domingo, 6 de setembro de 2015

Retiro de Famílias 2015 - Ano XXXIII/2 - Estudos

A Igreja dos últimos dias
Peter Rees Jr, Vila Kellen, Campo Grande, MS

Rio dos Crentes. Poxoréu, MT. Retiro de Famílias 2015. Ano XXXIII/2. Primeiro estudo deste 06/09/2015. A responsabilidade coube ao Pr. Peter Rees Jr, da Igreja Neotestamentária da Vila Kellen, Campo Grande, MS.  O tema da reflexão foi “A Igreja dos últimos dias”.

No desenvolvimento do tema, o irmão destacou que nós estamos vivendo os dias finais da Igreja. E nesse sentido, é importante que saibamos o que a Palavra de Deus diz sobre o que acontece com a igreja nesse período histórico de sua existência.
Júlia, Milca e Neidy

A Palavra diz:
Lc 18:8 - Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?
Jean e Peter
O texto nos exorta para mantermos firmes na nossa fé, porque muitos nesses dias não estão dando a mínima importância para as questões dessa natureza. Não levam isso a sério. Políticos usam o nome de Deus em vão. A bancada evangélica de políticos não busca os interesses do reino de Deus, mas outros interesses que nada tem a ver com a igreja e sua missão na terra. E muitos desses homens tem se envolvido em corrupção, fazendo com que a fé se esfrie entre as gentes desse país.
Paulo Moraes, José Carlos, Jônatas e Érick

Jd 3 nos diz o seguinte: Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
Leonildo, Paulo Moraes e José Carlos

É de ver que existe uma guerra em curso e nós precisamos estar preparados para vencê-la. A igreja vive esses dias em que a fé tem sido abandonada. As igrejas confiam muito mais em “propósitos”, “métodos”, “hábitos” e “atividades de lazer” para atrair os pecadores, do que a fé verdadeira em Cristo.
Edivaldo com Ariely, Altamiro e Zulmira Luz

É nesse sentido a pergunta: Na vinda de Jesus haverá fé na terra? É de observar que, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hb 12:6.

Outra característica da igreja dos últimos tempos é o aumento das atividades pecaminosas. A Palavra diz: E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mt 24:12.
Rosana e Mariana

Esse texto está topologicamente situado no contexto da igreja dos últimos dias, onde muitos surgem pregando em nome de Jesus, mas o Senhor diz que não conhece essas pessoas.
Marly, Milca e Dulcineide

Quando eu digo que amo a Deus, o que Ele considera? São as palavras? É claro que não! O que o Senhor considera são as atitudes e não as simples palavras. Melhor é a obediência do que as simples e meras palavras.
Claudiobor, Camila, Dulcineide e Geovana,

Assim diz o texto sagrado:
Jo 15:15.  Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
Ana Paula e João Rita

O Senhor nos revela todas as coisas para que nós possamos realizá-las. O verso de Jo 15:10 diz assim: Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
Destarte, o que precisamos é apenas guardar os mandamentos do Senhor. Veja-se Jo 14:15 - Se me amais, guardai os meus mandamentos.
Quando o Senhor nos pede essa obediência, Ele o faz, porque Ele nos comprou com o seu sangue, porque nós pertencemos a Ele. Mas às vezes nós achamos que podemos fazer o que nós quisermos. E até certo ponto isso é verdade. Nós temos liberdade de fato, mas, o que o Senhor espera é que nós o obedeçamos, dentro de nossa opção de escolha.
Hoje em dia, as pessoas não querem falar de coisas ruins, de inferno e questões semelhantes.
Aquele que pratica os meus mandamentos... Esse é o que me ama. É assim a Palavra em Jo 14:21. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
A Igreja de Laodicéia é o tipo da igreja dos últimos dias. Assim diz a Palavra sobre essa igreja: E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ap 3:13-19
Irmãos de Santo Antônio do Leste

Veja-se que, nessa igreja, o Senhor Jesus está do lado de fora, da porta para fora. Isso se deu em decorrência de nossas atitudes. Pouco a pouco nós fomos deixando de obedecê-lo, fomos inovando com nossas próprias ideias e Jesus foi se afastando. Nós temos uma responsabilidade conosco e com os demais. Jesus precisa estar em nós e nós nele. É necessário que limpemos nossa casa das coisas inconvenientes que nos afastam de Deus. Muitas vezes somos chamados de igreja fria porque não oferecemos esses aspectos de interesse que essa igreja dos últimos dias oferece.
No entanto, queridos irmãos,  essa não é a única possibilidade de igreja para esses últimos dias. Há também a possibilidade de termos e sermos uma igreja fiel, cujo tipo é a igreja de Filadélfia.
Assim diz a Palavra: E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ap 3:7-13.
A igreja deve ser uma porta de entrada para o céu. A igreja de hoje não mostra a necessidade de transformação da vida. Há uma distorção da Palavra de Deus e as pessoas estão sendo encaminhadas para o inferno, ao invés de serem encaminhadas para o céu.
Devemos ser uma igreja que mostre o caminho para o pecador, que mostre a sua necessidade de conhecer ao Senhor Jesus Cristo, que é o único meio de se alcançar o céu. Nossos pioneiros fizeram isso. Saíram de seus países e vieram para o Brasil, para mostrar aos brasileiros essa necessidade. Mas eles já estão com Jesus. Agora é a nossa vez. Os tempos são outros, mas a mensagem é a mesma. Agora é a nossa vez de mostrar que Jesus é o Senhor e o Salvador e que deve ser obedecido e que devemos adequar nossas vidas àquilo que Ele determina em sua Palavra.
Jesus é o Caminho. Somente Ele. De forma que, quem tem Jesus deve guardar essa possessão. Guarda o que tem para que ninguém tome a sua coroa. Existem muitos que querem tirar o seu tesouro. Devemos tomar cuidado. Essas pessoas querem que nós sejamos como eles. Eles estão indo para o inferno, mas não querem ir sozinhos. Querem levar o máximo de pessoas possíveis. Querem nos levar também. Tomemos cuidado com elas.
A Palavra de Deus é bem clara e nos mostra de quem o Senhor se agrada e de quem Ele não se agrada. Os grandes ministérios nos julgam como pertencentes a uma igreja morna, uma igreja que não cresce, que não tem o Espírito Santo e algo assim. Mas não devemos ceder à tentação de querer ser como eles. Antes, queiramos ser uma Igreja de Jesus, simples, humilde e obediente ao seu Senhor.
Devemos tomar cuidado nesses dias. Um dos lugares mais perigosos desses últimos tempos é a livraria evangélica. E possível que haja alguma coisa boa, mas há muito lixo misturado, que de forma dissimulada podemos ir assimilando. Devemos tomar cuidado com esses materiais de “apoio”, que ao invés de ajudar, na verdade podem nos fazer desviar do caminho verdadeiro.
Há muitas pessoas na igreja de hoje, dizendo que está agindo em nome de Jesus, mas Ele diz a esses: não vos conheço.
Outro fator de cuidado é a música que está entrando na igreja. Normalmente ela vem entrando a partir dos jovens. Quantas músicas cantadas que contrariam os nossos princípios de fé! Devemos tomar cuidado! Às vezes, a letra até parece boa, mas quem escreveu? O escritor é uma pessoa que anda em obediência à Palavra de Deus? Devemos perguntar se esse escritor vive a letra de sua música. Há muitas músicas feitas por adoradores de demônios! Ela é o meio mais usado para atrair à juventude. Quantos irmãos estão seguindo por esses caminhos! Devemos tomar cuidado, queridos!

Também é necessário estarmos alertas em relação à mistura com grupos ecumênicos. Devemos tomar cuidado com isso. Essa mistura é prejudicial. Irmãos fiéis têm participado da Marcha para Jesus, caminhando lado a lado com pessoas de crenças totalmente adversas às nossas. Sejamos puros em nossas crenças!
Letícia, Suely e Márcio

E, por último, o teatro... Devemos também tomar muito cuidado com essa prática que vem sendo introduzida em nossas igrejas.
Não sejamos como a igreja de Laodicéia, com Cristo do lado de fora. Mas, imitemos a fé dos irmãos da igreja de Filadélfia, que luta e resiste contra as obras do maligno.


Essa foi uma síntese da reflexão que o Peter Rees Jr nos deixou nesse Retiro de Famílias. Agradecemos e pedimos as bênção de Deus para esse irmão e sua família.

Nenhum comentário: