domingo, 21 de junho de 2020

Igreja Neotestamentária de Tangará da Serra

Igreja de Tangará da Serra


Pastor Ivon Pereira da Silva

Parabéns aos amados irmãos neotestamentários da Igreja de Tangará da Serra, pelo lindo local de reuniões que construíram nessa cidade, o qual é, sem dúvida alguma, um feito memorável em favor da obra do Senhor e um marco extraordinário da atuação da União Missionária Neotestamentária – UMNT, em Mato Grosso, sob a liderança do casal de missionários Elizabete e Ademar Soares de Lima, os quais merecem todo o nosso respeito e admiração.
É certo que, ao se homenagear um homem de Deus, precisamos reconhecer não apenas os seus feitos, mas também o seu potencial de vida, a sua experiência e o seu amor ao trabalho secular e familiar, bem como a sua dedicação em favor da igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Missionário Ademar Soares de Lima
Ao pretender escrever esse tributo a Ademar Soares de Lima, um homem simples como pessoa, mas um gigante na fé em Deus, pai na fé de muitos, inclusive meu e de minha família, sei que assumi uma responsabilidade muito grande e que precisaria de outras mãos, além das minhas. E, assim, busquei o auxílio de sua competente filha Raquel Soares, a quem, desde já agradeço.
Ademar vivia em Nova Olímpia, MT. E então veio para Cuiabá, a Capital do Estado, quando esteve à frente do trabalho que ali também nascia, juntamente com outros irmãos. Foi quando eu o conheci. Desde aquela época, era um irmão dedicado a ganhar e edificar almas para Cristo. Trabalhou muito entre nós, deixando sua marca em nossos corações.
Anos depois, retornando para a cidade de Nova Olímpia, MT, continuou trabalhando firme na obra do Senhor, onde seus filhos cresceram e criaram raízes, sendo consolidados no Evangelho. Ali, primeiro ele foi eleito Presbítero da Igreja Neotestamentária de Nova Olímpia; posteriormente, seu filho Itamar Soares de Lima também foi eleito Presbítero para a mesma igreja. E, juntos, desde então, permaneceram trabalhando firme na obra Neotestamentária daquela região. Por último, recebeu a imposição de mãos para ser Missionário da União Missionária Neotestamentária - UMNT.
Pr. Itamar Soares de Lima, Igreja de Nova Olímpia
O local da Igreja Neotestamentária de Nova Olímpia fora construído por volta de 1970. Era uma construção de madeira e bem pequena. Ao retornar de Cuiabá, Ademar viu que o mesmo já precisava ser ampliado para melhor atender à comunidade local. Mas, como ampliar sem ter os recursos financeiros? Naquela época, a vida era difícil para todos os irmãos do lugar. Apesar de trabalharem arduamente, seus recursos mal davam para comer e assegurar a criação dos seus filhos. Tudo era feito ao custo de muitos sacrifícios. Mas, apesar de todas as dificuldades existentes, Ademar não se desanimou de seu intento. E, ao final de algum tempo, o novo local finalmente foi construído. Era um local grande, de alvenaria e muito bem feito.
É de lembrar que Ademar trabalhava como marceneiro, em Nova Olímpia. Tinha poucos recursos. E tudo em sua vida era o mínimo do mínimo. E somente conseguiu fazer tudo o que fez, porque o Senhor nunca o desamparou e sempre esteve ao seu lado, abençoando os seus passos e suprindo as suas necessidades, tanto para sua família, quanto para a obra que realizava para Ele.
Missionários Ademar e Elizabete
Anos depois, a igreja adquiriu um terreno ao lado do local de reuniões. E, ali, contando com a ajuda de muitos irmãos e admiradores, construiu uma estrutura, a qual é um orgulho para todos os irmãos, dedicando-a em homenagem ao missionário Ademar Soares de Lima, pelos relevantes serviços prestados àquela comunidade. Sem dúvida, uma justa homenagem.
Ungido Missionário, Ademar foi para a cidade de Tangará da Serra, MT, com o objetivo de abrir uma obra neotestamentária naquela localidade. Eu estive muitas vezes com ele, ali. E me impressionava o fato de que, tanto ele, como irmã Elizabete Lima, sua esposa, trabalhavam, diariamente, naquela cidade, sem qualquer esmorecimento. Fizemos algumas visitas juntos, em casas de família, por onde pregavam o Evangelho. Os frutos eram mínimos, mas ele e sua fiel esposa, nunca demonstravam qualquer desânimo. E prosseguiam, na certeza de que “a fé sempre remove montanhas”.
E então, enquanto agia em prol da obra de Deus, Ademar se perguntava sobre como seria o futuro daquele trabalho que estava realizando ali em Tangará da Serra? Ele não sabia responder, mas prosseguia, no ânimo do Senhor. Apesar de serem ainda bem poucos os irmãos e de não terem um local próprio, eles se reuniam como podiam, confiando que tudo poderia mudar um dia, ainda que não soubessem como isso iria acontecer.
Irmãos de Tangará da Serra
Antes de tudo, seria preciso comprar um terreno em Tangará. E a compra de um lote naquela cidade não seria fácil. Mas, aí, Deus que já vinha agindo no meio deles, continuou fazendo a Sua obra, levantando entre eles um irmão que conhecera o evangelho ainda jovem e que, por circunstancias da vida, estudara, passara num concurso estadual e se casara com uma jovem crente. E eis que Deus o conduzira à presença do missionário para expressar o seu desejo de ser útil na obra de Deus. E ele falou ao Missionário Ademar: vamos comprar um terreno e depois construir um local de reunião. Eu posso ajudar na compra, concluiu.
Missionários Elizabete, Rosângela e Ademar. O Poço da Igreja de Tangará
Aleluia! Deus sempre responde às nossas orações. E nós podemos sonhar, porque Deus pode fazer com que os nossos sonhos se tornem realidade. E assim, abençoados, foram e compraram o terreno.
Quando minha esposa Joneide Montezuma e eu, visitamos o local fiquei surpreso ao saber que ali tinha um poço artesiano desativado. Falei todo feliz: este poço é uma benção e valoriza ainda mais o terreno. Mas, o missionário, sem ainda entender, me disse: – Não, vou entupir o poço! Ele ainda não sabia que Deus, em breve, faria daquele poço, uma benção para toda cidade de Tangará da Serra. Mas tudo aconteceu em seguida.
Tangará da Serra, MT
A cidade de Tangará da Serra teve uma escassez de água e ninguém sabia o que fazer para resolver o problema. E então, a Prefeitura resolveu reativar os poços artesianos que por anos estiveram esquecidos. E o Poço da Igreja foi reativado. E dali jorrava água bendita para suprir as necessidades de toda aquela cidade. Que bênção inesperada! Que maravilha! A gente pode até não perceber, mas Deus nunca pára de agir em favor de todos nós, sejamos crentes nele, ou não. Ele não faz acepção de pessoas e manda suas bênçãos sobre justos e injustos, demonstrando o seu grande amor por todos. Deus amou a sociedade tangaraense. E, através do Poço da Igreja, levou as águas da salvação para aquela cidade. Aleluia!
Rascunho da Planta da Igreja, 2016
E então, agora com o terreno comprado, como construir? É Deus que responde. É Ele e sempre Ele! Já há alguns anos, Ele vinha trabalhando na vida de certos homens valentes, nascidos do trabalho missionário neotestamentário na Igreja de Jaciara e expandidos para Rondonópolis e outras cidades. Os cronistas os denominaram de “Os Valentes do Missionário Paulo Moraes”. E Deus já encaminhava Sua ação, movendo seus corações para a construção da obra em Tangará da Serra. Aqueles “Valentes” eram homens excepcionais que Deus destinara para serem bênçãos no trabalho missionário do Brasil. De um em um, a equipe foi crescendo. E, atualmente, ela conta com engenheiro civil, empresários e todos quantos são necessários para se realizar uma construção com padrão de qualidade invejável.
A construção do local da igreja em Tangará da Serra foi um desafio gigantesco para os homens e mulheres que o aceitaram. E precisou de um esforço acima de suas capacidades financeiras. Mas Deus não os deixou sozinhos. 
Ele moveu corações e surgiram muitos colaboradores. Uns doaram recursos financeiros, outros mão de obra de qualidade e, outros ainda, se colocaram para ajudar nas coisas mais simples, mas igualmente necessárias. E o somatório de todos esses esforços resultou em um grandioso e lindo local de reuniões para a Igreja Neotestamentária, em Tangará da Serra, MT.
Os Valentes de Paulo Moraes
A história nos mostra que tudo é possível ao que crê. Tudo começa com um sonho, um desejo, uma esperança e, pelo menos uma pessoa. Nessa história, tivemos um homem simples, desejoso de ver a obra progredindo e que trabalhava de maneira incansável, procurando apoio e orientação para ver seu sonho se tornar realidade. Fora assim, em Cuiabá; fora assim, em Nova Olímpia; e, agora, tudo se repetia, também em Tangará da Serra. O nome do homem é *Ademar*, Pastor *Ademar* e, hoje, Missionário *Ademar*. Um homem simples nas palavras, mas gigante no amor. Um homem respeitado e admirado por todos, tendo no seu exemplo de vida, um legado que serve de fonte de inspiração para todos nós.
Joneide e Ivon
Glória a Deus pelo vida de Ademar Soares, de sua esposa e de todos os seus. E parabéns aos irmãos de Tangará pelo seu belo lugar de culto. Agora, é seguir em frente, com fé, esperança e amor, sem temor, sem desanimar. O tempo urge. Jesus breve virá! 
Que Deus abençoe a todos!

Um comentário:

umnt disse...

Bonito trabalho dos irmão de Tangará e Região. Parabéns ao Missionário da UM.M.NT. Ademar Soares e dia esposa Elizabete.
Lindo escrito ir. Izaías