segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

PRESSA VERSUS PACIÊNCIA

Estarei publicando uma sequência de artigos para nossa meditação, dentro do tema  PRESSA VERSUS PACIÊNCIA. Espero no Senhor que sejam para edificação dos leitores deste blog. Procurarei não atrapalhar as postagens dos irmãos; por isto, postarei um a cada mês.  Espero que com isto, os leitores não percam a sequências.  

Grande abraço e que o Senhor abençoe a todos nós.

A pressa é um sintoma do cristão que age pela emoção e não com a razão. Pressa é contrária à esperança. A pessoa que vive apressada, não consegue ver as bênçãos decorridas de saber esperar em Deus. Aquele que quer que as coisas aconteçam ao seu tempo, é porque não tem paciência de aguardar o tempo de Deus. Querer rapidez nas coisas é querer dar uma mão para Deus naquilo que nós queremos. Em outras palavras, é como dizer que Deus não está sabendo fazer as coisas direito. Deus, porém, nunca faz as coisas na correria ou apressadamente. Fazer o que nós podemos sem esperar que Deus o faça dentro da Sua vontade é uma coisa, e querer fazer o que compete a Deus é outra bem diferente. Isso seria impaciência e o impaciente, normalmente toma decisões fora do tempo de Deus e colhe, portanto, o prejuízo de seu erro.
Precisamos pensar nas consequências das decisões tomadas com pressa. Hoje tudo parece ser feito às pressas.  A necessidade urgente de se chegar a um ponto ou lugar, ou atingir algum objetivo parece crucial, No entanto, a pressa é coisa do homem não de Deus.
Urgência, rapidez, velocidade, são as palavras mais usadas nas empresas de modo geral na era da internet. Infelizmente, juntamente com essa correria que se exige hoje, vieram também muitos outros problemas, como por exemplo, vários tipos de transtornos e doenças, por causa do desespero.  Desespero é desesperança. É um mal de quem não sabe esperar, e ele acaba gerando inúmeros transtornos à vida. A palavra paciência está cada vez mais sendo esquecida e as palavras, pressa, rapidez, aceleração, urgência, ganham espaço cada vez maior. Se ouve muito hoje as pessoas reclamarem que chamou a polícia e eles demoraram demais para atender a ocorrência. Chamou o SAMU os bombeiros, mas eles demoraram. Os atendimentos nos hospitais, nos postos de saúde, demoram demais, segundo a maioria das pessoas. Não seria a pressa que as pessoas têm do atendimento? Às vezes é questão de minutos ou horas, mas a pressa faz com que as pessoas queiram tudo agora. Diz um provérbio português que a “pressa é inimiga da perfeição”. Às vezes isso é verdade. A pressa é arquiinimiga da calma, tranquilidade e paciência. A pressa sempre nos leva a tomarmos decisões precipitadas e a precipitação é algo terrível em todas as áreas de nossas vidas. É importante pensar, refletir antes de tomarmos qualquer decisão.
Outra frase interessante é a seguinte: “A esperança é a última que morre”. Infelizmente, o desespero está tomando lugar da paciência, da esperança. Em outras palavras, a esperança está morrendo nas vidas das pessoas. Se ela “é a última que morre”, quantas coisas já morreram! Quase não se sabe esperar mais!
O povo de Deus deve sempre se lembrar da Bíblia Sagrada e das palavras: tempo, paciência, tranquilidade, esperança, longanimidade, paz. Paz é o inverso de inquietação, de perturbação, de ansiedade. O desesperado, nunca terá paz; está sempre com raiva, aflito e desalentado. Deus havia dito a Adão, depois da queda deste e de sua esposa, que a terra seria maldita pelo fato de ele ter atendido a voz da mulher; disse que ele teria fadiga para obter o sustento, que ele teria que lidar com cardos e abrolhos, mas não disse nada sobre pressa. Pressa é, portanto, um produto do ser humano.
Olhando para os primeiros capítulos da Bíblia já vemos Deus criando os Céus e a terra em seis dias, o que Ele poderia ter criado em um; e descansando no sétimo dia. Em Gn. 2:1,2 diz: “Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito”. Deus levou seis dias para deixar tudo pronto; completado, este é o significado de “acabado”.
Vemos a paciência de Deus formando o homem e a mulher, passo-a-passo. Com toda calma Deus moldou o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida para que ele se tornasse alma vivente. Vemos a paciência de Deus tratando com Adão e Eva depois de eles desobedecerem a Sua ordem! Deus dando nova oportunidade, nova chance para o ser humano, fazendo com ele nova aliança, a aliança Adâmica, na dispensação da consciência. Adão viveu novecentos e trinta anos. É ou não é muito tempo?
Quando o gênero humano se corrompeu, aliás, depois de muito tempo em que essa maldade se havia multiplicado isto nos faz também pensar no tempo e na paciência de Deus.  Deus fala do Seu plano futuro e pede para que ele, Noé, faça uma arca para que ele, sua família e muitos animais entrem; e levou pelo menos cento e vinte anos, contando desde a multiplicação da maldade do gênero humano até a construção da Arca. Deus é longânimo!  
Noé e sua família ficou na arca por cinco meses de trinta dias, Gn. 7:24 e 8:3. Em nenhum momento vemos Deus dizendo à Noé:   “Anda logo com isso Noé, temos urgência; eu tenho pressa, você está demorando... Não! Deus é paciente!

Depois que a Arca desceu sobre as montanhas do Ararate, cinco meses depois do dilúvio, ainda demorou três meses para que as águas baixassem. Gn. 8:5. E depois que as águas baixaram, ainda demorou quarenta dias para que Noé abrisse a janela da arca e soltasse um corvo que retornou. Sete dias depois ele soltou uma pomba que também retornou. Após mais sete dias Noé soltou a mesma pomba novamente, que retornou outra vez trazendo desta vez no bico uma folha de oliveira; porém, Noé ainda esperou mais sete dias para enviar a pomba de novo, que não retornou mais. Aí foi que Noé tirou a cobertura da arca e viu a terra totalmente enxuta. Deus, porém, só deu ordem para que Noé saísse da arca já descoberta, depois de mais vinte e sete dias, “No ano 601 no dia vinte e sete do primeiro mês”.  Gn. 8:3-14. Deus é o Senhor do tempo. 


2 comentários:

Ivon Pereira da Silva disse...

Amado irmão, este seu estudo é para mim uma grande e maravilhosa orientação na minha vida, sou muito avexado e isso me causa muitos transtornos e as vezes fico com dores de cabeça por não saber esperar, embora o tempo me tem ajudado a melhorar lidar com essa falha. Obrigado por suas orientações.

Zigomar disse...

Estimado irmão Ivon,
Esse é um mal de todos os seres humanos. A tecnologia tem exigido isto de nós. Alguns são mais apresados, como você disse Vexado, claro!
Fico feliz por ter lido e que Deus o ajude a lidar com a esta situação.

Forte abraço