sábado, 2 de maio de 2015

Parabéns, vó Izaura.


No ano passado eu questionei que presente daria a uma pessoa de 90 anos. E concluí que seus 90 anos é que foram o verdadeiro presente. E hoje estamos aqui celebrando seus 91 anos. E justamente o salmo 91 cabe hoje como seu presente especial. Pois a senhora habita há quase 60 anos no esconderijo do Altíssimo. Mais uma vez digo que a senhora é a prova viva da fidelidade de Deus.

Vejo claramente como a senhora foi escolhida por Deus desde o ventre da sua mãe. Deus cuidou da sua vida desde a infância, livrando-a de algo pior naquele tombo de cavalo quando tinha só dez anos. Mesmo depois da morte prematura dos seus pais, da rigidez e falta de carinho dos seus padrinhos. E depois Deus lhe deu um esposo, vô Álvaro, e uma nova família. Por intermédio do seu cunhado Paulo, muitos conheceram a Cristo, e a senhora tomou a maior decisão de sua vida, aceitando-o como Salvador e Senhor, libertando-se do laço do passarinheiro do Espiritismo. Mas no plano terreno, a felicidade ainda parecia difícil. Depois de tanta instabilidade de um marido às vezes bom e muitas vezes problemático, Deus o fez firmar-se em seus caminhos, para tomá-lo muito jovem para si.


E a senhora aparentemente ficou só.
Mas Deus é fiel, e não se esquece dos seus escolhidos. Havia um homem também só, solteiro e fiel. Ele não tinha o charme do vô Álvaro, mas tinha algo que o diferenciava e eram suas melhores qualidades: tinha mansidão e humildade próprias de Cristo. E assim o Senhor lhe concedeu um lar de paz com o vô Xexé. Foi uma vida simples, sem luxos. Muitas vezes com dificuldades. E aí vocês ganharam um presente de Deus: eu. Um filho que vocês não geraram, mas que criaram com amor e zelo. E no qual o sobrenome do vô Xexé criou uma nova geração, agora também nos meus filhos.

E Deus se manteve fiel mesmo, que em alguns momentos parecesse tê-la esquecido: nas duras despedidas do vô, do Tio Nando, do Tio Dedé, e isso sem falar na pior delas, anterior a todas, a do tio Robertinho, com apenas 5 anos de idade, nas águas traiçoeiras do rio Paraguai, em Cáceres. Nessas horas, Deus fala por seu intermédio, pelo seu testemunho, como falou com Habacuque: Ainda que tanta adversidade tenha se abatido em sua vida, a senhora se alegra no Senhor. E a senhora viveu as palavras do profeta: O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos.”

Por isso, nos seus 91 anos mais uma vez digo, como disse nos 90: não há mágoas da vida, nem de Deus. Não há tristezas. Há sim gratidão, satisfação pelo amor de Deus em Cristo, revelado a gerações desta família e de irmãos em Cristo.

Ao olhar para a senhora, cada um de nós pode ver um pouco os amados que, em esperança, estão juntos na glória. A senhora nos faz lembrar dos Tios Paulo, Rui, Rubens, Tios Nando, Dedé, Edson, Leda, Dona Chaguinha, Nini, Estela, entre outros. E o principal não é a lembrança física, esta que vai se esvaindo e se amortecendo com a passagem do tempo. O mais importante é o exemplo, o caminho de fé e amor a ser seguido. Nós mesmos desta geração podemos nos tornar exemplos. 

E nesta noite, nos congratulamos por comemorar seus 91 anos. Desejosos de, se Deus nos permitir, chegar um dia a ter a grandeza de homens e mulheres como a senhora, os quais, independentemente da quantidade de anos vividos nesta terra, seja apenas 5, 32, 46, 54 70, 80 ou 90 anos, puderam deixar aos que ficam a certeza de que Deus é fiel. Que a fé, a esperança e o amor em Cristo são os maiores presentes que alguém pode receber.

Ao final, concluo que a senhora é o presente que recebemos de Deus, para fortalecer nossa fé, longanimidade e certeza de que os que esperam no SENHOR renovam suas forças. Voam alto como águias; correm e não se fatigam, caminham e não se cansam. Obrigado Vozuca por seu exemplo, suas orações, sua dignidade, sua humildade.


Obrigado por representar hoje uma geração de adoradores que, se não estão mais fisicamente entre nós, se fazem lembrar em seu sorriso, suas rugas e cabelos brancos.
Por fim, obrigado Senhor Deus mais uma vez por sua fidelidade expressa no semblante sereno de sua serva amada Izaura. Obrigado meu Deus. 
Obrigado Jesus.- Guto (Prof. Augusto)

Nenhum comentário: