sábado, 30 de novembro de 2019

As vitórias da graça de Deus


As vitórias da graça de Deus



Izaias Resplandes de Sousa



Nós somos salvos pela graça e misericórdia de Deus.
Salvar é garantir a existência. O contrário é deixar de existir. Mal comparando… Eu faço um documento no computador e, antes de fechar a máquina eu salvo o documento e garanto que ele continue existindo em minha máquina quando eu ligá-la novamente. Se eu não tivesse salvo o documento, isso não aconteceria e minha criação estaria perdida para sempre.
Salvar é não deixar que morra. O contrário seria deixar morrer. Mal comparando… Eu vejo um motorista sofrer um acidente de carro. Paro e observo que ele está preso nas ferragens. Depois de algum tempo de esforço eu consigo retirá-lo dali e levá-lo para o meu carro. E, quando vou me afastando, vejo o carro incendiar e se queimar completamente. Eu levo aquele motorista para o hospital, onde ele é socorrido e permanece vivo. Se eu não o tivesse retirado das ferragens a tempo, ele teria morrido. Eu consegui salvá-lo.
Nós somos salvos a todo momento de alguma tragédia. Um assaltante pode entrar em nossa casa e podemos ser mortos por ele. Ou então, a polícia, perseguindo um bandido, atira nele, erra e nós somos atingidos pela bala perdida e morremos. A morte ronda ao nosso redor. Todos os dias morrem pessoas próximas de nós, às vezes em nossa casa, outras vezes, na casa do vizinho, no bairro, na cidade, no Estado, no País. Milhares de pessoas morrem todos os dias. Mas nós continuamos vivos. Nós somos salvos da morte todos os dias, a toda hora, a todo instante, seja da violência, da criminalidade, da imprudência, da imperícia no trânsito ou de qualquer outra coisa.
As enfermidades, a fome e a guerra matam aos milhares todos os dias. E nós não morremos. Fomos salvos.
As sete causas que mais causam mortes no mundo são doenças; depois vem os acidentes de trânsito e depois, mais doenças:
1ª) Cardiopatia isquêmica;
2ª) Acidente vascular cerebral (AVC);
3ª) Doença pulmonar obstrutiva crônica;
4ª) Infecções das vias respiratórias inferiores;
5ª) Alzheimer e outras demências;
6ª) Câncer de pulmão, traqueia e brônquios;
7ª) Diabetes mellitus;
8ª) Acidentes de trânsito;
9ª) Doenças diarreicas;
10ª) Tuberculose. 
Segundo a ONU, 24.000 pessoas morrem de fome por dia ou seja, aproximadamente 9 milhões por ano! A África é o continente que mais sofre com a fome. No entanto, segundo a FAO, 13 milhões de pessoas ainda passam fome aqui no Brasil. A fome provoca doenças que matam, tais como a desnutrição, o raquitismo e a anemia. E nós temos sido salvos dessas consequências da fome.
E os grandes conflitos? Não precisamos ir longe. Nós temos presenciado aqui bem perto do Brasil,  conflitos civis na Venezuela, no Equador, no Chile e na Bolívia, dentre outros. A Síria também está enfrentando uma guerra civil desde 20117, sendo que quase 500 mil pessoas já morreram nesse conflito. 
Acho que esses dados já são suficientes para que nós percebamos como o drama da morte nos ronda a todo momento. E podemos até não nos dar conta disso, mas, pela graça de Deus, nós temos sido salvos, conforme nos diz a Palavra.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”. Efésios 2:8.
É de nosso conhecimento que a Bíblia nos aponta duas possibilidades de existência na eternidade, sendo uma ao lado de Deus, considerada uma vida eterna e outra, separada de Deus, equivalente a uma segunda morte, a qual seria uma morte eterna.
O texto paulino estabelece uma relação entre as nossas ações nesse mundo e a eternidade, seja para a vida ou para a morte eterna. É recordado que nossas ações, antes da revelação de Jesus Cristo, não eram capazes de nos garantir a vida eterna com Deus. E que, levando aquela vida, era como se estivéssemos mortos espiritualmente e, portanto, destinados à morte eterna. Também somos informados pelo texto, que Deus nos salvou através de Jesus Cristo, vivificando-nos. Foi como se nascêssemos de novo. Informa-nos que estávamos mortos por conta de nossas más obras, mas que não fomos salvos porque, de repente, passamos a fazer boas obras e, sim, por causa da graça de Deus. E essa, sim, nos induziu a andar pelo caminho das boas obras, as quais Deus preparou de antemão, para que andássemos por elas.
Ao ler o texto paulino de efésios a respeito de nossa salvação pela graça de Deus, nós costumamos pensar apenas na salvação de nossa alma, mas há que se ver aqui, que o texto também fala da salvação do corpo, o qual estava degenerado e corrompido, incapaz de produzir boas obras, mas que foi transformado pela graça de Deus, tornando-se apto a produzir as boas obras do Espírito.
Pela sua graça, Deus também salvou o nosso corpo, seja da morte por doenças, seja da morte por acidente, seja da morte pela violência ou por qualquer outro tipo. Deus tem livrado o nosso corpo da morte decorrente de nossas obras carnais, posto que, vivendo segundo os ensinamentos de Cristo, não mais buscaremos satisfazer a vontade da carne, mas estaremos nos esforçando para produzir o fruto do Espírito. Isso não quer dizer, que somente morreremos de velhice. Não! Podemos viver até o nosso corpo envelhecer e morrer, o que seria a lógica para aquele que cuida de si, de conformidade com as Escrituras. Mas, seja em decorrência do desgaste de nossa vida pretérita, longe de Deus, quando fazíamos tudo o que nos vinha à cabeça, ou seja em decorrência dos planos de Deus para nós, podemos ser recolhidos mais cedo à Casa Celestial. Mas, seja o que for, a Palavra nos conforta a ficar tranquilos e sossegados com a nossa nova vida em Cristo, não voltando atrás, às práticas antigas das quais ele nos salvou, como muitos tem feito, com receio de perder os privilégios desta vida. Assim diz a Palavra:
Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Mateus 10:28.
A Bíblia nos fala, na parábola do semeador, a respeito de pessoas que, ao ouvir a Palavra de Deus, receberam-na com alegria, mas depois de um tempo, por uma razão ou outra, deixou de consolidar a sua condição de nova criatura, mantendo os seus velhos hábitos e costumes de praticar as obras da carne, as quais nos separam da vida eterna e nos conduzem à perdição. É evidente que não seremos capazes de revolucionar a nossa vida da noite para o dia, mesmo porque, o renascido é uma criança que ainda não tem o conhecimento necessário sobre o caminho em que deve andar.
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
O renascido através da graça de Deus deve ser educado no caminho por aqueles que lhe pregaram o Evangelho. A missão dada por Jesus aos seus discípulos envolve três aspectos: pregar, discipular e testemunhar. É o que se depreende dos registros de Marcos, Mateus e Lucas.
E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. Mateus 28:19,20.
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8.
A nossa salvação não depende de nossas obras, mas apenas da graça de Deus. O que acontece é que, como salvo, nós incorporamos uma disposição interior de fazer o bem e andar no Espírito de Cristo, que recebemos e que permanece conosco para sempre, nos animando, nos ensinando e nos fortalecendo para fazer as coisas certas, na forma que Deus deseja. E com essa nova prática nós vamos nos aperfeiçoando em nossa semelhança com Deus. Nós vamos ficando cada dia mais parecidos com ele. Essa transformação é evolutiva e vai acontecer durante toda a nossa existência terrena.
Através de Cristo, Deus nos vê perfeitos e, nessa condição, nos receberá em seu reino após a nossa morte física. Mas, enquanto estivermos vivendo a nossa vida terrena, nós estaremos em processo de aperfeiçoamento, como diz o apóstolo Paulo:
Não que já a tenha alcançado [a ressurreição], ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:12-14.
Todos os dias nós nos veremos imperfeitos, impotentes, incapazes de fazer aquilo que desejamos. Nós nos surpreenderemos a nós mesmos fazendo ou desejando fazer coisas que entendemos que não deveríamos fazer ou desejar fazer. Isso é normal. Isso não quer dizer que nós não tenhamos sido salvos. A nossa salvação não decorre de nossas obras. É certo que devemos buscar a graça de Deus para nos salvar desses desejos e vontades. Devemos buscar a graça de Deus para nos livrar do mal, para nos deixar cair em tentação.
A vida do recém nascido  é uma luta diária. Mas, na medida em que, pela graça de Deus, vamos obtendo vitória sobre vitória, nós iremos nos fortalecendo e adquirindo mais poder para vencer o maligno. Não devemos nos esquecer que temos habitando em nosso corpo, duas naturezas: uma carnal e outra espiritual.
Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:16,17.
Lutemos com coragem, força e vigor. Avancemos. Busquemos o apoio dos irmãos, da igreja, da oração, da Palavra e da comunhão. Evitemos ficar isolados da comunidade. A união com a irmandade nos fortalecerá cada dia mais e nos aproximará de Deus, mais e mais. O distanciamento dos irmãos contribuirá para nos distanciarmos de Deus. Não façamos isso.
Não deis lugar ao diabo. Efésios 4:27.
Que cada dia de nossa vida seja um dia de luta e de vitórias, na força e no poder da graça de Deus. E se cairmos, não nos esqueçamos de que isso pode acontecer, mas devemos clamar a misericórdia do Senhor e nos levantar. E ele restabelecerá as nossas fraquezas. É assim a Palavra de Deus ao que caiu:
Tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado. Hebreus 12:12,13.
A graça de Deus não nos abandona em nenhum momento. Ele salvou a nossa alma da perdição eterna. E, no dia a dia, nos salva, pela mesma graça de sermos vencidos pelas nossas fraquezas e tentações. 
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Lamentações 3:22.
Amém!

sábado, 23 de novembro de 2019

Relatório do XLV Encontro de Lideranças Neotestamentárias.




RELATÓRIO DO XLV ENCONTRO DE LIDERANÇAS NEOTESTAMENTÁRIAS



Aos quinze dias de novembro de dois mil e dezenove (15/11/2019), a partir das 15:30 h, sob a Presidência do missionário Isaias da Silva Almeida, as lideranças das igrejas evangélicas Neotestamentárias abaixo mencionadas, reuniram-se no Acampamento Rio dos Crentes, em Poxoréu, MT, com a finalidade de conversar a respeito dos assuntos de interesse comum que à frente se menciona:



I - DOS PARTICIPANTES: Estiveram representantes de 18 igrejas locais, assim distribuídos: Bosque da Saúde, Cuiabá: 05; Santa Laura, Cuiabá: 02; Vila Rica, Várzea Grande: 02; Barão de Melgaço: 02; Barra de Bugres: 01; Nova Olímpia: 02; Tangará da Serra: 02; Primavera do Leste: 03; Poxoréu: 05; Rondonópolis, Centro: 08; Rondonópolis, Vila Rica: 02; Corumbá, Frei Mariano: 01; Corumbá, Nova Corumbá: 01; Corumbá, Portal da Fé: 01; Puerto Suarez, Bolívia: 01; Jaciara: 02; Campo Grande, Planalto: 02; Campo Grande, Vila Kellen: 04; Nova Brasilândia: 02. São eles:  
01 - Honório Luiz S. Neto, Barão de Melgaço;
02 - Elias Vicente da Silva, Barra do Bugres;
03 - Nelson S. Queiroz, Cuiabá;
04 - Idivaldo S. Almeida, Cuiabá;
05 - Sebastião Mariberto Pereira, Nova Olímpia;
06 - Ananete dos Santos Pereira, Nova Olímpia;
07 - Euzenir de Aquino (Theo), Cuiabá;
08 - José Carlos da Silva Rodrigues, Poxoréu;
09 - Émerson Silva Pinto, Cuiabá;
10 - Marcos da Silva Campos, Corumbá;
11 - Valmi Resplande de Sousa, Primavera do Leste;
12 - Odenil Miranda de Oliveira, Cuiabá;
13 - Elizabete S. de Lima, Tangará da Serra;
14 - Ademar Soares de Lima, Tangará da Serra;
15 - Dario Fabian Cesneiros, Campo Grande;
16 - Altamiro Sousa Luz, Primavera do Leste
17 - Paulo César Moraes, Rondonópolis;
18 - Marinalva S. Medeiros de Moraes, Rondonópolis;
19 - Luiz Antônio N. Silva, Barão de Melgaço;
20 - Joneide Montezuma da Silva, Cuiabá/Várzea Grande;
21 - Ivon Pereira da Silva; Cuiabá/Várzea Grande;
22 - Ana Paula dias, Jaciara;
23 - João Rita Ferreira da Silva, Jaciara;
24 - Paulo Alves dos Santos, Rondonópolis;
25 - Sebastião dos Santos; Rondonópolis;
26 - Ivanilce Alves dos Santos, Rondonópolis;
27 - Ester Paulo dos Santos Leite, Rondonópolis;
28 - Victor Hugo Matos Leite, Rondonópolis;
29 - Mathilde Paulo dos Santos, Rondonópolis;
30 - Kamila Silva Grachet. Oliveira, Rondonópolis;
31 - Heli Ricardo de Oliveira Rondonópolis;
32 - Rogério Torres de Campos, Corumbá;
33 - Edmir Almeida Cordeiro, Corumbá;
34 - Antônio de Arruda Torrezan, Campo Grande;
35 - Matias da Silva, Corumbá;
36 - Reny Yamamoto, Campo Grande;
37 - Nanao Yamamoto, Campo Grande;
38 - Isaias da Silva Almeida, Campo Grande;
39 - Rosangela Lins Almeida, Campo Grande;
40 - Antônio Júlio Pinto, Cuiabá
41 - Leonildo R. Toledo, Cuiabá;
42 - Izaias Resplandes de Sousa, Poxoréu;
43 - Maria de Lourdes Resplandes, Poxoréu;
44 - Neidy Aparecida Rodrigues, Poxoréu;
45 - Yéssica Camila, Poxoréu
46 - Bertolino Pereira Pardin, Nova Brasilândia;
47 - Waltuires Ribeiro das Neves, Nova Brasilândia;
48 – Imirene Araújo de Sousa, Primavera do Leste

II - ABERTURA: Agradecendo a todos pelo comparecimento, o Missionário Isaias da Silva Almeida leu os Salmos 146 e, em seguida o Pastor Ivon Pereira da Silva e outros irmãos oraram agradecendo a Deus pela oportunidade do encontro, pelas instalações que temos em Rio dos Crentes, por todos os que estão envolvidos na organização do encontro e pelo tratamento dos assuntos dispostos no temário. Na sequência foi lido o Relatório do último encontro.



III - XLVI ENCONTRO DE LIDERANÇAS: Será realizado na cidade de Corumbá, MS, nos dias 31/10 a 02/11/2020.



IV - BARCO DO PANTANAL. O pastor Honório informou que foi adquirido um barco. Foi repassado R$ 12.000,00 em doações através da UMNT e a Igreja de Barão vendeu uma propriedade e completou os recursos. O barco custou R$ 42.000,00 e já está quitado. Agradeceu à cooperação das igrejas e irmãos.



V - FINANÇAS DA UMNT. O missionário Isaias da Silva Almeida sugeriu que cada igreja assuma o compromisso de ofertar um valor fixo mensal destinado à Missão; sugeriu ainda um valor para cada local de acordo com as posses de seus membros. Vários irmãos falaram sobre o tema, destacando a necessidade de sermos responsáveis nas nossas contribuições para a obra de Deus, colocando o dízimo como um valor mínimo que cada irmão deve contribuir para o Senhor.  Izaias Resplandes de Sousa leu um texto com o tema: “As ofertas na igreja”, expressando a sua posição. O pastor Matias se posicionou destacando a importância de prestação de contas à igreja sobre o destino de suas contribuições. Ao final das reflexões, o missionário Isaias informou que as igrejas confirmaram uma receita mínima para a manutenção da UMNT no Brasil no valor mensal de R$ 16.530,00 e apresentou um planejamento de como será distribuído esses recursos. O missionário Nanao evidenciou a importância de que os enviados pela igreja para realizar missões, façam relatórios de suas atividades quando retornarem. O irmão Antônio Torrezan, após perguntar sobre qual seria o valor mínimo adequado às necessidades de cada casal de missionários e após o irmão Isaias Almeida informar que a necessidade básica seria de R$ 3.000,00, disse que esse é o valor que cada líder deve levar para a sua igreja, para que se alcance essa meta. A missionária Rosângela disse que a igreja deve ser uma igreja missionária e cada membro deve fazer a sua parte na missão de Jesus. O missionário Isaias informou que, além dos missionários, a UMNT coopera com várias pessoas que estão realizando um trabalho missionário temporário. 



VI - LITERATURA. A missionária Rosângela Lins Almeida falou sobre a participação dos adolescentes e demais irmãos nos projetos de evangelização, lembrando que muitos dos atuais evangelistas foram pessoas que se envolveram no evangelismo quando eram adolescentes, citando-se como exemplo. Logo em seguida falou sobre os livretos “Os amigos de Jesus”, “A história de Deus” e “O livro de Marcos”, distribuídos pela AME, uma entidade voltada para o evangelismo e a produção de literatura, com aplicação de uma nova pedagogia. E falou um pouco sobre um treinamento que participou com esse grupo. Segundo ela, eles produzem o material e os treinamentos, mas não tem pessoas para evangelizar crianças e que vem buscando parcerias com as igrejas. A missionária Marinalva disse que o grupo já está atuando em Rondonópolis, também. Rosangela acredita que logo eles devem chegar nas demais cidades onde atuamos. A missionária ainda apresentou novos materiais para evangelismo, explicando como exemplo de utilização, uma caneca com as cores da salvação.



VII - REGULARIZAÇÃO DA IGREJA. O irmão Izaias Resplandes de Sousa, usando da palavra, informou que tem sido procurado por alguns irmãos sobre a regularização da igreja. Fez alguns esclarecimentos sobre isso, principalmente quanto à observação do Estatuto para resolver qualquer situação da igreja. Colocou-se à disposição das igrejas para ajudar a resolver os problemas jurídicos que tiverem.



VIII - COMUNICAÇÃO ENTRE PASTORES E MISSIONÁRIOS. Foi apresentada pelo missionário Nanano Yamamoto e se refere à necessidade de se prestar todas as informações em relação a pessoas que deixam a comunhão nas igrejas, para evitar que estas possam se apresentar como obreiros e venham semear indevidamente, causando problemas. De igual forma, também se deve informar às igrejas sobre os obreiros em atividade que saem para visitá-las. O irmão Marcos Campos recomendou que se façam cartas de apresentação para os obreiros que mudam de uma cidade para outra. Ao final, concluiu-se que deve haver mais comunicação entre as lideranças, dando informações e notícias, tanto dos eventos positivos, quanto dos eventos negativos em relação aos irmãos. Pode-se usar o whatsup, mas não se deve abusar no envio de imagens, comunicando apenas o necessário.



IX - RELATÓRIO DAS IGREJAS. Iniciando as falas sobre as atividades da igreja, o Pastor Ivon falou sobre o trabalho que estão realizando na Neo do Vila Rica, em Várzea Grande. Dizem que ele e sua esposa estão fazendo um trabalho com quatro famílias e que, em sua opinião, a igreja deve sair mais para a comunidade. Destacou os benefícios do modelo APEC de evangelismo, bem como o trabalho realizado pelos missionários Isaias e Rosangela com crianças e no Hospital de Campo Grande.



Segundo a irmã Rosangela, a Neo da Vila Kellen, há anos faz um trabalho missionário no Hospital Universitário, em Campo Grande, semeando a Palavra. O irmão Fabian Cesneiros falou um pouco mais sobre as demais atividades na Kellen, junto com os missionários Isaias e Rosângela, os jovens e mais alguns irmãos e destacou a importância de que cada um seja despertado para o trabalho. Realizam um trabalho com os adolescentes, que não é fácil, mas que é muito importante. Há 06 casais na igreja.



O missionário Isaias Almeida falou sobre a Viagem ao Amazonas em 2021, dizendo que está se preparando para isso e que gostaria de contar com o apoio e o envolvimento de mais irmãos. Falou sobre os custos dessa viagem e que, aqueles que desejarem participar, devem ir se preparando para isso. Disse que, nessa viagem, além de custear as próprias despesas, há a necessidade de se levar algo mais para os irmãos dali, os quais possuem muitas necessidades.



O pastor Matias da Neo Nova Corumbá disse que em sua igreja local há uma cultura de não envolvimento com a missão e que os irmãos não compreendem a importância de se envolver. Disse que vem fazendo um trabalho de conscientização sobre isso e preparando a comunidade para apoiar a missão, participando dos projetos missionários. Está à frente da igreja de Nova Corumbá em companhia do pastor Marismar e conta com o apoio de um diácono. Estão trabalhando no sentido de preparar futuros líderes para a igreja local, bem como professores para que o ensino realize a aprendizagem desejada. Atualmente, tem 85 membros na igreja, incluindo todo o corpo: idosos, adultos, jovens, adolescentes e crianças. Possuem 27 novos convertidos, sendo que destes, 21 são crianças. O irmão Matias falou também sobre os projetos desenvolvidos ali: projeto Dentinho; o atendimento às crianças de três Casas de Acolhimento, que são levadas à igreja nos domingos; e, o projeto evangelístico. Matias e sua esposa hoje são as referências em Corumbá, para os novos convertidos do projeto “Pantanal Extremo”, organizado pela UMNT. 



O irmão Elias, que possuía um ministério na Casa de Oração da Igreja Cristã Evangélica, informou que renunciou ao mesmo e assumiu a liderança dos trabalhos da Neo de Barra do Bugres. Informou que tem feito um trabalho de evangelismo junto aos jovens que vão fazer faculdade naquela cidade. O trabalho está contando com o apoio dos irmãos da Casa de Oração e está tendo boa aceitação.



O pastor Honório Neto falou sobre o trabalho da Neo em Poconé, que é ligado ao trabalho da Neo de Barão de Melgaço. Naquela cidade vivem parentes de vários irmãos de Barão. Sete pessoas já se converteram ali, mas não ficaram esperando a Neotestamentária abrir um trabalho ali e agora já se faz necessário uma visitação para tentar recuperar esses irmãos, que nem se sabe onde estão. Na opinião do irmão, o importante seria que se instalasse um ponto da obra ali, para melhor alcançar o Pantanal. Segundo Neto, a preocupação da igreja em Poconé é evangelizar, acreditando que o Espírito Santo vai trabalhar pela continuação da obra.



A Neo da Vila Planalto, segundo o missionário Isaias da Silva Almeida, irá realizar o seu primeiro retiro de famílias em 2020. Os irmãos de lá entendem que vir para Poxoréu é muito oneroso e acreditam que será mais em conta ficarem por lá, onde alugarão uma chácara.



O pastor Odenil Miranda falou pela Neo Bosque da Saúde, Cuiabá, onde atua em parceria com o pastor Antonio Júlio e três diáconos. A igreja congrega 36 pessoas, sendo que 9 são crianças. Eles têm feito um trabalho de evangelização com parentes e amigos e tem colhido alguns resultados. Fazem uma semana de oração no início do mês. Faziam um culto ao ar livre e pararam, mas estão pensando em retomar esse trabalho. Agradeceu aos irmãos que os apoiaram na conclusão da construção do local, o qual ficou muito agradável.



O pastor Edmir Cordeiro falou sobre os trabalhos na Neo do Portal da Fé, onde se encontra desde 2015. Tem crescido o número de crianças que ali tem comparecido. Há 22 irmãos na comunhão, sendo que somente 9 são homens e apenas 4 cooperam nos trabalhos da igreja. Há 9 adultos e nove convertidos aguardando o batismo. 35 crianças comparecem às reuniões da igreja no domingo, sendo que a maioria vem acompanhada dos pais, mas algumas vêm sozinhas. São bastante assíduas. Pelo menos uma vez por mês, é feita uma visita para essas crianças em suas casas.



O irmão Marcos Campos, da Neo de Puerto Suarez, Bolívia falou sobre o trabalho naquela localidade. Disse que o local foi reformado. É a igreja mais antiga da cidade e que foi plantada pelo missionário Samuel Decker. Disse que, ao ver as necessidades do local, se ocupou de ajudar aqueles irmãos e, assim, se transferiu mais de ano como membro para aquela igreja. Disse que hoje ele e o irmão Guilherme estão à frente do trabalho. Um dia da semana é feita uma reunião nas casas. Enfatizou a necessidade de que os irmãos saiam dos limites do prédio da igreja. Não devemos dar lugar ao comodismo, pois o maligno está por perto, pronto para nos deixar sem fazer nada e que isso tem sido feito em Puerto Suarez, com sucesso. 



O pastor Ivon Pereira da Silva, da Neo Vila Rica, Várzea Grande contou a história de uma criança e falou do seu relacionamento com ela e do relacionamento de crianças com os pais, de um modo geral. A missionária Rosângela Lins Almeida, da UMNT, disse que o relacionamento com crianças e adolescentes é muito sério e, que, levadas pela depressão, muitas podem caminhar para o suicídio, mas Deus pode resolver, cabendo a nós saber ouvi-las, sabendo que sentem dores pelas coisas que estão acontecendo com elas e tentar ajudá-las. O número de pessoas com depressão aumenta dia a dia. Devemos nos dedicar à oração, porque ela nos fortalece. O pastor Odenil Miranda, da Neo Bosque da Saúde, Cuiabá destacou que a depressão é considerada o mal do século e devemos mesmo investir em oração, pedindo sabedoria para podermos tratar com essas situações. Devemos mostrar que Deus pode preencher o vazio provocado pela depressão. O irmão Antônio Torrezan, da Neo Vila Kellen disse que trabalhar com o depressivo é participar de uma operação de resgate e que eles enfrentam essa questão na congregação. Nós precisamos participar, mesmo que não estejamos totalmente prontos; devemos descobrir o que podemos usar nesses resgates e fazer. Não podemos nos furtar de fazer alguma coisa. O irmão Marcos Campos, da Neo de Puerto Suarez, Bolívia disse que todos nós somos bombeiros e temos a responsabilidade de cuidar dessas pessoas, sendo evidente que cada caso é um caso. E nós, como bombeiros, devemos nos preparar, nos qualificar através da leitura de livros sobre o assunto.



O irmão Izaias Resplandes de Sousa falou sobre o Acampamento Rio dos Crentes, dizendo que o mesmo recebeu significativas melhorias este ano e que, no momento, está com um pequeno deficit em caixa, motivo pelo qual serão feitas poucas melhorias a mais para o próximo retiro. Quando houver fluxo de caixa, as reformas e ampliações terão continuidade.



X - TEMA PARA O RETIRO DE POXORÉU: Em 2020, o tema do Retiro de Poxoréu será FAMÍLIA. 



XI - ENCERRAMENTO. E esses foram os temas que conduziram as reflexões dos líderes neotestamentários presentes em Poxoréu, MT, durante o XLV Encontro de Lideranças. Lendo uma passagem bíblica, o missionário Isaias Almeida agradeceu  todos pela participação, que foi encerrada com uma oração feita pelo missionário Ademar Soares de Lima.



Acampamento Rio dos Crentes,em Poxoréu, MT, aos 17 de novembro de 2019.

As fotos do Encontro podem ser visualizadas clicando aqui: https://photos.app.goo.gl/QBzWyM5fRCVxe4wR6.