "Para que, não importa como, eu chegue à ressurreição dentre os mortos".
O apóstolo está falando da "ressurreição DENTRE os mortos", e não da "ressurreição dos mortos". A ressurreição DENTRE os mortos acontece no arrebatamento, quando alguns que estão entre os mortos serão ressuscitados. 1 Ts. 4:16,17.  A ressurreição dos mortos ocorre no juízo final, no Grande Trono Branco.  Ap. 20:11-15. Mas aí não será uma ressurreição para salvação, mas apenas para condenação; para Deus lavrar a sentença daqueles que não foram salvos em vida. No grande trono Branco não será julgado nenhum salvo. Ali todos serão réus, todos culpados e, portanto, todos serão condenados.
Precisamos lembrar-nos das regras na interpretação das Sagradas Escrituras. Comparar o versículo com o texto, o texto com o contexto e o contexto com todo ensinamento geral das Escrituras. Do contrário, vamos achar que a Bíblia se contradiz. O mesmo apóstolo Paulo escreveu: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo”. Rm. 5:1. Justificar é  tornar justo! Se somos justos, somos salvos e, com certeza temos parte na ressurreição ou seremos arrebatados.  E ainda: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus, não de obras para que ninguém se glorie”. Ef. 2:8,9.
E Ele mesmo mostra todo o método de salvação em Ef.  2, falando ainda da nossa posição em Cristo Jesus. Mostrando que nós que éramos mortos, fomos vivificados em Cristo e, pela graça somos salvos. V. 5 e inclusive diz no verso 6 “E nos RESSUSCITOU e nos fez assentar nos lugares celestiais”! No capítulo cinco de Romanos Pala fala todo tempo de justificação pela graça e obra do nosso Senhor Jesus Cristo. No mesmo livro de Filipenses Paulo diz no capítulo 1:21: “Porque para mim, o viver é Cristo e o morrer é ganho”


Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Fp 3:12.
Nesta passagem está claro que Paulo não está falando de uma perfeição, através da qual poderemos chegar a salvação e a ressurreição sem pecado.  Somos aperfeiçoados em Cristo Jesus! Em Hb. 10:14, que provavelmente foi escrito pelo Apóstolo Paulo está escrito que fomos aperfeiçoados numa só oblação, para sempre! Para a salvação nossa, isto é o suficiente porque foi feita, oferecida, por Cristo Jesus! E como diz em 2 Co. 5:17, “Se alguém está em Cristo é nova criatura e tudo nele se torna novo”!  No próprio texto de filipenses no versículo 15 Paulo diz: “Por isso todos quantos SOMOS PERFEITOS...
O que Paulo nega ter já alcançado é a perfeição final, quando tiver sido ressuscitado dos mortos. Quando receberá um corpo incorruptível. Mas declara que está caminhando para lá. Ele está falando da ressurreição “dentre” os mortos. Assim como Cristo foi ressuscitado como primícias dos que dormem. Ele está falando da virtude e do poder que se manifestou em Cristo Jesus ressuscitando-o dentre os mortos e colocando-o a direita de Deus. Ef. 1:19:20. Paulo mesmo exorta para que sejamos seus imitadores assim como ele era de Cristo. 1 Co. 11:1.
Amados, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque assim como Ele é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro. 1 Jo. 3:2,3.




Nenhum comentário: