quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O que você pode fazer para resolver seus problemas?

exemplo de Eliseu e uma viúva.

Eliseu era profeta a muito pouco tempo. Antes ele era um servidor de Elias. A Bíblia diz que ele era o servente, aquele que jogava água nas mãos do profeta Elias.
Elias, na sua fuga de Jezabel, com medo de morrer, foi encorajado por Deus, no caminho do deserto e chegou até ao Monte Horebe, teve ali um encontro com Deus e reclamou muito da situação. Estava cansado demais. Havia pedido pra Deus a morte e achava que era hora de parar porque estava se sentindo só. Então, ali mesmo Deus disse a ele para voltar, ungir Hazael como rei sobre a Síria, Jeú, como rei de Israel e Eliseu como profeta em seu lugar.
Antes disso Eliseu era um lavrador que lavrava a terra com arado e bois. Numa das vezes em que Eliseu estava no seu trabalho, passou o profeta Elias e lançou a sua capa sobre ele. De imediato, Eliseu, entendendo o que se passava, deixou o arado, os bois, correu atrás do profeta e disse-lhe: “Deixa-me beijar meu pai e minha mãe e então te seguirei”. O profeta Elias permitiu, mas aconselhou: “vai e volta, pois o que te fiz eu?” Depois de despedir de seus pais, “quebrou o aparelho dos bois, matou os bois que lhe pertenciam e cozeu as carnes, e as deu ao povo e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia”. 1 Rs. 19:19-21. Percebemos que Eliseu era um homem decidido, destemido, desprendido das coisas materiais,  de muita disposição e coragem, e muito persistente naquilo que queria. Na época em que o senhor estava para elevar Elias num redemoinho, ao céu, Elias partiu de Gilgal a Betel, cerca de 30 quilômetros, com Eliseu. Na verdade Elias havia dito que iria e pediu para que Eliseu o esperasse; mas ele disse: “Vive o senhor e vive a tua alma que não te deixarei”. Então outra vez o profeta Elias disse a Eliseu: “fica-te aqui que o Senhor me enviou a Jericó”. A cidade de Jericó ficava cerca de 40 quilômetros dali.  Eliseu outra vez respondeu: “Vive o Senhor e vive a tua alma, que não te deixarei”. Então foram os dois também para Jericó. Então Elias lhe disse. “Fica-te aqui que o Senhor me enviou ao Jordão”. Eliseu respondeu novamente: “Vive o Senhor e vive a tua alma, que não te deixarei”. E foram ambos ao Jordão, cerca de mais quinze quilômetros. Que determinação desse servo!Eliseu não era teimoso, era fiel e determinado.  Vendo tanta fidelidade e tanta determinação em Eliseu, Elias lhe disse que pedisse o que quisesse a ele, e ele lhe pediu que houvesse porção dobrada do espírito de Elias. Foi um pedido difícil de ser concedido, disse Elias; mas, se você me vir sendo tomado de ti, te será concedido o pedido, ao contrário, nada feito.
Mas, enquanto eles estavam caminhando, “Eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro e Elias subiu ao céu num redemoinho”. 1 Rs. 2:11. Nesse momento caiu a capa de Elias e Eliseu, mais que depressa a recolheu e a segurou com todo carinho e cuidado. Aliás, ele já havia presenciado Elias dobrando-a e lançando sobre o Jordão para passarem os dois a seco, quando o acompanhou para lá. O mesmo ele fez na sua volta, com a capa que agora era sua!
Será que, Eliseu teria conquistado a capa, a porção dobrada e a sucessão de Elias, e muita experiência já no início de sua vida como profeta, se não tivesse tanta determinação? Com certeza não! Ele fora escolhido por Deus para ser o sucessor de Elias, por ser o que era.
 Algum tempo depois, Eliseu é chamado por uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, viúva e que estava sendo cobrada pelos seus credores, que, vendo que ela não tinha como pagar, queriam levar seus dois filhos como escravos, na forma de pagamento. Aquela viúva não tinha como quitar as dívidas, porque a única coisa que ela tinha era uma botija de azeite. Ela clamou isso ao profeta Eliseu.  Então ele pediu para que ela fosse a todos os vizinhos e pedisse emprestadas muitas botijas.
Eliseu não pediu para Deus nenhuma botija e nem tampouco foi ele pedir emprestado aos vizinhos. Ele pediu para que a mulher que estava precisando, pedisse. E disse ainda: “Entra em tua casa, feche a porta sobre ti e seus filhos, e coloca o azeite em todas as vasilhas, e as que estiverem cheias vão pondo à parte”. 1 Rs. 4:4. A mulher, mais que depressa, “partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e seus filhos e eles iam entregando as botijas vasilhas e ela as enchiam, v 5.   O azeite só parou de render na botija que já estava cheia, depois que acabaram todas as vasilhas vazias.  Ela vendeu o azeite, pagou todas as dívidas e viveu do resto do dinheiro que sobrou, com seus filhos. Que interessante! A mulher teve que pedir emprestadas as vasilhas, os filhos ajudaram no enchimento das mesmas; provavelmente, ela e os filhos saíram vendendo o azeite, talvez usando um pouco como pagamento, enfim, cada um fazendo a sua parte.  O milagre, Deus fez, através do profeta Eliseu. O que você pode fazer para resolver seus problemas, mas ainda está esperando que Deus faça para você?

Grande abraço.


 

Um comentário:

Ivon Pereira da Silva disse...

Grande irmão! Que ensinos maravilhosos. Penas que muitos cristãos não tem o prazer em ler estudos como essa série que você nos tens ofertado. Continue escrevendo, mesmo que sejam poucos os seus leitores. Deus te abençoe.