sábado, 11 de julho de 2015

O direito a férias

FÉRIAS

Prof. Izaias Resplandes de Sousa

1. O direito de descanso do trabalhador.
Êxodo 20:9-11. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
Deus não ficou cansado. Deus não cansa. O seu descanso, nesse caso, é um descanso de exemplos para nós. Nós somos humanos e nos cansamos e nos fatigamos. Por isso precisamos descansar.
O descanso é para aquele que realizou o labor, aquele que trabalhou. Tem gente que passa a semana comercial parado e depois exige o seu direito de descanso.
Não tem o direito. O descanso semanal é para aquele que trabalhou os seis dias anteriores.
Também é assim na legislação trabalhista. O descanso semanal remunerado é para o trabalhador que não faltou nenhum dia de trabalho durante a semana.
É de lembrar que não se descansa no sábado ou no domingo, porque é o sábado ou domingo, mas porque se trabalhou durante seis dias seguidos. O descanso poderia ser em qualquer dia da semana. Deve-se descansar no sétimo dia, depois de ter trabalhado seis dias.
Marcos 2:23-27. E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas. E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito? Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?
E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
Todo aquele que trabalha tem necessidade de períodos de descanso para se recompor, para recuperar suas forças. É nesse sentido a razão de ser do descanso semanal e das férias anuais. Até mesmo a terra que produz ano após ano, necessita de um período de descanso para recuperar a sua fertilidade.
Levítico 25:2-5. Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando tiverdes entrado na terra, que eu vos dou, então a terra descansará um sábado ao Senhor. Seis anos semearás a tua terra, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás os seus frutos; Porém ao sétimo ano haverá sábado de descanso para a terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo nem podarás a tua vinha. O que nascer de si mesmo da tua sega, não colherás, e as uvas da tua separação não vindimarás; ano de descanso será para a terra.
E assim é necessidade de todo o que trabalha e de todo o que produz ter um período de descanso, seja o homem, seja o animal, seja a terra.

2. O obreiro do Senhor tem direito ao descanso?
O obreiro de Deus é um trabalhador como qualquer outro. Veja-se que o Senhor Jesus, ao se referir a eles, disse em Mateus 9:37-38: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara".
O apóstolo Paulo, em várias passagens , referindo-se às suas atividades como obreiro de Deus, coloca-se na condição de trabalhador.
1 Coríntios 15:10. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.
1 Tessalonicenses 2:9. Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.
1 Coríntios 9:6. Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?
Aquele que milita na obra do Senhor exerce um trabalho como qualquer outro trabalhador e também faz jus ao descanso semanal e a períodos de férias.
No entanto, nem sempre os obreiros descansam. Quando se dedicam com exclusividade à obra, normalmente trabalham ativamente nos sábados, domingos e feriados, porque são nesses dias que eles conseguem se encontrar com as pessoas.
Assim, durante a semana, os obreiros de tempo integral tem a oportunidade de tirar um dia para o seu descanso. Muitos descansam nas segundas-feiras.
Mas o que acontece com aqueles obreiros que não fazem a obra espiritual com exclusividade? Me refiro àqueles que trabalham durante a semana toda nos seus empregos e que, muitas vezes, passam os dias de descanso trabalhando na obra.
Esses irmãos não tem períodos de descanso? E isso não está certo e não faz bem. Há uma passagem na Bíblia que registra a providência de Jesus a respeito desses obreiros.
Marcos 6:30-32. E os apóstolos ajuntaram-se a Jesus, e contaram-lhe tudo, tanto o que tinham feito como o que tinham ensinado. E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer. E foram sós num barco para um lugar deserto.
Essa foi uma providência radical. Jesus separou os seus discípulos e os tirou do meio da multidão, porque eles estavam cansados, não estavam nem comendo direito. E isso, meus queridos, acontece com muitos de nós.
1 Timóteo 5:18. Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.

E o obreiro também é digno de descansar após cada jornada de trabalho. Trabalhou durante o dia, suas oito horas de serviço, tem direito a um intervalo interjornada antes de começar de novo.
PARECE ESTRANHO a gente pedir férias na igreja, pedir um tempo para descansar, mas ISSO É PERFEITAMENTE NORMAL.
Ninguém é de ferro. Nós temos que trabalhar, sim! E bastante! Mas também necessitamos descansar um pouco de nossas atividades.
Nós achamos normal todo trabalhador se aposentar depois de vários anos de trabalho, mas nem sempre pensamos a mesma coisa em relação aos nossos obreiros.
3. Conclusão.
Todos os trabalhadores, sejam os seculares, sejam aqueles que militam na obra do Senhor tem direito e necessidade de descanso semanal, férias e aposentadoria.

Que Deus nos abençoe!

2 comentários:

Zigomar disse...

De acordo! Muito bem colocado!

Tendo umas férias aí, lembre-se de uma visitinha a sua família aqui em Foz do Iguaçu!
Abraço meu irmão!

Ivon Pereira da Silva disse...

Nunca pensei neste assunto, lendo o seu artigo devo refletir com mais cuidado sobre este tema. Em todas as áreas precisamos de descanso e o trabalho na igreja não é diferente. Parabéns pela reflexão.