sábado, 6 de setembro de 2014

PRESSA X PACIÊNCIA

A FALTA DE PACIÊNCIA LEVA A DESOBEDIÊNCIA

O rei Saul foi impaciente julgando que o profeta, juiz e sacerdote Samuel estava demorando naquilo que havia prometido. 
Era para esperar apenas sete dias, que era o prazo dado por Samuel. 1 Sm. 10:1-8. Porém, no sétimo dia, antes de terminar o dia, Saul se apavorou e foi ele mesmo oferecer o holocausto; o que não era permitido por Deus em hipótese nenhuma porque Saul seria rei, mas não era sacerdote.  Impaciente, Saul, olhando para as circunstâncias, sem avaliar os resultados, passou por cima das ordens de Samuel não deu ouvido para a Lei de Deus, e ofereceu ele mesmo o holocausto.
 Mal acabara de oferecer, eis que chega Samuel. Não tinha desculpas. Teve que ouvir de Samuel que ele, Saul, havia “procedido loucamente em não guardar o mandamento que o Senhor ordenou”.
 Por causa disto, dessa impaciência que o levou a ser chamado de néscio e desobediente ele perdeu também a oportunidade de continuar sendo o Rei de Israel.
No momento em que Saul foi ungido por Samuel, foi-lhe também relatado tudo o que teria que fazer, passo a passo; “Que ele encontraria dois homens no sepulcro de Raquel, no território de Benjamim, para dar o recado a ele de que já se haviam encontrado as jumentas que ele procurava”. De que ele encontraria “três homens levando três cabritos e três bolos de pão e vinho e de que eles dariam dois pães a Saul”. E de que ele, Saul, “encontraria um grupo de profetas em Gibeá-Eloim, tocando instrumentos e profetizando e que Saul profetizaria com eles”; tudo aconteceu de acordo com o que foi profetizado por Samuel! Por que então duvidar de que o profeta viria no prazo combinado? Isso é falta de confiança.
 Quem não confia, normalmente tende a entrar em desespero. Aliás, a palavra deses-pero é exatamente falta de esperança; e, falta de esperança é um dos fatores que leva à impaciência, a pressa, a irritação, ao afobamento. A pessoa começa a se sentir como se tivesse ociosa, como se não tivesse nenhuma ocupação a não ser aquela em que deveria estar se ocupando ao invés de esperar. aí age sem pensar e pode chegar a pecar contra Deus, apressando as coisas. Que Deus nos dê sabedoria para esperarmos Seu tempo em todas as coisas. 1 Sm. 13:8-14.

UM EXEMPLO DA PACIÊNCIA DE DAVI.

Ao contrário de Saul, Davi seu sucessor teve paciência em esperar o tempo certo para assumir o reino.
Davi também já havia sido escolhido rei por Deus, através de Samuel. 1 Sm. 16:1,12,13. Depois que o Espírito do senhor saiu de Saul ele procurava por todos os meios matar a Davi, principalmente depois que Davi matou o principal do Exército dos filisteus, Golias. 
Por várias vezes Davi fugiu de Saul para não ser morto, porém, ele tinha condição perfeita de matar a Saul, ao invés de ser morto por ele. Por duas vezes Davi teve oportunidade de matar a Saul e foi instigado por alguns de seus soldados a fazê-lo; Davi os conteve dizendo: “O Senhor me guarde de que eu faça tal cousa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é ungido do senhor”. 1 Sm. 24; 1-7

Em outra oportunidade Davi e seus homens chegou a tomar a lança de Saul e a vasilha de água que estava á sua cabeceira, enquanto ele dormia com seus homens; porém, com respeito á vida de Sal, Davi disse: “O Senhor me guarde de que eu estenda a mão contra o Seu ungido”1 Sm. 26:1-16. Davi foi paciente e só depois da morte de Saul foi que Davi assumiu o trono como Rei.
Grande abraço.
Zigo.

Nenhum comentário: