quinta-feira, 2 de maio de 2019

A criação da luz, dos dias e das noites


A criação da luz, dos dias e das noites

Izaias Resplandes de Sousa


NO PRINCÍPIO CRIOU DEUS O CÉU E A TERRA. E A TERRA ERA SEM FORMA E VAZIA; E HAVIA TREVAS SOBRE A FACE DO ABISMO; E O ESPÍRITO DE DEUS SE MOVIA SOBRE A FACE DAS ÁGUAS. E DISSE DEUS: HAJA LUZ; E HOUVE LUZ. E VIU DEUS QUE ERA BOA A LUZ; E FEZ DEUS SEPARAÇÃO ENTRE A LUZ E AS TREVAS. E DEUS CHAMOU À LUZ DIA; E ÀS TREVAS CHAMOU NOITE. E FOI A TARDE E A MANHÃ, O DIA PRIMEIRO. Gênesis 1:1-5.
E LEVOU-ME EM ESPÍRITO A UM GRANDE E ALTO MONTE, E MOSTROU-ME A GRANDE CIDADE, A SANTA JERUSALÉM, QUE DE DEUS DESCIA DO CÉU. E TINHA A GLÓRIA DE DEUS; E A SUA LUZ ERA SEMELHANTE A UMA PEDRA PRECIOSÍSSIMA, COMO A PEDRA DE JASPE, COMO O CRISTAL RESPLANDECENTE. Apocalipse 21:10,11.
E ALI NÃO HAVERÁ MAIS NOITE, E NÃO NECESSITARÃO DE LÂMPADA NEM DE LUZ DO SOL, PORQUE O SENHOR DEUS OS ILUMINA; E REINARÃO PARA TODO O SEMPRE. Apocalipse 22:5.
Deus cria a luz e ela enche o universo. Não se trata da luz divina que iluminará os novos céus e a nova terra, mencionada em Apocalipse 21:11 e 22:5, posto que, se fosse a luz divina, então seria plena luz em qualquer parte do universo, independente do ponto de referência. Não haveria noite, escuridão, trevas, sombras. Seria sempre dia, como assim o será no novo céu e na nova terra.
A luz criada em Gênesis 1:3 segue as regras da Física, da Natureza, como todas as coisas criadas por Deus no plano físico e que, posteriormente, no decorrer da história humana, vêm sendo compreendidas pelos homens.
Segundo as regras físicas da criação, sempre há no mundo físico luz e trevas, luz e sombras, claridade e escuridão, dia e noite. Tudo depende do ponto de referência. As coisas físicas têm faces. Se uma face está voltada para a luz, na sua face oposta haverá sombra. Quanto maior for a intensidade da luz, menor será a sombra; quanto maior for a coisa criada diante da luz, maior será a sua sombra do lado oposto. E mesmo se houver luz iluminando os dois lados, se uma das fontes de luz for de maior intensidade que a outra, uma face será mais escura ou menos iluminada do que a outra.
Durante os nossos dias, quando temos a luz do sol sobre a face brasileira, temos na face japonesa apenas a luz do luar ou, às vezes, nem ela, conforme a fase da lua. E a luz do nosso dia é muito mais brilhante do que a luz da noite japonesa. E vice-versa. Não quer dizer que na noite não haja luz, mas apenas que não é tão brilhante como no dia.
Durante um eclipse lunar, em que a lua fica entre o sol e a terra, a escuridão na terra é bem pouca, porque a Lua é bem menor do que a Terra. Já nos eclipses solares em que a terra fica entre o Sol e a Lua cheia (por exemplo), a gente pode vislumbrar o quase desaparecimento da Lua sobre a sombra da Terra. E às vezes, temos a Lua e o Sol iluminando a mesma face da Terra. E aí, a luz da Lua não tem qualquer efeito, posto que desaparece diante da luz solar.
Por outro lado, também seria ilógico pensar que a luz criada em Gênesis 1:3 pudesse ser a luz divina. Se assim aceitássemos, estaríamos colocando Deus como um ser criado e não um ser eterno, posto que sua luz teria sido criada por Ele, ao invés de ser um de seus atributos eternos.
É de observar que, mesmo após a criação da luz, as trevas continuam existindo. A Palavra nos diz que FEZ DEUS SEPARAÇÃO ENTRE A LUZ E AS TREVAS após a criação da luz.
E então a luz foi criada no primeiro dia da criação. É claro que, indiretamente, toda a fonte da criação é divina, mas encontramos nas resumidas informações sobre a criação no Gênesis, alguns registros que apontam para a criação divina de forma direta e outros de forma indireta; ora, Deus cria diretamente, ora, Ele determina que sua criatura crie outras criaturas. Uma das mensagens mais fortes de Gênesis 1 é o “crescei e multiplicai”, o qual implica na criação criando criaturas para Deus, porque tudo pertence a Ele.
A luz criada no primeiro dia da criação divina já permite vislumbrar o dia e a noite em todo o universo. A parte mais iluminada do astro iluminado seria o dia e a parte mais escura seria a noite. Mas, ainda não tínhamos uma clara definição de quais os momentos em que em um lugar seria mais iluminado (dia) e em quais lugares seria mais escuro (noite), mesmo porque sempre haveria luz, ainda que fosse na noite mais escura.
A definição do ciclo da noite e do dia somente foi definida no quarto dia, quando Deus disse que houvesse os luzeiros para governar o dia e a noite. No caso do planeta Terra, para quem Moisés está fazendo o registro, entendemos que os dois luzeiros sejam o Sol e a Lua. Mas a mesma definição foi dada para todo o universo, o que significa compreender que o ciclo de duração de um dia e de uma noite vai depender do astro em que a pessoa estiver, assim como o ano e todas as demais unidades de medida do tempo. Um dia lunar não é o mesmo que um dia terrestre.
Um dia lunar equivale a 29,5 dias terrestres. Portanto, enquanto o ciclo do nosso dia dura 24 horas, o dia lunar teria 708 horas (de lua cheia a lua cheia). O dia iluminado e a noite escura lunares, considerados separadamente tem a duração de aproximadamente 354 horas, ou seja, próximo de 15 dias ou noites terrestres.
É de ver que há diferenças entre o ciclo de duração dia/noite em cada astro do universo. Na Terra, o ciclo de duração de nosso dia de sol a sol foi explicitado em Gênesis 1:14 e seguintes.
E DISSE DEUS: HAJA LUMINARES NA EXPANSÃO DOS CÉUS, PARA HAVER SEPARAÇÃO ENTRE O DIA E A NOITE; E SEJAM ELES PARA SINAIS E PARA TEMPOS DETERMINADOS E PARA DIAS E ANOS. E SEJAM PARA LUMINARES NA EXPANSÃO DOS CÉUS, PARA ILUMINAR A TERRA; E ASSIM FOI. E FEZ DEUS OS DOIS GRANDES LUMINARES: O LUMINAR MAIOR PARA GOVERNAR O DIA, E O LUMINAR MENOR PARA GOVERNAR A NOITE; E FEZ AS ESTRELAS. E DEUS OS PÔS NA EXPANSÃO DOS CÉUS PARA ILUMINAR A TERRA, E PARA GOVERNAR O DIA E A NOITE, E PARA FAZER SEPARAÇÃO ENTRE A LUZ E AS TREVAS; E VIU DEUS QUE ERA BOM. E FOI A TARDE E A MANHÃ, O DIA QUARTO. Gênesis 1:14-19.
O Gênesis traça um relato da criação do universo, de forma muito ampla e trata da criação e organização do planeta Terra, de forma mais específica.
Quando o texto bíblico diz que “NO PRINCÍPIO, CRIOU DEUS OS CÉUS E A TERRA”, ele se refere à criação do universo, o qual seria dividido entre céus (o espaço, a imensidão, o intocável, o vazio, o abismo)  e terra (a parte corpórea, visível e tocável). Toda a terra estaria nos céus, no espaço, no vazio…
Quando o texto bíblico diz que “A TERRA ERA SEM FORMA E VAZIA” ele tanto pode estar se referindo à terra do planeta Terra, como à terra de qualquer outro astro dos céus que jaziam na escuridão.
Quando a Bíblia diz que “HOUVE LUZ”, o texto se refere não apenas ao planeta Terra, mas que houve luz em todo o universo. O mesmo ocorre quando Deus cria o “DIA” e a “NOITE”. Esse Dia/Noite se refere ao Dia/Noite em qualquer parte do universo e eles não teriam o mesmo ciclo de duração em qualquer parte. No planeta Terra teria uma duração de 24 horas, na Lua teria 708 horas, em Vênus 5832 horas e assim sucessivamente em relação a todos os astros.
O dia de cada astro corresponde a uma volta completa do mesmo em torno de seu eixo, quando volta ao ponto de partida. Isso, evidentemente, varia conforme o tamanho do astro, à velocidade em que o mesmo realiza o seu movimento e ao ponto de referência tomado como ponto inicial do giro.
O ciclo do dia no planeta Terra foi definido no quarto dia da criação, quando Deus estabeleceu na expansão dos céus o sol como ponto de referência. O dia terrestre corresponde a uma volta completa da Terra em torno de seu eixo diante do sol. É o nosso “de sol a sol”. Esse ciclo dura 24 horas.
Nos três primeiros dias da criação Deus operou no planeta Terra com o ciclo de duração aproximado de 24 horas, o qual, a partir do quarto dia, passou a ser marcado, regulado e governado pelo Sol. A medida mais aproximada do dia sideral terrestre é de 23h56m04,09s. Portanto, não há nenhum conflito entre o Dia/Noite de Gênesis 1:3 e o dia/noite de Gênesis 1:14.
A conclusão a que somos induzidos é que os dias da criação citados em Gênesis 1, na Bíblia, foram definidos pelo Criador como sendo correspondes ao movimento de rotação do astro (uma volta em torno de seu próprio eixo) e que a partir do quarto dia da criação seriam medidos a partir dos luminares criados por Deus na expansão dos céus (onde todos os astros estão). No caso específico da Terra, o ciclo de seus dias, desde que o Dia foi criado, correspondeu a aproximadamente 24 horas (que era o tempo de rotação da Terra em torno de seu eixo), mas que somente a partir do quarto dia, com a criação do Sol teve a sua medida explicitada.
A Bíblia é a Palavra de Deus, escrita por homens inspirados por Ele para a nossa educação. Ela não contém toda a Palavra de Deus, mas além de ser a Palavra de Deus ela também nos revela onde podemos aprender mais e mais sobre o nosso Pai,  Senhor e Deus. Ela é o nosso guia em direção à perfeição, ao crescimento e à ocupação e domínio de toda a terra.
Os nossos primeiros pais, Adão e Eva iniciaram o processo de desobediência ao Criador, que levou o homem à morte. Mas pela Bíblia, Deus nos revelou a Sua graça e o seu amor por nós. E iniciou o processo de obediência, que nos levou a Jesus, o Caminho para a nossa salvação e para a vida eterna. A Bíblia nos mostrou o Caminho pelo qual podemos obter a nossa justificação, redenção, santificação e, por fim a glorificação no reino dos céus.
PORQUE NÃO ME ENVERGONHO DO EVANGELHO DE CRISTO, POIS É O PODER DE DEUS PARA SALVAÇÃO DE TODO AQUELE QUE CRÊ; PRIMEIRO DO JUDEU, E TAMBÉM DO GREGO. PORQUE NELE SE DESCOBRE A JUSTIÇA DE DEUS DE FÉ EM FÉ, COMO ESTÁ ESCRITO: MAS O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ. PORQUE DO CÉU SE MANIFESTA A IRA DE DEUS SOBRE TODA A IMPIEDADE E INJUSTIÇA DOS HOMENS, QUE DETÊM A VERDADE EM INJUSTIÇA. PORQUANTO O QUE DE DEUS SE PODE CONHECER NELES SE MANIFESTA, PORQUE DEUS LHO MANIFESTOU. PORQUE AS SUAS COISAS INVISÍVEIS, DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO, TANTO O SEU ETERNO PODER, COMO A SUA DIVINDADE, SE ENTENDEM, E CLARAMENTE SE VÊEM PELAS COISAS QUE ESTÃO CRIADAS, PARA QUE ELES FIQUEM INESCUSÁVEIS; PORQUANTO, TENDO CONHECIDO A DEUS, NÃO O GLORIFICARAM COMO DEUS, NEM LHE DERAM GRAÇAS, ANTES EM SEUS DISCURSOS SE DESVANECERAM, E O SEU CORAÇÃO INSENSATO SE OBSCURECEU. Romanos 1:16-21.
Há muitas revelações divinas que não estão na Bíblia, mas, segundo escreveu Paulo em Romanos 1:16-21, Deus manifestou aos homens e nas coisas que estão criadas, de forma clara e compreensível tudo o que dele se pode conhecer, tanto “as coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade”. Cabe a nós crescer, dia a dia, na visão, compreensão e assimilação desse conhecimento, transformando a nossa mente e aplicando-o na melhoria de nossa vida diária, que sempre foi a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para todos nós.
Deus nos abençoe!

Nenhum comentário: