domingo, 24 de abril de 2011

Brincando com Deus ou levando Ele a sério



Esse foi o tema desenvolvido pelo Missionário Paulo César Moraes (foto ao lado) durante o Retiro de Jovens em Poxoréu, MT, de 21 a 24 de abril de 2011. Os campistas acolheram com grande interesse a explanação, a qual foi feita em linguagem adequada ao nível dos ouvintes. Foi um excelente estudo e de grande aplicabilidade.
A Bíblia está repleta de princípios, os quais, se aplicados à nossa vida, certamente nos conduzirão ao sucesso e à realização plena. Dentre esses está o princípio da responsabilidade pessoal, individual. Segundo a Escritura, cada um dará conta de si mesmo diante de Deus (Rm 14:12). A pessoa, instruída pela Palavra de Deus tem a responsabilidade de colocá-la em prática na sua própria vida. Muitos querem ensinar os outros e dizer-lhes que devem fazer isso ou aquilo. Mas, o verdadeiro ensino tem início com a prática individual. Primeiro eu pratico, demonstro que o ensino é praticável. E aí recomendo aos demais. Veja-se o exemplo de Esdras: “Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do SENHOR e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos” (Ed 7:10).
A Palavra de Deus é uma pérola de grande valor. É mais preciosa do que o ouro, o diamante. Vale mais que tudo (Pv 3:15).
Aquele que faz pouco caso do que recebe é o porco. Acaba de ser limpo e volta a sujar-se no lamaçal, não dando valor ao banho. Não devemos receber a Palavra como porcos e seim, como pessoas famintas que se alimentam e se nutrem dela. Devemos acreditar no que Deus diz. Se Ele declara que será assim, então assim será. Foi dessa forma que aconteceu com Manoá. Sua esposa era estéril, não tinha filhos. Deus lhe prometeu um filho, mas requereu dela certos cuidados, porque o menino seria nazireu de Deus desde o ventre materno até o dia de sua morte, ou seja, dedicado a Deus, estando impedido de tomar vinho, bebida forte e de comer cousa imunda. E assim nasceu Sansão, um dos juizes de Deus para o povo hebreu.
Sansão, no entanto, foi um jovem brincalhão. Brincou com os dotes que Deus lhe deu. Envolveu-se com pessoas incovenientes; buscou esposa entre outras gentes; e acabou sendo morto. Ele tinha um potencial imenso. Era forte como ninguém e poderia ter bem conduzido o povo de Deus, mas não levou a sério a sua missão e a sua consagração. Segundo o apóstolo Paulo, não devemos nos enganar, pois Deus não se deixa escarnecer (Gl 6:7). Com Deus não se brinca. A alma que pecar, essa morrerá (Ez 18:4).
Outra ilustração apresentada pelo missionário Moraes foi a história de Saul, o primeiro rei de Israel. Embora sua escolha tenha sido uma rejeição ao governo de Deus e Samuel tenha feito objeções a isso, ele foi ungido pelo mandado de Deus. Era um jovem bonito, de grande potencial, mas não soube ser obediente à Palavra de Deus.
Desde os tempos em que Deus tirara os hebreus do Egito, havia uma pendenga divina em relação aos amalequitas. Por causa de sua covardia, atacando os mais fracos, os mais cansados, os que ficara para trás, Deus decidirá apagar a sua memória dentre os homens e disse que isso seria feito no tempo devido (Ex 17:8-16; Dt 25:17-19). E o tempo chegara.
Deus ddá uma ordem a Saul, o rei para que se vá contra os amalequitas e os destrua (1 Sm 15: 3, 7-9). E Saul vai, mas não cumpre a missão cabalmente. Trouxe o melhor do rebanho para oferecer sacrifícios a Deus e poupou a vida de Agague (que significa “chama”). E essa chama que ele deixou acesa foi a responsável pela sua morte. Saul morreu pelas mãos de um amalequita que poupara. Além disso, seus herdeiros perderam o trono de Israel por conta de sua desobediência. Através de Samuel, Deus disse a Saul: “Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros” (1 Sm 15:22). Se Deus manda, temos que cumprir e não achar alguma coisa. Ele sabe o que é melhor para nós. Se Saul não tivesse sido leviano e houvesse cumprido as ordens de Deus, não somente teria permanecido vivo, mas ainda teria salvo o seu trono, o qual, por sua desobediência, foi dado a Davi, seu próximo. Para reforçar o estudo foram lidas as seguintes passagens bíblicas: Pv 1:26-27; 1 Sm 15:20-21; 31:3-4; 2 Sm 1:5-16; Gl 5:24.
Por último analisou a história de Ananias e Safira (At 5:1-11). Esse casal tinha um grande potencial para liderar o povo de Deus, mas não levou a sério a sua Palavra. Mentiram sobre suas ações e morreram por conta disso. Para fundamentar a mensagem, foram lidos os seguintes textos: Gn 18:19; Hb 11:9-10; Gl 3:8-9; e e 2 Co 6:16-18.
Deus faz um pacto com os homens por meio de sua Palavra. Promete bênçãos sem medida. Basta tão somente que se leve a sério o que Ele diz, pondo em prática as suas recomendações.
Essa é a orientação do bom viver.

2 comentários:

Ivon Silva disse...

Jovens do Brasil, tu tens Homens preparados para te ajudar, contem com eles. Poxoreu neste periodo de feriado foi um expetáculo de ensino e exortação a favor da consolidação de uma vida dedicado a Deus.

Prof. Izaias Resplandes disse...

Aqui na retaguarda nós estamos de olho para que os amalequitas do Demo não peguem nossos jovens crentes pelas costas... Nós somos os velhos, os pais, os guarda-costas dos nossos valentes filhos. E se aparecer algum amalequita pela frente, vamos fazer que nem os missionários Elaine e o Zigomar, vamos raquetear. Avante... Temos uma grande batalha para vencer. Força!