quarta-feira, 2 de junho de 2010

Copia de um texto

Eu fui rever o blog Ponto Cego de Luiz Roberto e achei interessante os comentários do artigo que ele escreve sobre o dia das mães. Quem sabe você não tenha lido no Ponto Cego, eu resolvi copia o texto aqui e se quizer fazer o seu comentário fique a vontade...

Domingo, Maio 09, 2010
Dia das mães

Hoje é o dia das mães. Acho fácil falar sobre minha mãe. É uma santa. Perfeita. Ponto final. Simples assim.
Quero ver é falar bem de meu pai! O velho é infestado de defeitos: é chato, obeso, ansioso, apurado, distraído, formal, insuportável, inconveniente, péssimo piadista, brega, mandão, autoritário, pouco tolerante, descuidado com a aparência, relapso com datas importantes, faz muitas perguntas e é completamente desinteressado pelos afazeres de outros. Acho que essa é uma lista bem completa de seus defeitos. É uma lista exaustiva.
Pode até parecer uma queixa, mas não o é. Apenas consegui elencar esses defeitos de meu pai, pois os possuo todos. Tenho todos os defeitos de meu pai – e, claro, também agrego a eles os meus próprios, com a finalidade de dar um ar de autenticidade ao que, pretensiosamente, chamo de meu caráter.
É fácil ter os mesmos defeitos de meu pai. Quero ver é ter suas qualidades. Eu, que tenho todos os seus defeitos – e os tenho em porção dobrada –, não possuo nenhuma de suas qualidades. Ele sabe perdoar e esquecer, se dedica com esmero a coisas que estão acima de seu alcance, age sempre de boa-fé e nunca presume a má-fé dos outros, tem uma imensa consciência de seus deveres e obrigações, é pontual, esforçado, se dedica a missões impossíveis por aquilo em que acredita, dá o sangue e o tempo e o vigor (assim como deu sua juventude) a suas convicções, é decidido, conseguiu ser exatamente o que queria ser, é feliz, vive no presente, sabe ser amigo dos necessitados, tem uma sensibilidade aguçada, desconhece o ressentimento e a ira, presta atenção às coisas, é detalhista, meticuloso, é, acima de tudo, bom, altruísta, honesto, íntegro, reto, guiado por uma moral rígida, nunca deixou de pagar uma dívida, ou de cumprir uma obrigação, é incapaz de tentar tirar vantagem de qualquer situação que possa prejudicar a outrem. Desapegado das coisas materiais, sempre que juntava dinheiro suficiente para trocar de carro, conversava com minha mãe e acabavam decidindo colocar os filhos em uma escola melhor, ou em dar este ou aquele curso a um de nós. Passou, assim, vinte anos com o mesmo veículo apenas para que pudéssemos ter a melhor educação que ele podia pagar.
É. Meu pai é mesmo cheio de defeitos! Postado por Luiz Roberto

Um comentário:

Prof. Izaias Resplandes disse...

Em relação a esse texto, escrevi uma apreciação que foi publicada em:
http://respland.blogspot.com/search?q=os+pais+do+Beto

Recomendo a leitura.