quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Quem tem ouvidos ouça!


Maria José Santos
Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe", Pv. 1:8.

Nossas atitudes falam mais alto do que nossas palavras. Muitas vezes perdemos a comunicação com algo muito sério, muitas vezes, com a própria família, mas o que acontece quando por vezes, ficamos sem comunicação, e principalmente, o que podemos fazer para restaurá-la?

Não perca a comunicação com Deus!

Lendo a história de Caim, podemos perceber que antes dele perder a comunicação com seus pais, ele perdeu a comunicação com Deus,Gn. 4:1-12.

Caim tinha coração duro, guardava mágoa e amarguras, e não ouvia ninguém, nem o próprio Deus. 

Deus tentou se comunicar com ele, mas Caim não quis e até respondeu de modo grosseiro. (v 9). Deus deu a Caim, uma chance de corrigir o seu erro e fazer uma nova tentativa. Deus até mesmo o encorajou a fazer isso, mas Caim se recusou e o resto de sua vida é um exemplo assustador do que acontece com os que se recusam a admitir os erros.

Primeiro, ele perdeu a comunicação com Deus. Ele não aceitou a sua orientação. (v 6-7). Depois perdeu a comunicação com Abel, seu irmão. Ao invés de conversar, matou-o. (v 8). E por último, ele perdeu a comunicação com os seus pais. Teve que fugir para longe da família. (v 12)

Perder a comunicação com Deus é algo terrível! Perder o diálogo com os pais, também! A palavra de Deus ensina que devemos ouvir o conselho de nossos pais. Veja:... "Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei de tua mãe; Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo," Pv. 6:20-22.

Os jovens precisam ter o cuidado para não se fazerem de surdos para com os pais, rejeitando os seus conselhos quando necessários!

Perdeu a comunicação? Então restaure-a!

Na parábola do Filho pródigo, Lucas 15:11-23, podemos aprender o que Jesus ensinou sobre isso.

1. Reconheça quando estiver errado. 

O filho pródigo reconheceu que havia errado. "Caindo em si, ele disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!". (V 17).

2. Arrependa-se e faça o caminho de volta. 

Não basta reconhecer que está errado. Atitude é fundamental nessa hora. O filho pródigo decidiu: "Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti..." (V 18). Ele fez o caminho de volta para restaurar a comunicação com seu pai.

3. Valorize o seu diálogo com Deus e com a família. 

Converse com Deus, fale sobre os seus problemas, busque conselho na sua palavra, conte as suas alegrias, reparta com ele as coisas que acontecem na sua vida, não viva como se Deus não existisse. Faça o mesmo com seus pais, preocupe-se em perguntar como eles estão, como foi o trabalho, se precisam de alguma coisa.

Logo que o filho pródigo desculpou-se com seu pai, o pai o recebeu com uma grande festa, e eles se alegraram juntos. (v 23).

 

Nenhum comentário: