domingo, 23 de dezembro de 2012

A diferença entre "Ler" e "Estudar"



Estudar a Bíblia é uma necessidade. Mas é preciso fazer isso de forma que se tenha benefícios e não apenas trabalho e sacrifício.
Jesus nos mandou examinar as Escrituras por conta da vida eterna, o que já seria mais do que suficiente, mas, além desse motivo personalíssimo, também devemos estudar para crescer no conhecimento, para nos qualificar melhor para a obra e para que não sejamos mais enganados pelos outros. Cf. Jo 5:39; 2 Pe 3:18; Hb 6:1; Ef 4:12-14.
O estudo da Bíblia começa pela sua leitura. De forma que o primeiro passo para quem deseja estudar a Bíblia é aprender a ler, no sentido mais imediato dessa palavra.
Quando a criança vai para a escola, a primeira coisa que ela aprende é a leitura. É assim também que deve ser com o crente recém convertido. Ele precisa aprender a ler a Bíblia. E se ainda tem dificuldades de fazer a leitura em si, então deve se exercitar primeiramente nessa tarefa.
É preciso decodificar cada sílaba, cada palavra e cada frase. As palavras devem ser pronunciadas corretamente. Todo crente deve se exercitar na prática da leitura.
Leia a Bíblia em voz alta, ouvindo o que você está lendo. Se tiver dúvidas sobre como se lê uma palavra, pergunte para alguém que saiba a leitura correta. E aí repita essa leitura muitas e muitas vezes, até estar lendo corretamente. Somente com a prática é que se pode aperfeiçoar.
Quando estivermos decodificando bem, então comecemos a compreender o que estivermos lendo. Aí estaremos deixando de apenas ler e começando a estudar.
Ler sem entender só serve para aperfeiçoar a decodificação. Não é estudo, mas simplesmente leitura. Cf. At 8:30-31. É preciso saber o que se está lendo, o que o texto está querendo dizer, para que não façamos confusão com a Palavra de Deus. Cf. 1 Co 14:33.
A leitura com compreensão é o estudo. Este exige um bom dicionário e uma enciclopédia bíblica. Leiamos o verso; busquemos no dicionário os significados de cada palavra para ver qual é o mais adequado ao texto. É preciso dizer que uma mesma palavra pode ter vários significados. Devemos encontrar qual é o significado adequado ao texto que estamos lendo. E mais uma coisa: não confiemos em nossas impressões e em nossos achismos. Vamos ao dicionário. E depois à enciclopédia. Normalmente, ela traz o significado bíblico da palavra, o que ajuda na compreensão. Mesmo que imaginemos saber qual é o significado da palavra, é necessário conferir para ver se é do jeito que nos estamos pensando. Sigamos o exemplo dos irmãos de Beréia. Cf. At 17:11.
A consulta ao dicionário e à enciclopédia amplia o vocabulário. Um crescimento no conhecimento vai implicar nessa ampliação. Quanto mais se lê de forma metódica, consultando os significados das palavras, mais se vai incorporando palavras novas ao seu vocabulário. E então tudo vai ficando mais fácil.
Timóteo começou a conhecer os significados das sagradas letras desde cedo com sua mãe Eunice e sua avó Lóide. Cf. 2 Tm 1:5; 3:15.  
Sigamos esse bom exemplo.

Um comentário:

Zigomar disse...

De acordo!
O estudo minucioso é necessário para entendermos o que estamos estudando. Em primeiro lugar, pedir a Deus consagração de corpo e mente para um bom estudo da Sua Palavra, pois elas são sagradas. É preciso tirar tempo para meditação e pedir entendimento de Deus que a todos dá deliberadamente. Tg. 1:5, e em Sl. 111:10 diz: O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre.
Grande abraço meu amado!