quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

UMA VEZ SALVO, SEMPRE SALVO!


Para complementar o estudo que postei sobre “O QUE SERIA PECADO PARA A MORTE?”, para que não fiquem dúvidas e para que não haja confusão, porque Deus não é de confusão e sim de paz. 1 Co. 14:33.  Sobre o que falei a respeito de segurança de salvação, baseado nas Sagradas Escrituras, gostaria de comentar sobre alguns textos mal interpretados e que, por isto, causam muitas dúvidas quando não lidos cuidadosamente; usando os princípios básicos da hermenêutica. Infelizmente, muitos ensinam coisas que não são, e, consequentemente, encontram dificuldades na interpretação, criando grandes confusões. Quando interpretamos errado, certamente é porque lemos errado, não obedecendo às pontuações, atropelamos vírgulas, não observamos o contexto etc. Por Exemplo: em 2 Pd. 2:20-22. O texto diz: “Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior do que o primeiro. Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado. Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: o cão voltou a seu próprio vômito; e a porca lavada voltou a volver-se no lamaçal”.
O texto não fala de crente! Não fala de salvo perdendo a salvação! Não fala de cristãos voltando atrás na decisão de SERVIR e SEGUIR ao Senhor! Mas fala de pessoas que conheceram o caminho da verdade e até banqueteiam entre os irmãos, mas que não são irmãos. O titulo já diz “FALSOS MESTRES”. São pessoas que chegaram a conhecer o caminho de Deus, mas escolheram suas práticas libertinas, v 2, e diz que muitos seguirão as suas práticas.  Não são PIEDOSOS, mas injustos, porque andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo. São atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores. São brutos irracionais e para eles já está reservada a destruição; receberão o salário da injustiça que praticam. São místicos que se regalam nas suas próprias mistificações, APESAR DE BANQUETEREM CONOSCO! No versículo 17 diz que eles são como fonte sem água, como névoas impelidas por temporal e para eles já está reservada a negridão das trevas. Esses falsos mestres, são aqueles que ouvirão de Deus as palavras de,“nunca vos conheci, apartai-vos de mim os que praticais a iniquidade”. Mt. 7:23. 
O texto fala de pessoas que “escaparam das contaminações do mundo”, mas completa dizendo: “mediante o conhecimento do Senhor e salvador Jesus Cristo”. No momento em que conhecemos ao Senhor Jesus Cristo, estamos encontrando um ESCAPE para sairmos do MUNDO, mas temos que querer sair.
O outro texto é o de  Hb. 6:4-6, que diz: “É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram do dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o a ignomínia”. 
Temos que levar em conta o seguinte: Nem tudo o que experimentamos aceitamos. Podemos experimentar, e até gostar de uma comida, por exemplo, mas pelo fato de estarmos SACIADOS com outra comida que comemos não querermos. Conhecer ao Senhor é uma coisa e aceitar, receber, esse Senhor como nosso Salvador é outra coisa muito diferente. Aí que está a questão. Arrependi mento é uma coisa e se dispor a buscar ao Senhor para uma conversão é outra coisa. O apóstolo Pedro diz em At. 3:19, “Arrependei-vos e convertei-vos, para que sejam cancelados os vossos pecados”.
Hebreus 6.4-8, não pode ser lido isolado dos versos 7 e 8. Que diz:Porque a terra que absorve a chuva que frequentemente, cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe bênção da parte de Deus; mas, se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada. Vemos aqui a harmonia com a parábola do semeador. Mt. 13.18-23, especialmente o v. 22. O trecho, em Hebreus, não está falando dos verdadeiramente salvos, mas dos que nasceram entre espinhos. Recebem a chuva, igual à que cai na terra fértil, ou seja, "provam o dom", no sentido de que são participantes das bênçãos, mas são sufocados pelos cuidados do mundo. Quantas pessoas experimentam do dom celestial, e se torna até participante dele sendo inclusive livre de espíritos demoníacos, mas que não se decidem por aceitar a Cristo! A maioria de nós crentes conhece pessoas assim.
Um bom exemplo é o texto de Mt. 12:43-45. O texto diz: “Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, encontra a casa vazia, varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo, outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a essa geração perversa”.  Ter sido livre de um espírito imundo não quer dizer aceitar ao Senhor como salvador de sua vida! Uma pessoa que tem um espírito imundo expulso de si está sendo PARTICIPANTE DAS COISAS ESPIRITUAIS; porém, não está ainda sendo salvo! Para ser salvo é preciso que ele CREIA, CONFESSE E ACEITE AO SENHOR.  Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa para a salvação... Rm. 10:9,10. É preciso INVOCAR o nome do Senhor, para ser salvo. E, uma vez salvo, sempre salvo. “Em verdade em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, SERÁ SALVO, NÃO ENTRA EM JUÍZO, MAS PASSOU DA MORTE PARA A VIDA”. Jo. 5:24. 
A expressão "vazia e ornamentada", indica que essa casa, essa vida, não tem o Espírito Santo ainda; do contrário não seria vazia e sim, estaria ocupada e cada vez mais cheia. Na passagem de 2 Pedro 2:20 a 22, está falando de pessoas, para as quais já está reservado o JUÍZO! Mas para o salvo não haverá juízo. “Por isso, quem crê no filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas SOBRE ELE PERMANECE A IRA de Deus”. Jo. 3:36.
Valorizemos a graça e a misericórdia de Deus sobre nós, porque pela Sua infinita misericórdia ele nos concedeu a graça de sermos salvos!
 Glória a Deus pela nossa salvação! 

Um comentário:

Prof. Izaias Resplandes disse...

Boa tarde, Zigo... Excelente reflexão. Essa é verdade que gera muita confusão. As pessoas não lêem os "SE"s dos textos. Se isso... Se aquilo... E fazem a apressada conclusão conforme os seus próprios interesses: estou salvo! Mas não há frutos dignos de arrependimento; não ha vida de serviço ao Senhor; não há amor pela obra... O que há é amor ao dinheiro, esperteza, ignorância, incapacidade para perdoar os outros (quer ser perdoado, mas não consegue perdoar... Não pode receber o perdão de Deus). Suas explicações são excelentes, mas temos que, da mesma maneira que distorcem o texto quando lêem, vão também distorcer sua interpretação. Que Deus não permita isso e que ajude aqueles que jazem no maligno por falta de conhecimento da verdade que liberta, a se libertarem de si mesmos, de seus próprios interesses (que contraria o amor de Jesus, o qual nunca foi por si mesmo)e etc e etc... Abraços, meu irmão.