segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Exemplos de Perfeição

É fim e começo de ano. A tradição tem mostrado que esse é um momento de fazer um balanço do que fizemos e estabelecer as perspectivas para o futuro. Creio que esse é um bom comportamento, o qual nos faz caminhar de forma mais harmoniosa com a realidade, ajudando-nos a manter os pés no chão, a sermos mais gratos a Deus e a todos os que nos favoreceram. Talvez nos mostre também a necessidade de sermos, daqui para frente, um pouco mais generosos com os nossos semelhantes. É quase certo que, durante o ano findo, fomos inspirados por notáveis exemplos de vida e pode ser que também tenhamos servido de modelo para algumas pessoas. Esse é o ponto central de nossa reflexão.
Nós não somos perfeitos. Embora tenhamos sido criados perfeitos, muito bons (Gn 1: 31), o pecado nos corrompeu (Gn 6:11-12). Todavia, sabemos que um dia tudo voltará a ser perfeito. Inclusive nós, também seremos perfeitos. É claro que isso somente ocorrerá quando estivermos juntamente com o Senhor, nos céus (Jo 14:2-3).
Então surge a pergunta: o que devemos fazer até que esse dia chegue? Sentar e cruzar os braços? (Pv 6:6-11). Isolar do mundo? (Jo 17:6-16). Não! Nós devemos continuar nossa caminhada em prol da perfeição. A vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Pv 4:18). Devemos agir de tal maneira que o dia de hoje seja melhor do que foi o de ontem.
É de destacar que temos orientação para sermos firmes. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão (1 Co 15:58). Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos (1 Co 16:13). Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica (Fp 1:27). Todavia, ser firme não significa parar no tempo, estagnar, deixar de desenvolver e de crescer. Embora muitos achem que permanecer firme seja isso, é de ver que a orientação bíblica sobre o assunto vai além de visão míope.
O Senhor é a videira e nós somos os ramos Se estivermos firmes no Senhor, então produziremos muitos frutos (Jo 15:5). Não devemos nos iludir. Quem está parado, quem não der furtos, não está firme no Senhor. Pelo contrário, está cortado dele (Jo 5:2). As promessas do Senhor, inclusive a da salvação não são para pessoas paradas, negligentes, preguiçosas. As promessas devem ser conquistadas. Resultam de muito esforço. Não são vazias as palavras de Jesus quando diz que “o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele” (Mt 11:12). Sempre que lermos um texto devemos examiná-lo também à luz do seu contraditório. Nesse sentido, o reino dos céus não é para os que não se esforçam. A porta da salvação é “estreita e apertada [...]e são poucos os que acertam com ela” (Mt 7:14).
Nós somos potencialmente perfeitos. Isso quer dizer que temos condições de atingir esse alvo. Por isso devemos buscar o crescimento. É de destacar que Paulo, ao reconhecer sua imperfeição, diz que prossegue ao seu encontro (Fp 3:12-15). Além disso, coloca-se como um exemplo a ser seguido (Fp 3:17; 1 Tm 1:16). Essa é a vida espiritual, aonde uns vão seguindo os exemplos de vida dos demais. Destarte, temos o dever de sermos cada dia melhores, para que aqueles que vierem depois de nós, possam ser ainda mais e mais perfeitos. Isso é permanecer firme.
Olhemos para os nossos pais, para os nossos líderes, para os heróis da fé, olhemos para aqueles que valem a pena ser mirados e sigamos os seus exemplos de vida, que podem não ser perfeitos, porque ninguém é perfeito, mas que certamente visam a perfeição.
Busquemos colocar em prática aquilo que temos aprendido. É de destacar que não ensinamos teorias, mas a Palavra de Deus, a qual deve ser concretizada no dia-a-dia de nossas vidas, sob pena de se tornar inútil e sem sentido para nós. Que exemplos nossos filhos e as novas gerações terão para seguir se nós não praticamos aquilo que ensinamos e se simplesmente jogamos palavras da boca para fora? É evidente que não seremos exemplos e estaremos reprovados. É exemplo aquele que procura se aperfeiçoar e não simplesmente o que é perfeito. Só o Senhor é perfeito. Mas todos aqueles que são mais perfeitos do que nós, servem de exemplos para serem miradas e seguidos.
Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma (Hb 12:1-3).
Ao iniciar esse novo ano devemos erguer nossas cabeças. O número de salvo, o número de instruídos e de encaminhados ainda não é o ideal, mas certamente temos avançado. Isso deve nos animar para continuarmos a corrida até o dia em que o Senhor nos chamar. Foi para isso que viemos a esse mundo (Jo 16:33).
Vitória!

Nenhum comentário: