domingo, 6 de março de 2022

A fala equilibrada

 

A FALA EQUILIBRADA

Izaias Resplandes de Sousa


A maioria das pessoas gosta de falar, de ensinar, de corrigir, entre outras coisas. E a gente, às vezes, pensa que é melhor falar o que pensa, do que ficar calado, aguentando as consequências. Não sei o que cada um de meus receptores pensa sobre isso. Mas, seja qual for o entendimento, o objetivo dessa mensagem é trazer alguns elementos que possam contribuir para que aqueles que desejarem usar a fala, possam se comunicar de uma forma mais efetiva

Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. Tiago 3:2.

É de ver que uma das coisas mais difíceis de se fazer é o tal controle da língua. De um jeito ou de outro, a gente quase sempre acaba falando mais do que devia, mesmo sabendo que devíamos nos controlar. E a língua sem controle é uma faca afiada que debulha palavras em série, a torto e a direito e que tanto pode construir, como destruir.

Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Tiago 3:7-8.

Se tivermos controle de nossa fala, ela pode ser boa; pode ser uma fala do bem. Mas, diante das dificuldades que temos para controlá-la, quase sempre, acabamos machucando alguém, principalmente por conta da interpretação que esse receptor faz daquilo que ouviu.

Com a língua bendizemos o Senhor e Pai e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso podem sair água doce e água amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce. Tiago 3:9-12.

É de destacar que a palavra dita, em si mesma, poderia não causar tantos danos quando fosse proferida. O problema é que, junto com ela, vem um conjunto de elementos que, quase sempre, agravam a expressão, produzindo uma interpretação, às vezes, diferente da desejada pelo seu emissor. Dentre esses, podemos citar o tom em que falamos (baixo, normal, alto), a pronúncia (mais ou menos acentuada), o ritmo (mais rápido ou mais lento) e a linguagem corporal (os gestos, a expressão facial, a movimentação do corpo). E existem muitos outros. E o resultado que a nossa fala vai provocar no receptor vai depender não somente desses elementos já destacados, que tem a ver conosco, enquanto falamos, como também na prontidão do destinatário de nossa mensagem para ouvi-la. Eu ouso dizer que tem mais importância os elementos relacionados com o receptor do que aqueles que nos dizem respeito, porque, em última análise, eu posso escrever ou dizer uma mensagem que eu considero impecável, mas, se meu ouvinte ou leitor não compreender o que eu falo, então, todo o êxito da minha comunicação vai por água abaixo.

Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo. Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto. Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. Tiago 3:3-6.

É muito importante saber para quem vamos falar ou escrever. E quando são vários os destinatários, a comunicação fica ainda mais difícil. Uns podem entender e outros não. E esse é outro problema da fala. Os estudiosos entendem que cada texto bíblico foi destinado para um grupo ou indivíduo certo e determinado, trazendo em sua estrutura elementos que indicam essa intenção. Vejamos alguns exemplos: 1) o primeiro destinatário do evangelho de Mateus é o cristão judaico, visto que o escritor procura demonstrar que em Jesus foram cumpridas as profecias do Velho Testamento Judaico; 2) o evangelho de Marcos teria sido escrito para os cristãos romanos; 3) o evangelho de Lucas é destinado a um certo Teófilo; e assim, por diante.

Quando você sabe com quem estará falando, a comunicação ficará mais fácil. Daí a importância de conhecer quem serão os nossos destinatários. De um modo geral, se a plateia não é homogênea, a melhor forma de se comunicar é através de uma linguagem bem simples. Devemos usar palavras de fácil compreensão, evitando as palavras difíceis. Não olvidemos que o importante é ser entendido. Nesse sentido o vocabulário mais simples é o melhor. Mas, se vamos falar para uma plateia com um nível maior de formação, então devemos melhorar o nosso vocabulário.

Considerai que a longanimidade do nosso Senhor é uma oportunidade para que possais receber a Salvação, assim como o nosso amado irmão Paulo também vos escreveu, de acordo com a sabedoria que Deus lhe concedeu. Ele escreve do mesmo modo em todas as suas epístolas, discorrendo nelas sobre esses assuntos, nas quais existem trechos difíceis de entender, os quais são distorcidos pelos ignorantes e insensatos, como fazem também com as demais Escrituras para a própria destruição deles. Sendo assim, amados, estando bem informados, guardai-vos para que não sejais conduzidos pelo erro e sedução dos que não têm princípios morais, vindo a perder a vossa segurança e cair. 2 Pedro 3:15-17.

As palavras devem ser bem pronunciadas e numa altura adequada, de forma que os nossos ouvintes compreendam o que nós falamos. Não se deve falar muito baixo, em cochicho e, nem tampouco, gritando. Na ênfase, pode abaixar ou subir o tom de voz, mas logo deveremos voltar ao tom normal de fala.

Devemos interagir com o ouvinte para ver se ele está compreendendo o que nós estamos falando. Isso é fundamental. Não é por muito falar que vamos ser bem-sucedidos, mas pelo grau de compreensão e entendimento do que falamos. Se o receptor não compreendeu o que nós falamos, tanto ele quanto nós perdemos o nosso tempo. Apresentar uma mensagem não compreendida é o mesmo que não apresentar. E tudo isso vai retornar contra ou a favor da gente. De forma que precisamos nos preparar adequadamente para transmitir uma mensagem, de corpo, de alma e espírito.

Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.2 Timóteo 2:15.

Por outro lado, se todos fomos chamados por Cristo, com certeza, não fomos chamados para fazermos as mesmas coisas. Uns são chamados para cantar (salmodiar), outras para ensinar e outros ainda, para outras funções específicas. Ele distribuiu dons conforme as necessidades da missão. Se todos fôssemos os mesmos membros, não haveria o corpo de Cristo.

Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 1 Coríntios 14:26.

Assim, cada um deve cumprir o seu papel, fazendo aquilo que sua vocação determinar. Dessa forma, vamos nos aperfeiçoando naquilo que fazemos e, com certeza, a cada dia, faremos ainda melhor e teremos menos risco de sofrermos consequências indesejáveis pelo exercício inadequado de nossos dons e vocação.

Portanto, irmãos, procurai consolidar sempre mais vossa vocação e vossa eleição; agindo assim, jamais correis o perigo de cair.1 Pedro 1:10.

E, por último, é de ver que, às vezes, é melhor ouvir do que falar, ainda que de muitos tenho ouvido que nós temos que falar, sempre, porque a Bíblia nos mandou falar. E disso eu não discordo completamente. Mas, destaco que, embora isso seja verdadeiro, nós temos que nos ver como um só corpo, o Corpo de Cristo, que é o Senhor da missão. E é esse corpo que tem o dever de falar, através de seus membros especificamente destinados para essa missão e ainda, de conformidade com o Espírito Santo.

Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Tiago 1:19.

E essa é a mensagem. Seja qual for a decisão de cada um diante dela, que essa seja bem executada para que possa efetivamente alcançar seus objetivos. Deus nos abençoe!

2 comentários:

umnt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
umnt disse...

Ivon sua narrativa é excelente e deixou um bonito registro neste blog.
O irmão Izaias Resplandes como poeta e em tudo vê poesia, assim o nosso blog fica como um jardim cheios de varias plantas e flores. isa2