quarta-feira, 16 de julho de 2008

Igreja: a porta dos céus

Igreja Neotestamentária de Primavera do Leste, MT


Introdução. A Igreja é a responsável pelos fundamentos da ética e da moralidade social de nossos dias. Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer, em princípio segue os comandos estabelecidos por ela. A grande maioria das pessoas acredita que os ensinamentos da igreja são bons e devem ser respeitados e acatados por todos. E isso é muito forte. Ninguém tem dúvidas de que a Igreja prega e ensina a Palavra de Deus. E aquele que vai às suas reuniões, vai para ouvir e aprender aquilo que Deus diz em sua Palavra. Na presente reflexão, pretendemos fazer algumas considerações sobre a igreja e o seu significado para a humanidade à luz das Escrituras Sagradas.

1. A igreja: seu dono e sua edificação. A primeira verdade sobre essa instituição é que ela é de Jesus, pois Ele assim se referiu a ela em uma conversa que teve com seu discípulo Pedro (Mt 16:18). Na mesma ocasião, o Senhor disse que Ele próprio edificaria a sua igreja. Muitas vezes nós pensamos que a igreja é nossa e que nós somos os responsáveis pelo seu crescimento. A Palavra diz o contrário, embora nós, os discípulos, sejamos os instrumentos utilizados pelo Espírito Santo para concretizar a realização dessa obra. Todavia, não passamos de meios nas mãos do Senhor. É o Espírito Santo que vai convencer cada um a dar crédito na pregação que tornamos pública sob sua inspiração.

2. A igreja: o templo material e o templo espiritual. Quando se fala na igreja, o que todos imaginam é o prédio. Mas, embora o prédio também seja conhecido como igreja, o mais importante de se entender é que a igreja somos nós. Cada crente é como se fosse uma pedra viva da Igreja que Cristo está a edificar (Ef 2:19-22). Cada crente é por si só o templo onde habita o Espírito de Cristo (1 Co 3:16). Dessa forma, devemos ter uma grande responsabilidade com o nosso corpo, cuidando bem dele em virtude do que ele representa. Por outro lado, a Igreja também pode ser entendida como o local onde os fiéis em Cristo se reúnem. A Palavra “igreja” significa assembléia, reunião. Agora, se é uma igreja de Cristo, então ele precisa estar dentro dela, embora às vezes isso não aconteça (Ap 3:20). Jesus disse que onde houvesse dois ou três reunidos em seu nome, Ele estaria no meio deles (Mt 18:20).

3. A igreja: corpo de Cristo, forma de salvação (1 Co 6:15; 1 Co 12:27). Deus criou o homem, mas a criatura se rebelou contra o Criador e, por conta dessa rebeldia, houve a separação entre ambos. Diz a Escritura que as nossas “iniqüidades fazem separação entre nós e o nosso Deus” (Is 59:2). Jesus promoveu a Paz entre os homens e Deus. Ele nos trouxe a possibilidade de reconciliação com o Criador (2 Co 5:18-19). Ela é a porta da salvação. Sendo membro da igreja, somos membros do Corpo de Cristo. E estando em Cristo, nós seremos salvos, porque Deus nos recebe de novo em sua presença por meio de seu filho amado Jesus, conforme o plano de salvação que ele mesmo estabeleceu. Dessa forma, é de fundamental importância que cada pessoa que deseja a salvação também faça parte do corpo de nosso Senhor, ou seja, faça parte da Igreja.

Conclusão. Diante do exposto, espera-se que tenha ocorrido a compreensão do que seja a Igreja e da importância de se fazer parte dela para se obter a salvação de nossas almas. A salvação é somente por meio de Jesus, porque abaixo dos céus não existe outro nome pelo qual importa que nós sejamos salvos (At 4:12). E nesse sentido, cabe a cada ser humano a responsabilidade pessoal de receber a Jesus como seu Senhor e Salvador para fazer parte de seu corpo, a Igreja e, por fim, entrar na posse da vida eterna que Ele tem preparado para todos os seus. Que o Senhor abençoe a todos.

Nenhum comentário: