sábado, 4 de outubro de 2008

A Matemática Jurídica das eleições no Brasil

Essa é a matemática das eleições. É coisa que não se costuma ensinar em sala de aula. Isso não se deve apenas à complexidade dos cálculos, mas principalmente à resistência aos temas políticos. Há uma crença estúpida de que não se deve falar sobre política em certos lugares como na escola ou na igreja. Isso é um absurdo. Tanto a Escola quanto a Igreja, são centros de educação por excelência, nas quais se deve ensinar tudo o que as pessoas efetivamente precisam aprender. É evidente que esses não são locais para a realização de campanhas político-partidárias. Mas não se pode subtrair deles o status de tribuna educativa. Sendo conduzidas de forma responsável, a temática pode ser explorada com grandes resultados, conforme tivemos a oportunidade de verificar em aulas ministradas aos alunos do 2º ano da EE. Pe. César Albisetti e EE Profª Juracy Macêdo, bem como na Igreja Neotestamentária em Poxoréu, MT. Houve muito interesse e participação por parte dos alunos, sendo o processo acompanhado por professores convidados. Entendemos que este é um dos assuntos que podem melhorar o interesse do corpo discente pelas aulas de matemática, normalmente consideradas pedantes e tradicionais, além de possibilitar uma melhor compreensão das questões inerentes ao exercício da cidadania no regime democrático.

Lei mais em: http://recantodasletras.uol.com.br/textosjuridicos/1211131

2 comentários:

Rosangela Lins Almeida disse...

Querido professor Izaias, que artigo elucidativo e muito apropriado para a época. Eu comentei com o Luiz Roberto hoje, que não entendia essa questão da pessoa ter mais votos e não se eleger. Agora entendi. Ainda que me confunda toda esse conceito de maioria simples e maioria absoluta. Só você professor e sua matemática para nos explicar tão bem.
Visitei hoje o recanto das letras
e gostei.
Um abraço

Prof. Izaias Resplandes disse...

Valeu. Obrigado pela visita. Acho que temos muitos espaços que podem ser explorados. O que a gente precisa é de tempo e dedicação.Até breve.